Vagas superdisputadas

Simão Romão, SuperSurf 2006, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

Simão Romão é vice na etapa decisiva e garante vaga entre os Tops 16. Foto: Nilton Santos / Divulgação SuperSurf.
Parte da elite nacional foi definida com o encerramento da quinta etapa do SuperSurf no último domingo na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

 

Foram conhecidos 48 dos 60 componentes da categoria Masculina e 14 das 22 atletas da Feminina, cujo ranking de acesso ainda tem uma etapa para apontar as oito classificadas para a divisão principal.

 

O circuito terminou com dupla comemoração do paranaense Jihad Khodr, que faturou o título brasileiro e venceu a última etapa do ano.

 

Entre as meninas, a catarinense Juliana Quint conquistou sua primeira vitória na carreira

No ano que vem, catarinense Marco Polo também estréia entre os cabeças-de-chave. Foto: Nilton Santos / Divulgação SuperSurf.
profissional e a carioca Andréa Lopes recebeu as chaves do Volkswagen Cross Fox.

 

Além do título brasileiro, também rolava uma batalha paralela, pelas vagas no seleto grupo dos Tops 16 – que entram como cabeças-de-chave direto na terceira rodada em todas as etapas do SuperSurf 2007.

 

Os cariocas Marcelo Trekinho e Gustavo Fernandes e o catarinense Marco Polo confirmaram seus nomes no Rio de Janeiro, tirando o carioca Pedro Muller e os cearenses Claudemir Lima e Dunga Neto da lista na última etapa da temporada.

 

O grupo dos Top 16 tem seis novidades em relação ao ano passado. Além de Marco Polo e Gustavo Fernandes, pois Marcelo Trekinho já fazia parte neste ano, entram direto na terceira fase o carioca Simão Romão, vice-campeão da etapa final, o niteroiense Guilherme Herdy e os cearenses Heitor Alves e André Silva.

 

Além de Pedro Muller e Dunga Neto, também perderam suas vagas de cabeças-de-chave dois bicampeões brasileiros, o baiano Jojó de Olivença e o defensor do título Fábio Gouveia, que passou o ano tratando o nervo ciático, o baiano Crhistiano Spirro e o carioca Anselmo Correia, com todos entrando na segunda fase das etapas do ano que vem.

 

Na outra ponta da tabela, muitos tinham chances de terminar entre os 36 primeiros colocados no ranking mantidos na divisão de elite nacional. Mas, apenas o baiano Wilson Nora e o catarinense Andreas Eduardo conseguiram entrar, derrubando os paulistas Eric Miyakawa e Costinha para a divisão de acesso do circuito brasileiro, finalizada em Saquarema (RJ).

 

Entre os 12 classificados para integrar a elite nacional, três estarão estreando no ano que vem: o catarinense William Cardoso, o paulista David do Carmo e o cearense Felipe Martins. Além deles, o catarinense Diego Rosa e o niteroiense Bruno Santos também são novidades, mas estão apenas recuperando os lugares que já ocuparam em edições passadas do SuperSurf.

 

Completam a relação sete surfistas que não conseguiram ficar entre os 36 do ranking principal e confirmaram permanência entre os 12 que sobem pela divisão de acesso: Danilo Costa (RN), Ricardo Ferreira (SP), Leandro Bastos (RJ), Angelino Santos (CE), Thiago Bianchini (SC), Flávio Tavares (SP) e Joca Junior (RN).

 

Ainda falta definir os últimos 12 que fecham o grupo de 60 surfistas da categoria Masculina, que serão apontados pelos rankings dos circuitos regionais e estaduais -ainda em andamento e só serão encerrados em dezembro. É a última esperança para os dezoito surfistas que disputaram o SuperSurf 2006 e não conseguiram entrar em nenhuma das duas listas classificatórias.

 

##

 

Bruna Schmitz é a novidade na elite em 2007. Foto: Fábio Minduim / Divulgação Reef.
Já na categoria Feminina, a divisão de acesso do circuito brasileiro ainda não foi encerrada, mas a paranaense Bruna Schmitz, de apenas 16 anos, lidera o circuito Petrobras Feminino e já está no SuperSurf 2007.

 

No Rio de Janeiro foram definidas as 14 atletas que permanecem na elite nacional e ainda o grupo das cabeças-de-chave, que entram direto na segunda fase das etapas no ano que vem.

 

Nesta lista as novidades são a paulista Cláudia Gonçalves, a cearense Tita Tavares e a catarinense Juliana Quint, que confirmou seu nome com a vitória conquistada na grande final do SuperSurf 2006 na Barra da Tijuca.

