A ação da campanha Mangue Faz a Diferença acontece neste domingo e pretende mobilizar moradores e turistas de Santos (SP) sobre a importância dos manguezais.
Prevista para o dia 12 de fevereiro, a ação foi adiada devido ao mau tempo. A iniciativa tem coordenação nacional da Fundação SOS Mata Atlântica e o apoio da Rádio Eldorado. A coordenação regional é da ONG Ecosurfi.
A partir das 9 horas acontece na Baía de Santos a ação Remando por um Mundo Melhor. Surfistas profissionais e amadores, voluntários e colaboradores participam da ação, que terá concentração e largada em frente ao Aquário Municipal e seguirá a orla da cidade pelo mar.
Durante a remada, os participantes carregarão faixas e banners, com mensagens contra as alterações do Código Florestal e em favor dos mangues. Para quem não quiser ir pela água, uma equipe conduzirá os manifestantes pela areia.
Depois do ato público, os manifestantes se reúnem em frente ao Aquário Municipal para uma confraternização, onde haverá música ao vivo e um sorteio de um bloco de Stand Up Paddle e de um remo em fibra de carbono para os participantes, oferecidos pela fábrica de pranchas New Advance, além de kits da ONG Ecosurfi.
Além de Santos, a campanha acontece em diversas regiões do país, com manifestações em outros doze Estados (CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, RJ, SC, PR e RS), além de ações em Brasília (DF).
Como parte da campanha também está sendo lançado o Manifesto A Favor da Conservação dos Manguezais Brasileiros. Segundo o texto do documento, além dos sérios problemas que já vêm sendo denunciados – como a anistia e da redução da proteção em áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente –, o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados e o substitutivo do Senado atingem também diretamente os ecossistemas costeiros e estuarinos, notadamente os manguezais brasileiros, em toda zona costeira do país.
O documento lista os principais problemas trazidos para esses ecossistemas e pede providências às autoridades. O manifesto pode ser acessado no site Mangue Faz a Diferença.
A ação tem o apoio do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, uma coalizão formada por 163 organizações da sociedade civil brasileira, responsável pelo movimento “Floresta Faz a Diferença”.
Internautas também podem acompanhar a mobilização pela fan page da campanha no Facebook e manifestar seu apoio via Twitter com a hashtag #manguefazadiferenca.