Rip Curl Grom Search

Valentim é campeão

Vitor Valentim, Rip Curl Grom Search 2008, Pitangueiras, Guarujá (SP)

Vitor Valentim conquista título mirim do Rip Curl Grom Search 2008. Foto: Ivan Storti.

Em finais muito disputadas, o paranaense da Ilha do Mel, Vitor Valentim, e a paulista do Guarujá, Juliana Meneghel, garantiram os títulos do Rip Curl Grom Search 2008, nas categorias Mirim e Feminina, neste domingo (dia 9), na praia de Pitangueiras, Guarujá (SP).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Como prêmios, os dois representam o Brasil no Mundial Sub-16, em 2009, na Austrália, com tudo pago e ainda direito a um intercâmbio cultural.

 

Nas outras duas categorias em disputa, os paulistas também ergueram as taças. Entre os grommets, Edgard Groggia, outro talento local, já competiu como campeão por antecipação, mas ratificou o caneco com nova vitória, assegurando 100% de aproveitamento.

Juliana Meneghel também garante vaga no Mundial da Austrália. Foto: Ivan Storti.

Na Iniciante (até 14 anos), Filipe Toledo festejou o título, o terceiro no evento (foi bicampeão grommets em 2006 e 2007).

 

A etapa contou com 100 surfistas de oito estados, praia lotada, ondas de meio metro e muito sol. Desde o início as atenções estavam voltadas para as duas categorias que valiam as vagas para a Austrália.

 

Na Mirim, quatro atletas iniciaram as disputas com chances. O pernambucano radicado em Santa Catarina, Ian Gouveia, foi o primeiro a ser eliminado, ainda no sábado. Depois, o catarinense Gustavo Machado foi derrotado no round 3.

 

A briga, então, ficou restrita a Vitor e Nathan Brandi, que competia em casa. Os dois estavam empatados, cada um com uma vitória e um terceiro lugar e chegaram à final.

 

Vitinho saiu na frente, mas nos últimos minutos o atleta do Guarujá assumiu a liderança. Com os ânimos exaltados, valendo uma viagem dos sonhos, e o mar pequeno, ambos entraram na mesma onda e se chocaram, cometendo interferência dupla.

 

Como punição, perderam parte da segunda nota e acabaram empatados, com 8,75 pontos. Vitinho acabou levando a melhor, por ter a maior nota entre os dois, um 6,5, contra um 6,0. ?Foi sofrido, mas eu estava confiante. Vim para o Guarujá querendo o título?, vibrou Vitor, que está com 14 anos e surfa desde os quatro. ?Este foi o primeiro ano que decidi correr todo o circuito. Ganhei a etapa inicial e fiquei motivado, treinei muito para chegar a este resultado?, afirmou.

 

?Agora é me preparar para representar bem o Brasil e tentar trazer este título?, acrescentou o surfista, que nunca saiu do Brasil. Na etapa, o vencedor foi o paulista de Peruíbe, Thiago Guimarães, com Caio Ibelli sendo o quarto colocado. ?Sou muito amigo dos dois, sabia que eles estavam na briga pelo título, mas também queria muito vencer a etapa?, comentou.

 

Entre as meninas, a ansiedade também era total. Afinal, o título é sinônimo de uma viagem dos sonhos. ?Desde que comecei a surfar, queria viajar para a Austrália. Agora vou para lá. Estou muito feliz?, afirmou Juliana, que liderou toda a final e teve uma disputa acirrada contra Kaena Brandi, coincidentemente, irmã de Nathan. No final, as duas terminaram empatadas na pontuação, mas Juliana levou a vantagem pela vitória na decisão.

 

?Comecei na frente e procurei ficar calma para não perder a ponta. Estou muito feliz, ainda mais por ser campeã na minha cidade?, frisou a atleta de 15 anos, que surfa desde os sete, incentivada pelo pai, Jair Lima, o Fanta, que tem 34 anos de surf. ?Ele sempre está ao meu lado e dedico este título para ele?, falou.