 

Catarinense Juliana Quint vence etapa na Barra e entra para o grupo das Tops. Foto: Nancy Geringer.
Elas passam a ocupar as vagas que neste ano eram da niteroiense Juliana Guimarães e das paulistas Francisca Pereira e Luana Prado, que vão ter que entrar na primeira rodada no próximo ano.

 

Na verdade, o resultado da última etapa no Rio de Janeiro não provocou nenhuma mudança entre as Tops 8 e nem entre as 14 surfistas que são mantidas na divisão principal. Apenas troca de posições como a da saquaremense Taís de Almeida, que tirou o vice-campeonato da paulista Cláudia Gonçalves.

 

Confira abaixo a relação completa dos nomes já confirmados para o SuperSurf 2007.

 

São Paulo ? 15 ? Renato Galvão (2), Odirlei Coutinho (3), Wagner Pupo (6), Beto Fernandes (10), Hizunomê Bettero (28), Tadeu Pereira (31), Bruno Moreira (33), Edgley Santos (35), Cláudia Gonçalves (3), Suelen Naraísa (4), Francisca Pereira (10) e Luana Prado (13), entraram pelo SuperSurf e pela divisão de acesso: Ricardo Ferreira (7), Davi do Carmo (9) e Flávio Tavares (21).

 

Rio de Janeiro ? 14 ? Leonardo Neves (4), Simão Romão (5), Guilherme Herdy (7), Marcelo Trekinho (13), Gustavo Fernandes (14), Pedro Muller (17), Alexandre Almeida (18), Anselmo Correia (27), Andréa Lopes (1), Taís de Almeida (2), Juliana Guimarães (9) e Brigitte Mayer (12), pelo SuperSurf. Pela divisão de acesso já estão confirmados Leandro Bastos (10) e Bruno Santos (15).

 

Santa Catarina ? 10 ? Marco Polo (12), Raphael Becker (25), Guga Arruda (29), Andreas Eduardo (36), Juliana Quint (05), Larissa Barbieri (11) e Marina Werneck (14), pelo SuperSurf e pela divisão de acesso entraram Diego Rosa (4), William Cardoso (8) e Thiago Bianchini (13), com mais um que será apontado pelo ranking catarinense e outro que pode entrar pelo circuito Sul-Brasileiro.

 

Ceará ? 9 ? Heitor Alves (11), André Silva (15), Claudemir Lima (20), Dunga Neto (22), Thiago de Souza (23), Lucinho Lima (30) e Tita Tavares (6) pelo SuperSurf e Angelino Santos (11) e Felipe Martins (15) pela divisão de acesso, com Pablo Paulino, Martins Bernardo e Edvan Silva ficando de fora.

 

Bahia ? 4 ? Flávio Costa (9), Crhistiano Spirro (21), Wilson Nora (24) e Jojó de Olivença (26), todos pelo ranking do SuperSurf 2006, com o time baiano perdendo Armando Daltro (39).

 

Rio Grande Do Norte ? 4 ? Nenhum conseguiu terminar entre os 36 primeiros colocados no ranking do SuperSurf 2006, mas Danilo Costa (5) e Joca Júnior (22) confirmaram suas permanências pela divisão de acesso, o mesmo não acontecendo com Fabrício Júnior, André Fagundes e Viviane Maria na categoria feminina, que em 2007 terá Alcione Silva (7) e Krisna de Souza (16) no time potiguar.

 

Paraná ? 3 ? O campeão brasileiro Jihad Khodr e Maicon Rosa (34) serão os únicos representantes do estado no Masculino e Bruna Schmitz é a novidade da categoria Feminina.

 

Paraiba ? 2 ? Jano Belo (16) e Fábio Gouveia (19) pelo SuperSurf e no momento Saulo Carvalho entra pelo ranking do circuito Nordestino. Diana Cristina até estaria classificada pela divisão de acesso do brasileiro, mas preferiu continuar como amadora e não poderá disputar o SuperSurf 2007.

 

Rio Grande Do Sul ? Apenas Daison Pereira está confirmado para representar o surf gaúcho, mas outro atleta ainda pode entrar pelo ranking do circuito estadual. Rodrigo Dornelles e Gabriela Rangel estão fora.

 

Pernambuco ? Sávio Carneiro (32) e Pedro Lima no momento entram pelo circuito nordestino.

 

Espírito Santo ? Continua com Yries Pereira (08) sendo a única representante do surf capixaba.

 

A Volkswagen, a Tim e a Nova Schin apresentaram o Super Surf 2006. A sétima edição da divisão principal do circuito brasileiro de surf Profissional foi realizada também com co-patrocínio da Nescau, além do apoio das marcas Onbongo e Drop Dead, das lojas Overboard e Revista Fluir.

 

Esta última etapa aconteceu ainda com a importante parceria da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Esportes do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro.

Exit mobile version