Palanque Móvel

Unidos pelo North Shore

Kamehameha Highway, North Shore de Oahu, Hawaii

Número de surfistas cresce a cada temporada no North Shore de Oahu, Hawaii. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.

Mais uma temporada havaiana se aproxima. Faltam apenas três meses e milhares de surfistas mundo afora já se preparam para desembarcar na paradisíaca ilha de Oahu em busca de ondas grandes e perfeitas.

De novembro até março, uma verdadeira invasão de surfistas estrangeiros transformam o trânsito e a vida pacata dos moradores do North Shore na meca do surf mundial.

Por incrível que pareça, entretanto, mesmo sendo visível o espaço para o crescimento do mercado imobiliário, hoteleiro e do comércio como um todo, os nativos fazem questão de manter os pés no chão, priorizando a preservação de seu local.

Conheci o Hawaii em 2007, não posso dizer o quanto mais selvagem era nos anos 80, mas levando em consideração o crescimento do surf no cenário mundial e, sobretudo, o número de turistas que visitam Oahu, todos os invernos, pode-se afirmar que o North Shore ainda é um lugar muito bem preservado.

Por lá existem pouquíssimos hotéis, muitos surfistas dividem casas alugadas e, mesmo com todo o crowd, o povo consegue (seja com a simpatia ou um pouco de truculência) fazer com que respeitem a ilha, suas belezas naturais e suas tradições.

Além da consciência popular de preservação, o que provavelmente é o principal, existem campanhas nesta vertente como, por exemplo, a “Keep the Country Country”, iniciativa da Defend Oahu Coalition, um grupo composto por moradores, ambientalistas e até mesmo líderes religiosos locais, que tem como objetivo a preservação da ilha.

Além de evitar um crescimento imobiliário desordenado, eles atualmente, têm como foco principal evitar a expansão do Turtle Bay, um mega resort, situado no North Shore.

Os moradores apoiam a campanha e, orgulhosamente, colam adesivos em seus carros, postes, lojas, e desfilam pelo North Shore vestindo camisetas e bonés escritos Keep the Country Country, em verdadeira declaração de amor ao local que residem.

Somente com atitudes como esta, poderemos voltar ao Hawaii e pegar altas ondas cercados por um cenário verde de uma beleza natural exuberante, totalmente preservado do cinza urbano que vem, infelizmente, tomando conta das praias pelo mundo.

Clique aqui para saber mais sobre a Defend Oahu Coalition.

Exit mobile version