Maresias

Vale a queda

0
1276x850

Motivos não faltam para querer surfar em Maresias. Foto: Aleko Stergiou / Instituto Gabriel Medina.

 

Se você procura razões para ir à praia mais famosa do litoral paulista – e uma das mais célebres de todo o Brasil – nós juntamos 9 motivos.

Confira abaixo nossas dicas, escolha um dos muitos hotéis e pousadas, faça as malas e aproveite!

 

1) A praia em si

Maresias é uma das mais belas praias do litoral paulista. Com 4km de extensão, possui ondas tubulares, areias brancas e fofas, mar azul e vegetação abundante, que rodeia a praia em altas montanhas em tom de verde escuro.

Pela sua grande extensão, a praia apresenta características diferentes ao longo de sua orla. O Canto da Barra, por exemplo, localizado do lado esquerdo de quem olha o mar, é rodeado pelo Rio Maresias e apresenta uma faixa larga de areia fina e batida, o que permite a prática de futebol de areia no local. Além disso, as pedras do canto servem de barreira natural, garantindo uma ondulação muito menor do que a encontrada no resto da praia, o que faz com que as ondas sejam bem menores e o banco de areia sempre presente. Com muitos restaurantes e quiosques, é o canto ideal para as famílias, que podem alugar pranchas, equipamentos de mergulho e esportivos, entre outros, para o entretenimento das crianças, que ficam mais seguras desfrutando da água tranquilamente.

 

Já o Canto do Moreira, do lado direito, é famoso pelas suas ondas bem tubulares e potentes. Possui um braço de areia perpendicular ao restante da praia, rodeado por pedras, o que garante uma série de piscinas naturais, protegidas da rebentação, e ainda com vista privilegiada para os surfistas profissionais, que dominam o mar no local.

Constituído por cerca de um quilômetro da praia, o Canto do Moreira possui majoritariamente mansões com vista para o mar, sem nenhum ambiente comercial. O acesso é um pouco mais difícil, já que a entrada da praia fica distante da avenida, exigindo uma caminhada de cerca de 500 metros, o que inibe a presença de turistas, tornando esse canto mais exclusivo. As casas, escondidas atrás de vegetação típica da região, e o morro com mata virgem e vasta, dão o tom de praia deserta, tão diferente do presente no canto oposto.

Também no Canto do Moreira estão os melhores pontos para mergulho e visualização de tartarugas marinhas, avistadas entre as amplas pedras do local.

 

4608x3072

Famílias e crianças também se divertem nas ondas de Maresias. Foto: Divulgação.

 

2) Aproveitar para praticar esportes

Beach Tennis, Yoga e Futevôlei são alguns dos esportes comumente praticados em Maresias. É a praia ideal para quem gosta de se movimentar. Além dos esportes aquáticos como SUP e surfe, ideais no mar de Maresias, e da possibilidade de bater uma bolinha no canto esquerdo, a praia possui cerca de dez quadras de futevôlei ao longo de sua extensão, além de quadras de beach tennis, pontos de slackline e aulas de Yoga, meditação e capoeira em diversos pontos da areia ao longo de todo o dia.

Com serras em seus dois extemos, a prática de corridas de montanha tem recebido cada vez mais adeptos, estimulando quem gosta de correr com o visual estonteante da praia e de suas matas.

1400x933

Gabriel Medina no quintal de sua casa, as ondas de Maresias. Foto: © WSL / Smorigo.

 

3) Surfar no “quintal” do Gabriel Medina

Famosa por suas ondas, Maresias é um celeiro de surfistas profissionais. Dentre seus expoentes, grande destaque para o primeiro campeão mundial de surfe vindo de terras tupiniquins: Gabriel Medina.

O surfista cresceu e mora na praia, sendo figurinha carimbada nas ondas do meio da orla, principalmente na área próxima à sua casa, na entrada 12. Para os amantes do esporte, é a chance de dividir o mar com a maior estrela nacional do surfe.

Para quem não está familiarizado, aqui vão algumas dicas sobre as características do mar da praia, de beach break (fundo de areia):

Da entrada 1 até a Praça do Surfe: ondas menores, boas para iniciantes. É onde se localizam as escolinhas de surfe locais.

Da Praça do Surfe até a entrada 15: ondas maiores e mais de vala, com correnteza e força, porém, menos tubulares.

Da entrada 15 até a entrada 22: ondas mais tubulares (quebrando na bancada, sem tanta influência da correnteza) e mais fortes, ideais para alta performance – surfistas mais habilidosos.

