Depois do sucesso do ISA World Bodyboard Championship em Canárias, a Venezuela foi escolhida como palco da segunda edição da prova.
Entre 24 de novembro e 2 de dezembro, atletas de diversos cantos do planeta brigam pela medalha de ouro em Playa Parguito, em Isla Margarita.
A empolgação da Federação Venezuelana é tamanha que eles já solicitaram que a edição de 2013 também seja disputada em Margarita.
“A Venezuela tem sido uma nação muito forte no bodyboarding por anos. É natural que a ISA conceda os direitos do ISA World Bodyboard ao país”, diz Fernando Aguerre, presidente da International Surfing Association (ISA).
“As ondas de Margarita certamente serão cenário de grande desafio para os atletas de todo o mundo. Todos esperamos um grande evento”.
A edição 2012 do torneio inaugura a participação da Venezuela em um mundial da ISA, mas não é o seu primeiro torneio de surf. O país sediou os Jogos Pan-Americanos de Surf em 2002.
“Isso é histórico. É algo muito especial para o país e será um desafio organizar o evento em três meses e meio. Temos o apoio do governo e isso é muito importante para um torneio bem sucedido”, conta Antonio Sotillo, presidente da Federação Venezuelana de Surf.
Os atuais campeões da prova são o francês Pierre Louis Costes (Masculino), a brasileira Isabela Sousa (Feminino) e os espanhóis Eduardo Rodriguez (Sub-18) e Ardiel Jimenez (Drop Knee).
Na tradição competição por equipes, a França ficou com o ouro, a Espanha com a prata, o Chile com o bronze e Marrocos com o cobre.