Brasileiro de bodyboarding

Valadão é tetracampeão

Pódio masculino, Circuito brasileiro 2008, Macaé (RJ)

Finalistas do Macaé Bodyboarding Pro. Foto: Jonathan Cardoso / Abbctour.net.

O circuito brasileiro de bodyboard conheceu o grande campeão da temporada 2008. O baiano voador Uri Valadão tornou-se tetracampeão ao avançar para as semifinais da etapa de Macaé, no Rio de Janeiro.

Com a classificação entre os oito melhores do evento, Uri atingiu uma pontuação que nenhum atleta conseguirá alcançar e garantiu o título com uma etapa de antecedência.

?Eu estou muito feliz em conseguir esse título aqui em Macaé. Meu foco está todo no circuito mundial, mas é ótimo conquistar um título brasileiro. Minha bateria estava muito difícil, mas eu consegui achar uma onda boa e garantir o resultado que eu precisava. Esse título é muito importante para o restante da minha temporada?, comemorou Uri ao sair da água.


Israel Salas descola notas 10 e 9.00 para vencer final masculina. Foto: Jonathan Cardoso / Abbctour.net.

As disputas do último dia do Macaé Bodyboard Pro foram emocionantes. Depois da forte chuva que caiu na cidade fluminense, o domingo amanheceu com sol e o mar estava em excelentes condições, com ondas chegando aos 2 metros na série.


Os atletas aproveitaram as boas condições do mar e arrancaram algumas notas 10 dos juizes. O top do circuito mundial Magno Oliveira foi um dos atletas que atingiu a nota máxima e arrancou aplausos do público, que lotou a praia no último dia de competições.

 

O carioca Igor Santos também foi um dos destaques do dia e arrancou notas 10 e 9,25 dos juizes para cravar o maior somatório do evento, 19,25 pontos.

 

A maré começou a encher próximo do meio-dia e as condições para as semifinais profissionais melhoraram ainda mais, para sorte do público presente à praia de Cavaleiros, que pôde conferir um show de bodyboard por parte dos atletas.

 

O nível da competição estava tão alto que das oito semifinalistas femininas, cinco pertenciam ao grupo das top 10 do mundo. Já entre os homens, Magno Oliveira e Uri Valadão, dois top 8 do circuito mundial, estavam presentes nas disputas que apontariam os finalistas da etapa.

 

Neymara Carvalho e Mayla Venturin, ambas do Espirito Santo, confirmaram o favoritismo na primeira bateria da semi e avançaram à semifinal. As duas capixabas tiveram uma boa performance na disputa e carimbaram o passaporte para a decisão do evento.

 

Já na segunda bateria, melhor para a local Jéssica Becker, que aproveitou o bom conhecimento do pico para arrancar nota 9 e garantir presença entre as finalistas. A segunda vaga da disputa foi decidida nos segundos finais.

 

Isabela Sousa, do Ceará, achou uma onda salvadora no fim da disputa e garantiu presença entre as quatro melhores do evento.

 

?Eu não consegui pegar boas ondas na bateria, mas parece que a sorte está do meu lado. Para a final, eu pretendo entrar mais concentrada e soltar todas as minhas forças nesse decisão?, disse a atual líder do circuito mundial, Isabela Sousa.

 

##

Neymara Carvalho leva a melhor entre as mulheres. Foto: Jonathan Cardoso / Abbctour.net.

As semifinais do Profissional Masculino foram tão emocionantes quanto as disputas das mulheres. Mesmo com o título brasileiro garantido, Uri Valadão não deu chances a seus adversários e confirmou sua presença na decisão ao lado de Marcos Lima, segundo colocado na primeira semifinal.

 

No segundo duelo das semis, Israel Salas comprovou a boa fase e mais uma vez passou em primeiro lugar. O baiano, ao lado de Hellinton Loreiro, mostrou que estava afinado com as ondas da praia de Cavaleiros e confirmou seu nome na grande decisão.

 

Nas finais das categorias amadoras, muita emoção para terminar em alto nível as competições em Macaé. Ronieres Viana e Elizângela Fragoso, que ocupavam a segunda posição nos rankings júnior e amador feminino, respectivamente, venceram suas categorias e assumiram a ponta do circuito nacional.

Meninas fazem a festa no pódio. Foto: Jonathan Cardoso / Abbctour.net.


Ambos os atletas decidirão o título em casa, na Barra do Jucu, Espirito Santo, local da última etapa do brasileiro, entre 5 e 7 de dezembro.

 

Já na categoria Amador Masculino, quem venceu foi o carioca Israel Edurado. Mesmo terminando na segunda posição, Duda Becker, também do Rio de Janeiro, assumiu a liderança do circuito brasileiro.

 

Na final da Profissional Feminino o mar estava muito forte e as atletas mostraram muita garra para enfrentar as ondas. Neymara Carvalho deu show e faturou a etapa. Com duas boas ondas, a capixaba garantiu mais um título em seu extenso currículo de vitórias.

 

?O mar estava complicado, mas eu achei duas boas ondas para conseguir essa vitória. Eu tive adversárias muito fortes e o nível brasileiro está muito alto?, afirmou a tricampeã mundial. O segundo lugar ficou com Maylla Venturin, seguida de Jéssica Becker e Isabela Sousa.

 

Para finalizar a etapa com chave-de-ouro, Israel Salas deu ao público um último espetáculo nas ondas de Cavaleiros. Com uma nota 9, seguida de um 10 unânime dos juizes, o baiano manteve a boa performance do dia inteiro e saiu como destaque da etapa.

 

Os 19 pontos conquistados na decisão garantiram o título ao atleta, que representará o Brasil no ISA Games. ?Não tenho nem palavras para descrever esse momento. Estou muito feliz, agora pretendo representar bem o Brasil no ISA. Esse título é muito importante pra mim, é a primeira vez na minha carreira que eu venço uma etapa desse nível?, declarou Israel, que deixou para trás Uri Valadão, Hellinton Loreiro e Marcos Lima, respectivamente.

 

O circuito brasileiro segue para Barra do Jucu, no Espirito Santo, onde entre os dias 5 e 7 de dezembro será disputada a última etapa do tour.

 

O Macaé Bodyboarding Pro 2008 foi homologado e realizado pela CBRASB. Contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Macaé e apoio das marcas Genesis e Backdoor.

Fonte Abbctour.net

Exit mobile version