Urso quer título Iniciantes

0

Líder do ranking na categoria Iniciantes, Peterson Crisanto compete em casa. Foto: Luiz Ignácio.
Competindo em seu Estado e com a torcida a favor, Peterson Crisanto é destaque na segunda etapa do Rip Curl Grom Search, que rola neste fim de semana na praia Grande, Ilha do Mel (PR).

 

Considerado um dos surfistas mais radicais da nova geração, Crisanto é afilhado de Peterson Rosa, tricampeão brasileiro e integrante do WCT, a elite mundial.

 

Crisanto briga pelo título da categoria Iniciantes (até 14 anos). Na etapa inicial, em Florianópolis, Petersonzinho fez bonito, radicalizou e não deu chances aos rivais saindo na frente no ranking.

 

Agora, competindo no Paraná quer assegurar, por antecipação o título. ?Vai ser muito legal, porque tem a torcida paranaense me apoiando e isso me instiga a correr ainda mais atrás do título?, disse o surfista de 13 anos, morador de Matinhos.

 

?Costumo treinar de vez em quando na Ilha do Mel e será muito bom ganhar aqui no Paraná?, adianta Crisanto, também conhecido como “Urso”.

 

No ano passado, ele garantiu a primeira vitória no circuito brasileiro Amador justamente na Ilha do Mel. Em 2005, ele também foi o quinto colocado no King of Grommets, na França, e campeão paranaense Mirim e Iniciantes.

 

Entre os principais rivais estão os paulistas Jessé Mendes, Thiago Guimarães e Lucas Santos, que fizeram a final com ele em Santa Catarina. Também merecem destaque Gabriel Medina, Nathan Brandi, campeão do Rip Curl Grom Search 2004 na Grommets; e Sidinho Guimarães, que tenta o bicampeonato na categoria, além dos catarinenses Julio Terres e Santiago Muniz e o carioca João Paulo Zampieri.

 

?Todos são meus rivais. Não tem como diferenciar. É todo mundo querendo esse título?, comenta Crisanto.

 

##

 

Jessé Mendes também está na briga na Ilha do Mel. Foto: Luiz Ignácio.
Além da Iniciantes, estão em jogo a Grommets (no máximo 12 anos), Mirim e Feminina, ambas com limite de 16 anos.

 

Nessas duas últimas, os campeões do ranking (na soma das duas melhores etapas) ganham um prêmio cobiçado por qualquer surfista: passagens aéreas para a Austrália para participar do Mundial 2007, realizado pela Rip Curl, em Bell’s Beach.

 

Além disso, fazem um mês de intercâmbio completo, com estadia e alimentação e toda a logística oferecido pela Study Way/ Milton College, uma das instituições mais respeitadas do país.

 

Após a etapa inicial, os líderes são o catarinense Ricardo dos Santos e a paraibana Diana Cristina. Oficializado pela Confederação Brasileira de Surf, o Rip Curl Grom Search reúne atletas com até 16 anos e o clima de confraternização predomina em todas as etapas, com a realização de churrascadas depois das disputas.

 

Na Ilha do Mel, os atletas, pais e convidados participarão de um luau no sábado à noite na praia, com mesa de frutas, música ao vivo, fogueira. Para obter mais informações sobre a etapa, inclusive sobre acesso e hospedagem na Ilha, entre em contato pelo telefone (0xx41) 3453.6965, ou envie mensagem para [email protected] e [email protected].

 

O sétimo Rip Curl Grom Search tem patrocínio o das lojas Sul Nativo, Kyw e Back Wash. Apoio da Nivana Turismo, Study Way/ Milton College, Sticle, Sky – Artes Gráficas e Tim, com a cobertura da Revista Fluir e do site Waves. A etapa da Ilha do Mel tem a colaboração da Paraná Esportes e Secretaria de Esportes de Paranaguá. Realização da Rip Curl, com supervisão da Federação Paranaense de Surf e da Confederação Brasileira de Surf.