#De Pássaro do Paraíso a SOS Malibu, as ondas do surf vêm invadindo as telas do cinema e TV desde os anos 50. O esporte serve de tema e inspiração para renomados diretores como Francis Ford Copolla (Apocalypse Now) e John Millius (Big Wednesday), e ainda empresta talentos, como Gerry Lopes e o hexacampeão mundial Kelly Slater, para grandes produções cinematográficas e seriados de tevê de enorme sucesso e repercussão.
A cronologia do surf no cinema destaca que a primeira obra do gênero, Pássaro do Paraíso, foi rodada e exibida em 1951. Antes disso, porém, nomes de expressão dentro do que se convencionou chamar de Sétima Arte andaram pegando suas ondas.
Influenciado por ninguém menos do que o Pai de todos os surfistas, o havaiano Duke Kahanamoku, o ator e também nadador medalhista olímpico (ouro), Johnny Wessmuller, que ganhou fama no papel de Tarzan, foi um dos primeiros em Hollywood a dropar uma onda. Em contrapartida, Duke participou de um grande número de filmes, contracenando até mesmo com Marlon Brandon e Elvis Presley.
Tal pai, tal filho. Enquanto Wessmuller foi o mais famoso dos atores que viveram Tarzan no cinemam Johnny Sheffield, que protagonizou Boy on Tarzan, também correu ondas.
Outros atores, como Doug McClure, William Billy Katt, Joe Cali e Gary Busey, podem ser chamados de surfistas, da mesma forma que o big rider havaiano Gerry Lopez e o hexacampeão mundial de surf Kelly Slater podem ser chamado de atores.
#Billy Katt, Cali e Busey atuaram em um clássicos dos filmes hollywodianos que tiveram o surf como pano de fundo: Big Wednesday, uma fita de John Millius, que fala da juventude de três amigos, unidos pelo surf e separados pela Guerra do Vietña.
Polinésia e Malibu – As praias havaianas, principalmente Sunset Beach, e ainda Malibu, na Costa Oeste americana, serviram de cenários para uma infinidade de filmes de longa metragem e séries de tevê, nos anos 50 e 60.
Os da antiga devem lembrar-se de Gidget, estrelado por Sandra Dee (no papel de Gidget), James Darren e Phil Edwards. Esse filme, rodado em 1959, mostrou em Cinemascope, o balé dos pranchões, com Sandra Dee e James Darren tendo com dublês de corpo Fiane Kevlin, Mickey Munoz e Mickey Dora.
Já nos anos 60, o surf acabaria ganhando uma seqüência de filmes que ajudaria bastante no aumento de sua popularidade. Frankie Avalon e Anette Funicello estrelaram Beach Party (Festa na Praia), que se desdobraria em outros quatro filmes, também protagonizados pela dupla. Não cabe discutir a qualidade destes filmes do ponto de vista cinematográfico, mas não há como negar que eles foram de muita utilidade no processo de popularização do esporte.
Em um deste filmes, Muscle Beach Party, destaque para a participação especial do pai da Surf Music instrumental, Richard Monsour, o Dick Dale, que atuaria em outros da série, inclusive em Back to Beach (De volta à Praia), no qual ele trava um antológico “duelo de guitarras” com outro monstro da música instrumental, Steve Ray Vughan, executando o clássico Pipeline.
Ainda nos anos 60, Bruce Brown produz e dirige a obra prima dos filmes de surf, a versão original de Endless Summer, que mostra a trajetória de dois surfistas (Mike Hynson e Robert August) atrás das ondas, pelos mais diferentes picos do mundo, em busca do Verão sem Fim. Em 1994, Endless Summer ganharia uma nova versão, que mostra toda a evolução do surf no mundo neste período de 30 anos, entre os dois filmes, os dois personagens são vividos por Pat O’Connell e Wingnut.
