A partir dessa semana o gaúcho Andre Torelly entra para o time de colunistas do SUPCLUB.com.br.
Sua coluna “Ultra Paddle Run” abordará os benefícios do Stand up Paddle como complemento para outras atividades físicas, como triathlon, corrida e outros esportes de alta performance e endurance. Torelly irá mostrar “na prática” os efeitos e benefícios desse tipo de treinamento postando vídeos de seus treinamentos, acompanhados de seus textos.
Bem vindo ao time. Aloha!
Por Andre Torelly
Há oito meses resolvi cair de cabeça em esportes de alto desempenho, como triathlon e corrida. Já na minha primeira prova de Triathlon fiquei em 4º lugar (categoria 30-34), na 2º consegui o 1º lugar no Grande Prêmio de Triathlon de Rio Grande – RS (categoria 30-34), logo após, participei da meia maratona de Porto Alegre na categoria Rústica 5 km, considerada Sprint com excelentes corredores e fiquei em 4º lugar na Elite. Vários atletas, surpresos com os resultados fizeram a seguinte pergunta: “Como consegui atingir tão rápido e em tão pouco tempo um bom preparo físico para estas competições?” A resposta foi simples, Stand up Paddle.
Venho competindo há anos no Circuito Brasileiro de SUP, com atletas de alto nível, que só fizeram eu me dedicar cada vez mais em treinos fortes para alcançar bons resultados, e a boa forma física que adquiri é devido ao esporte, que trabalha todos os membros musculares, um esporte completo. Para um atleta que já pratica o SUP e pretende ir para outro esporte, ele com certeza alcançará um desempenho muito mais rápido que um praticante de qualquer outro esporte.
Juntando tudo isso, resolvi ir mais longe, como sou apaixonado por treinamento, e principalmente pela corrida e pelo SUP, resolvi mostrar meus treinamentos em forma de aventura. Comecei a desbravar picos nunca antes explorados pelo SUP ou pela corrida. Unindo os dois esportes, criei o projeto “Ultra Paddle Run”, que consiste em longas distâncias de remadas com transição para longas distâncias de corridas, em trilhas e morros. Este treinamento foi essencial para minha evolução como atleta e está contribuindo muito em minha preparação para o Ironman e para a Ultramaratona.
Minha primeira aventura foi uma travessia da cidade da Barra do Ribeiro até a Praia das Pombas, um total de 28 km em um ritmo forte de remadas, fazendo o trajeto em 3 horas e 23 minutos, que pode ser visualizado em meu garmin, conforme anexo.
Escolhi o destino devido à dificuldade da travessia no lago Guaíba, onde iniciei a remada sem a visualização do ponto de chegada, da direção oeste para direção leste, a única paisagem visível são morros no horizonte. A beleza é incrível, a mata nativa prevalece em todo o percurso.
A Barra do Ribeiro é uma pequena cidade com um pouco mais de 12 mil habitantes, a cerca de 60 km de Porto Alegre, já a Praia das Pombas faz parte da reserva de Itapuã, que é uma das últimas amostras de ambientes naturais de Porto Alegre.
Chegando a Praia das Pombas, fiz a transição para corrida em off road por um lugar totalmente cercado de mata, a ligação com a natureza é incrível, um total de 30 km de corrida, finalizando o treino em 58 km em 5 horas e 42 minutos.
Neste primeiro episódio, o agradecimento especial vai para o grupo de amigos composto por Anderson Paixão, Fábio Delamare, Lisandro Cantidio e Viviane Pestano, que acompanhou a travessia a bordo de um veleiro, levando a equipe de filmagem. No trajeto da corrida, agradeço ao Marcelo Correa, que deu total apoio e registrou os principais momentos.
Espero que todos curtam a idéia e acompanhem os episódios.
Aloha!
Torelly