Líder do ranking na categoria Iniciantes, Peterson Crisanto compete em casa. Foto: Luiz Ignácio. |
Considerado um dos surfistas mais radicais da nova geração, Crisanto é afilhado de Peterson Rosa, tricampeão brasileiro e integrante do WCT, a elite mundial.
Crisanto briga pelo título da categoria Iniciantes (até 14 anos). Na etapa inicial, em Florianópolis, Petersonzinho fez bonito, radicalizou e não deu chances aos rivais saindo na frente no ranking.
Agora, competindo no Paraná quer assegurar, por antecipação o título. ?Vai ser muito legal, porque tem a torcida paranaense me apoiando e isso me instiga a correr ainda mais atrás do título?, disse o surfista de 13 anos, morador de Matinhos.
?Costumo treinar de vez em quando na Ilha do Mel e será muito bom ganhar aqui no Paraná?, adianta Crisanto, também conhecido como “Urso”.
No ano passado, ele garantiu a primeira vitória no circuito brasileiro Amador justamente na Ilha do Mel. Em 2005, ele também foi o quinto colocado no King of Grommets, na França, e campeão paranaense Mirim e Iniciantes.
Entre os principais rivais estão os paulistas Jessé Mendes, Thiago Guimarães e Lucas Santos, que fizeram a final com ele em Santa Catarina. Também merecem destaque Gabriel Medina, Nathan Brandi, campeão do Rip Curl Grom Search 2004 na Grommets; e Sidinho Guimarães, que tenta o bicampeonato na categoria, além dos catarinenses Julio Terres e Santiago Muniz e o carioca João Paulo Zampieri.
?Todos são meus rivais. Não tem como diferenciar. É todo mundo querendo esse título?, comenta Crisanto.
##
Jessé Mendes também está na briga na Ilha do Mel. Foto: Luiz Ignácio. |
Nessas duas últimas, os campeões do ranking (na soma das duas melhores etapas) ganham um prêmio cobiçado por qualquer surfista: passagens aéreas para a Austrália para participar do Mundial 2007, realizado pela Rip Curl, em Bell’s Beach.
Além disso, fazem um mês de intercâmbio completo, com estadia e alimentação e toda a logística oferecido pela Study Way/ Milton College, uma das instituições mais respeitadas do país.
Após a etapa inicial, os líderes são o catarinense Ricardo dos Santos e a paraibana Diana Cristina. Oficializado pela Confederação Brasileira de Surf, o Rip Curl Grom Search reúne atletas com até 16 anos e o clima de confraternização predomina em todas as etapas, com a realização de churrascadas depois das disputas.
Na Ilha do Mel, os atletas, pais e convidados participarão de um luau no sábado à noite na praia, com mesa de frutas, música ao vivo, fogueira. Para obter mais informações sobre a etapa, inclusive sobre acesso e hospedagem na Ilha, entre em contato pelo telefone (0xx41) 3453.6965, ou envie mensagem para [email protected] e [email protected].
O sétimo Rip Curl Grom Search tem patrocínio o das lojas Sul Nativo, Kyw e Back Wash. Apoio da Nivana Turismo, Study Way/ Milton College, Sticle, Sky – Artes Gráficas e Tim, com a cobertura da Revista Fluir e do site Waves. A etapa da Ilha do Mel tem a colaboração da Paraná Esportes e Secretaria de Esportes de Paranaguá. Realização da Rip Curl, com supervisão da Federação Paranaense de Surf e da Confederação Brasileira de Surf.