De mãos dadas – Surf e cinema vêm andando de mãos dadas há muito tempo. Doug McClure, que trabalhou na série O Homem de Virgínia, exibida no Brasil nos anos 60; Gregory Harisson e Don Troud, atores de uma infinidade de seriados de Tevê, principalmente policiais; Douglas Fairbanks, Robert Conrad, que viveu James West, um agente secreto em pleno Velho Oeste, e muitos outros atores de Hollywood, sempre que podiam ou podem, trocam as loucuras do set pela maravilhosa sensação de correr as ondas.
Na tela grande ou mesmo na telinha, como em SOS Malibu, seriado no qual Kelly Slater andou atuando, o binômio cinema-surf funciona como uma máquina perfeitamente ajustada.
Em Caçadores de Emoções, no qual atiam Patrick Swayze e Keanu Reeves, o surf serve como pano de fundo para o desenrolar da trama. Mocinho e bandido se envolvem de tal maneira que a simbiose se completa. O encontro com a grande onda, nos instantes finais do filme, pode ser traduzido como o objetivo único de todo surfista, que depende basicamente da adrenalina para seguir em frente, sentindo-se cada vez mais vivo.
Aquele que pega ondas não deixa de ser um Caçador de Emoções, sempre a procura de um lance cada vez mais alucinante.
E mais recentemente, outros dois filmes mostram o quanto o surf pode representar de positivo dentro da indústria cinematográfica. Os norte-americanos vieram com Nas mãos de Deus, enquanto os ingleses apresentaram na Crista da Onda, dois filmes que mostram bem – e com cenas incríveis – muito do que pensa e vive o surfista.
Estrela do mar e das telas – Estrela do surf e do cinema. Assim pode ser definido um dos mais notáveis big riders de todos os tempos, o havaiano Gerry Lopez.
#Além de ter influenciado gerações de surfistas, desde os anos 70, Lopez viveu no cinema grandes personagens. Depois de protagonizar a si mesmo em Big Wednesday, ele atuou ao lado de Arnold Schwarzenegger, em Conan, o Bárbaro. Lopez fez Subotai, o guerreiro que acompanha Conan em suas loucas aventuras.
Nas telas, o havaiano se mostrou tão natural como se estivesse dropando uma onda em Pipeline ou G-Land. Naquela época, Lopez estava com 34 anos (hoje, tem 51) e estava no auge da forma – se bem que em filmes mais recentes ele mostrou o mesmo vigor de sempre.
No cinema, Lopez ainda trabalhou em outros filmes, que a tevê não se cansa de mostrar, como North Shore (Surf no Havaí), no qual ele faz o papel de um líder dos Hui, sendo ainda o tio da bela havaiana que se apaixona pelo haole vindo do Arizona para aprimorar sua técnica de surfar.
Essência captada – Amante do surf por excelência, o roteirista e diretor de cinema John Millius talvez seja a pessoa que mais importância deu ao esporte, contribuindo de maneira significativa para que o surfista fosse encarado como um segmento importante dentro da sociedade.
Em Big Wednesday, Millius retrata toda a essência do surf, mostrando os anos dourados de Malibu como meca do surf. O filme mostra a trajetória de três durfistas que se reencontram no mar, em um dia de enormes ondas, depois de terem superado os mais diferentes obstáculos, como o alcoolismo, a Guerra do Vietnã e os desencontros da vida.
Os atores William Katt, Jan Michael Vincent e Gary Busey, surfistas também, atuam no filme de Millius, que rodado em 1978, desponta até hoje como um marco na história da cinematografia do surf. Big Wednesday é ainda um fenômeno de vendas de vídeo, com ais de um milhão de cópias comercializadas somente nos Estados Unidos. É um dos mais vendidos dentro do catálogo da Warner Bros.
Mas a força de Millius ao surf não para por aí. Em 1979, Francis Ford Coppola dirige sua maior obra, Apocalypse Now. O roteiro é de Millius que insere uma seqüência antológica, na qual um coronel do exercito americano, vivido por Robert Duvall, fanático por surf, cria o clima necessário para que um de sus subordinados corra as ondas de um beach break vietnamita, em plena ação de combate.