No caminho para o título, a primeira a ?cair? foi a capixaba Bárbara Segatto, eliminada ainda na primeira fase.

 

Depois, foi a vez da paulista de São Sebastião, Cacá Rampa, uma das revelações do circuito. Na semi, a gaúcha radicada em SC, Greta Sisson, deu adeus ao evento, por apenas um centésimo. Na final, restaram Juliana e sua conterrânea, Kaena Brandi, vencedora da 2ª etapa, na Bahia, que ficou em segundo lugar. Isabela Lima, do Rio de Janeiro, foi a terceira, seguida de Vitória Pereira, de Ubatuba.

 

##

Felipe Toledo fatura terceiro título no Rip Curl Grom Search. Foto: Ivan Storti.

Premiação – Vale destacar que Vitor e Juliana estão classificados para defender o Brasil na grande final internacional em 2009, reunindo os melhores atletas sub-16 do Mundo, durante o WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach, na Austrália, a etapa mais tradicional do Circuito Mundial. Os dois atletas ganharão passagens aéreas e toda a logística para competir no Rip Curl Grom Search International.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Além disso, terão bolsas de estudos completas, com intercâmbio cultural, estadia e alimentação, oferecido pela Study Way, na The Milton College, uma das instituições mais respeitadas daquele país. ?É um prêmio diferenciado, que valoriza muitos os atletas e, acima de tudo, é uma ajuda na formação dos dois como cidadãos?, comentou Felipe Silveira, presidente da Rip Curl no Brasil.

 

Edgard Groggia, campeão invicto na categoria Grommet. Foto: Ivan Storti.

Tri – Na iniciantes, 10 atletas começaram a competição com chances de chegar ao título. O paulista de Ubatuba, Filipe Toledo, filho do bicampeão brasileiro profissional, Ricardinho Toledo, venceu a etapa, garantindo o tri consecutivo no Rip Curl Grom Search (foi bicampeão grommets).

 

Na final, ele enfrentou outros dois cotados, Wesley Santos, de Peruíbe, que ficou com o vice e apenas 10 pontos atrás no ranking, e Deivid Silva, de Guarujá, quarto na etapa e terceiro no circuito. Edgard Groggia também estava na decisão e ficou em terceiro.

 

Filipinho liderou toda a bateria e garantiu uma nota 8,25, que fez a diferença. ?É muito bom começar o ano com um título importante como esse. Ainda mais que fui tri. Agora é buscar mais um no Paulista?, vibrou o surfista de 12 anos, que teve o incentivo total do pai nas disputas. ?Ele me ajudou, me deu muito incentivo?, destacou.

 

Já na grommets, Edgard voltou a surfar muito bem, garantindo a terceira vitória no circuito. Victor Bernardo, também de Guarujá, ainda tentou ?roubar? o primeiro lugar no último minuto, mas caiu na conclusão da manobra. ?Estou sem palavras. Primeiramente tenho de agradecer a Deus e, claro, aos meus patrocinadores e meus pais, além do Pinga (Luiz Henrique Campos), que me ajuda muito?, agradeceu o campeão, que tem 11 anos e surfa desde os seis.

 

O carioca Lucas Silveira ficou com a segunda posição, seguido de Victor Bernardo e Luis Antonio, de Ubatuba. Além das disputas no mar, a competição teve atrativos na areia, como a corrida The Bomb, envolvendo os atletas na areia, com muita diversão. O Projeto Ecoonda realizou um projeto de gestão ambiental, distribuindo mudas de árvores e após o pódio, houve uma confraternização no Restaurante Tahiti, envolvendo atletas e pais.