4) Descobrir a trilha pra Paúba

Pouca gente sabe, mas saindo do Canto da Barra é possível acessar uma trilha ampla, de intensidade leve, que leva para a vizinha Praia de Paúba. O percurso, realizado em cerca de 30 minutos, pode facilmente ser feito na companhia de crianças pequenas.

Do alto do morro, no mirante, é possível se vislumbrar toda a extensão de Maresias e as ilhas de Alcatrazes e Montão de Trigo.

Também dessa trilha sai o acesso para a Praia do Saco, pequena faixa de areia localizada entre Maresias e Paúba, rodeada por pedras e com grande concentração de ouriços e estrelas-do-mar.

 

1900x1266

Cachoeira do Cacau, mais uma opção em São Sebastião. Foto: Divulgação.

  

5) Andar de bicicleta na Mata Atlântica e tomar banho de cachoeira

Estruturado pela APHM (Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias), os amantes das pedaladas podem realizar um bike tour pelo bairro. O passeio, que pode ser contratado no CIT (Centro de Informações Turísticas), inclui guia e locação de bicicletas, e leva os turistas por trechos de paralelepípedo e terra batida, em meio à vasta vegetação, passando pelo rio Maresias e afluentes.

É possível avistar uma grande diversidade de pássaros e árvores e, com sorte, outros animais como capivaras, gambás, lagartos e bugios, comumente encontrados na mata. O passeio termina em uma trilha de nível leve que presenteia os visitantes com uma cachoeira e suas piscinas naturais, conhecida como Fosso do Caetano.

800x607

Toda a beleza da Calhetas. Foto: Divulgação.

 

6) Encantar-se com Calhetas

Pouco conhecida do público em geral, a Praia de Calhetas não pode ser acessada de carro, e sim apenas por uma caminhada de cerca de 15 minutos em meio a eucaliptos e plantas nativas.

De Maresias até as areias de Calhetas (trilha incluída) se gasta no máximo meia-hora, mas o visual compensa: Calhetas tem uma faixa de areia ladeada pelo oceano dos dois lados, criando um visual único e deslumbrante.

Pelo acesso restrito, tem clima de praia deserta, com diversas piscinas naturais, mirante e áreas para mergulho. Definitivamente, vale a visita.

3456x2304

Toque-Toque Grande, mais uma beleza exuberante vizinha a Maresias. Foto: Divulgação.

 

7) Passear nas praias de Toque-Toque e Santiago

Em menos de 10km de distância (e 15 minutos de carro) os visitantes de Maresias têm acesso a outras praias, todas lindas e peculiares. Aqui, destacamos três delas: Toque-Toque Pequeno, Toque-Toque Grande e Santiago.

Santiago, a cerca de 5 minutos de Maresias, também possui areias brancas e ondas tubulares, com o diferencial de ser uma praia majoritariamente residencial, ou seja, pouco frequentada e com vegetação preservada, de visual peculiar com seus abricoeiros desenhando toda a orla.

Já as Toque-Toques têm a tradição caiçara ainda preservada, sendo possível visualizar os pescadores retornando do trabalho e saborear um pescado ou marisco fresco (mas fresco mesmo), em um dos quiosques da orla, ou mesmo passear de canoa e visitar um dos cercos de pesca, mediante acordo com os caiçaras locais.

1135x757

Maresias oferece dezenas de opções gastronômicas que agradam todos os paladares. Foto: Divulgação.

 

8) Comer muito bem

 

Maresias apresenta uma ampla gastronomia, com mais de 30 restaurantes, entre mexicanos, japoneses, italianos, argentinos, creperias, pizzarias e os tradicionais triviais (comida típica brasileira). Com variedade de cardápio e preços, a praia é garantia de boa comida, independentemente do tipo de bolso e gosto.

9) Praticar esportes de aventura

Para os amantes de aventura, o CIT (Centro de Informações Turísticas de Maresias), localizado na Praça do Surfe, oferece opções diversas de passeios e atrativos, realizados através das empresas de receptivo turístico da praia.

Com a Jackslack, o turista pode contratar o serviço de trilhas com rapel – em cachoeira ou em um mirante no meio do oceano- além de voo livre sobre a praia de Maresias e percurso de arvorismo, escalada e tirolesa, sempre com equipamento incluso.

Já com a empresa Maremar&Entreter é possível contratar os passeios guiados para as cachoeiras do Cacau e Ribeirão do Itu (ambas de cerca de quatro horas de duração, ida e volta), além de passeios de barco e locação de equipamentos esportivos para uso nas águas de Maresias.

Os passeios saem a partir de R$50, e hóspedes de hotéis associados à APHM (Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias) têm descontos de até 40%.