Burle e Gordo

Uma dupla da pesada

Carlos Burle

Carlos Burle. Foto: K. Kolesky / Red Bull Content Pool.
Felipe Cesarano, Pipeline, North Shore de Oahu, Hawaii. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.

O pernambucano Carlos Burle e o carioca Felipe Cesarano marcam presença no Red Bull Mito, campeonato de ondas grandes que acontece no potente “Canhão” da praia do Norte, Nazaré, Portugal.

Com janela de espera até o dia 30 de novembro, o evento tem como objetivo colocar o país europeu de vez no mapa das grandes competições internacionais da modalidade.

A dupla é a única brasileira no evento que ainda reúne grandes nomes do tow-in mundial como o irlandês Al Mennie, o britânico Andrew Cotton, os aussies Ross Clarke-Jones e Tom Carroll e o chileno Ramon Navarro.

Carlos Burle e Felipe Cesarano concederam entrevista à asessoria do evento e revelaram a ansiedade em surfar pela primeira vez nas ondas de Nazaré.

O que sabem da onda da praia do Norte?

Carlos Burle Já estive em Portugal, mas nunca em Nazaré. Sei que a onda se tornou um mito entre os surfistas de ondas grandes, ouvi falar que é muito perigoso!

Felipe Cesarano Eu nunca estive em Portugal, mas ainda antes do Garrett colocar esta onda no mapa das ondas grandes eu já tinha visto uns vídeos de campeonatos de bodyboard nessa praia. Achei a onda muito boa.

Esta onda pode entrar para o hall da fama do big surf mundial?

Carlos Burle Acho que sim, principalmente depois do feito do Garrett. Não vejo a hora de experimentar o potencial de Nazaré!

Felipe Cesarano Eu acho que isso já está acontecendo, desde que o Garrett conseguiu o recorde de surfar a maior onda do planeta lá.

Como se chega ao topo no surf de ondas gigantes?

Carlos Burle O ingrediente principal é gostar de verdade destas ondas. O resto fica por conta de muito treino físico e mental. 

Felipe Cesarano Acima de tudo com a disposição e o treino certos. Nessas condições a vontade e a cabeça são tudo! 

Gostam de competir em equipe?

Carlos Burle Gosto muito de participar em competições em equipe porque exige mais estratégia da dupla e divide a responsabilidade. Vai ser uma óptima oportunidade para mim e para o Gordo! 

Felipe Cesarano Acho muito interessante. O tow-in faz com que aquele individualismo do surf acabe e não nos preocupamos só connosco. A vida do nosso parceiro está nas nossas mãos. 

Quais são as expectativas para a competição?

Carlos Burle Tenho grandes expectativas pois sei que vou participar numa grande competição e surfar uma onda bem irada!  

Felipe Cesarano São as melhores, além de poder surfar uma onda que tanto desejo, tenho a honra de participar num campeonato organizado pela Red Bull.  

Que tipo de prancha vão usar?

Carlos Burle Segredo! 

Felipe Cesarano Deixo essa questão nas mãos do Carlos, que tem mais experiência do que eu.

Pensam nos riscos ou simplesmente vão em frente?

Carlos Burle Faço as duas coisas porque gosto muito de encarar o risco!   

Felipe Cesarano
Se pensar muito nisso não saio da praia (risos). Procuro sobretudo me focar em todos os mínimos detalhes.

Sendo um dos mais jovens em prova, qual é a sensação de estar ao lado dos melhores do mundo?

Felipe Cesarano
É uma sensação incrível! Nunca na minha vida pensei poder competir contra o Tom Carroll ou o Ross Clarke. Acho que há uma diferença de umas quatro gerações entre nós! Isso além do privilégio de fazer dupla com o Carlos Burle, vai ser demais!

Exit mobile version