 

Prefeito ? Durante o domingo, o prefeito de Guarujá, Farid Madi, prestigiou as disputas e aproveitou, mais uma vez, para comemorar o retorno à Praia de Pitangueiras de uma etapa do Circuito Mundial, o Guarujá Surf Pro, nível 4 estrelas, confirmado para os dias 25 a 29 de junho. Ele também elogiou a realização da final do Rip Curl Grom Search na Cidade. ?É uma honra para nós. Engrandece e enaltece o nosso município. Receber tantos novos talentos de todo o litoral brasileiro é um incentivo a mais para realizarmos a nossa etapa do Mundial?, comentou.

 

Farid também lembrou a iluminação noturna de Pitangueiras, inaugurada recentemente. ?Foi outro compromisso nosso e agora teremos o mundial?, complementou o prefeito, lembrando que há 13 anos Guarujá não recebia uma competição internacional de surf. O último evento foi em 1995, com vitória de Peterson Rosa.

 

O Rip Curl Grom Search 2008 teve os patrocínios de Rip Curl, Planeta Surf, Mahalo e Overboard. Apoio: Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, e Jandaia. Divulgação Fluir e Waves. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf, Federações Gaúcha de Surf, Baiana de Surf e Federação Paulista de Surf.

 

##

Thiago Guimarães vence categoria Mirim na última etapa. Foto: Ivan Storti.

Ranking final do Rip Curl Grom Search 2008

 

Mirim

 

1 Vitor Valentim ? Ilha do Mel (PR) ? 1.900

2 Nathan Brandi ? Guarujá (SP) ? 1.810

3 Ian Gouveia ? Porto de Galinhas (PE) / Florianópolis (SC) ? 1.629

4 Kristian Kimmerson ? Vila Velha (ES) ? 1.385

4 Caio Ibelli ? Guarujá (SP) ? 1.385

 

Feminina

 

1 Juliana Meneghel ? Guarujá (SP) ? 1.900

1 Kaena Brandi ? Guarujá (SP) ? 1.900

3 Bárbara Segatto ? Vila Velha (ES) ? 1.729

4 Isabela Lima ? Rio de Janeiro (RJ) ? 1.539

Nathan Brandi cai de primeiro para terceiro lugar depois de interferência dupla. Foto: Ivan Storti.


Iniciante

 

1 Filipe Toledo ? Ubatuba (SP) ? 1.810

2 Wesley Dantas ? Peruíbe (SP) ? 1.800

3 Deivid Silva ? Guarujá (SP) ? 1.629

4 Matheus Navarro ? Itajaí (SC) ? 1.531

4 Cainã Barletta ? Florianópolis (SC) ? 1.531

 

Grommet

 

1 Edgard Groggia ? Guarujá (SP) ? 2.000

2 Lucas Silveira ? Rio de Janeiro (RJ) ? 1.800

3 Luan Wood ? Florianópolis (SC) ? 1.710

4 Victor Bernardo ? Guarujá (SP) ? 1.466

 

Resultados da terceira e última etapa

 

Mirim

 

1 Thiago Guimarães ? Peruíbe (SP)

2 Vitor Valentim ? Ilha do Mel (PR)

3 Nathan Brandi ? Guarujá (SP)

4 Caio Ibelli ? Guarujá (SP)

 

Feminina

 

1 Juliana Meneghel ? Guarujá (SP)

2 Kaena Brandi ? Guarujá (SP)

3 Isabela Lima ? Rio de Janeiro (RJ)

4 Vitória Pereira ? Ubatuba (SP)

 

Iniciante

 

1 Filipe Toledo ? Ubatuba (SP)

2 Wesley Dantas ? Peruíbe (SP)

3 Edgard Groggia ? Guarujá (SP)

4 Deivid Silva ? Guarujá (SP)

 

Grommet

 

1 Edgard Groggia ? Guarujá (SP)

2 Lucas Silveira ? Rio de Janeiro (RJ)

3 Victor Bernardo ? Guarujá (SP)

4 Luis Antonio ? Ubatuba (SP)

 

Overboard Best Trick ? José Lucas ? Ubatuba ? aéreo 360 graus

 

Exit mobile version