Uma pessoa que inspira praia é Evandro Mesquita. Carioca, compositor, músico, roteirista, ator, tanta arte, um multiartista tem essa mescla do Rio urbano e “praiano”. De Blitz a Asdrubal e o Trombone. Dos filmes Menino do Rio, Gêmeas e Os Normais. Sua arte é típica daqui.
Surfista quando jovem, sempre bronzeado, contagiou o país com sua música, com o seu jeito tão carioca de ser. Diz que seu lifestyle é “trank trank”, que sua relação com a praia vital, o surf consequência, que agora é mais seletivo com horário, pessoas, local e tal… Sua relação com a praia durante a fase do Píer de 72 era “Salgada e com areia. A praia era uma trincheira de felicidade e descobertas numa época de censura e ditadura”.
Suas referências nos anos 70: Caetano, Gil, Chico, Mutantes, Novos Baianos e muitos outros. E Evandro também escreveu um livro! O Xis-tudo. É! O cara tem o dom da palavra! Cantor, escritor, blá, blá, blá, e a oralidade toda! O livro tem até desenho do Evandro que foi capa da Veja, ora vejam! Contos, letras, vou transcrever aqui um poema:
“Ave Marinha…
Cheia de graxa, limpai por nós, os pescadores
Protegei-nos dos coliformes fecais e dos óleos da Petrobrás.
Bendito é o surf que o vosso vento, seduz!
Senta, maninha, nas mãos de Deus e agora é hora dos nossos rios e canais.
Afastai-nos de tanta poluição, espíritos do bem, daqui e …
Do além!”.
Ele ainda ganhou o prêmio Shell em 2003 de autor e atuou em novelas como Top Model, Vamp e Bang – Bang. Já está confirmado como parte do elenco do seriado “A Grande Família” em 2013. Maior responsa escrever sobre o Evandro! Muitos trabalhos expressivos e marcantes.
Pra mim apertar a mão de Evandro Mesquita é uma imensa alegria, já que desde criança sou sua fã, cantando desde sempre suas músicas! A Blitz fez 30 anos e tive a alegria de assistir um de seus show comemorativos em julho deste ano no Miranda, que fica na beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro.
Casa cheia, um repertório cheio de sucessos que todo mundo cantava, no palco, além da banda subiram seus amigos e convidados: Paulinho Moska, George Israel, Pedro Cardoso e a cantora Silvia Manchete. Foi hilária a participação de Pedro Cardoso, com uma guitarra em mãos ele recitou o famoso trecho da Rádio Atividade para o caminhoneiro Arlindo Orlando. Depois do show vim a descobrir que o ator Pedro Cardoso na verdade não toca nenhum instrumento, ele estava apenas performando todo o tempo que ficou no palco! Foi muito divertido!
Ícone da cultura carioca, Evandro apresenta em outubro o disco “As aventuras da Blitz”, o disco de estréia, nos 30 anos do Circo Voador. Trabalhando num documentário e livro sobre a Blitz ele não pára, grava, canta e atua para a nossa alegria!