ISA Junior

Venuto passa por cima

Rafael Venuto, ISA Junior 2013, Playa Jiquiliste, Nicarágua

Rafael Venuto está a duas baterias da final da Sub 16 em Jiquiliste, Nicarágua. Foto: Gabriel Macedo / XPro.
Douglas José avança duas fases na repescagem da Sub 16. Foto: Tweddle / ISA.
Wesley Santos cai para a repescagem da Sub 18. Foto: Tweddle / ISA.

O cearense Rafael Venuto deu mais um importante passo rumo ao pódio da categoria Sub 16 do Dakine ISA World Surfing Championship em Jiquiliste, Nicarágua.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Nesta quinta-feira, em boas ondas de 1 metro, Venuto conseguiu uma virada emocionante na última onda para avançar à quinta fase.

 

Ele precisava de 5.74 para avançar e achou uma direita salvadora nos últimos segundos. Venuto acertou um aéreo invertendo a prancha, apesar de não ter decolado muito, e foi para um bonito ataque à junção.

 

Sua nota 6.27 estragou a festa do francês Arthur Lassee, que estava em segundo e caiu para terceiro, parando na repescagem junto com o compatriota Gatien Delahaye. O vencedor da bateria foi o italiano Leonardo Fioravanti.

 

Namorada do atleta, Larissa dos Santos não teve o mesmo desempenho na repescagem da Sub 16 feminina e deu adeus à categoria. A cearense não se impôs na água e perdeu sem dar muito trabalho às adversárias.

 

Agora, a única chance de Larissa no ISA Junior é a categoria Sub 18. Ela ainda está no evento principal e aguarda a quarta fase. Suas adversárias são a francesa Josephine Costes e a havaiana Tatiana Weston-Webb, cuja mãe é brasileira.

 

Quem também se deu mal nesta quinta-feira foi o paulista Wesley Santos, único representante brasileiro que permanece na briga pelo título da Sub 18 masculina.

 

Em duelo válido pela quarta fase do evento principal, ele enfrentou sul-africano Benji Brand, o taitiano O’Neill Massin e o australiano Luke Hynd.

Wesley começou forte, atacando uma esquerda com fortes batidas e rasgadas para descolar 7.93.

Não demorou muito para o paulista ampliar vantagem e ficar em boa situação, assim como O’Neill Massin. O taitiano estava na liderança, seguido pelo brasileiro, quando uma onda surgiu no outside e os dois se cruzaram.

Para os juízes, Wesley forçou a barra para a esquerda e foi punido com interferência, despencando para o quarto lugar. Melhor para o australiano Luke Hynd, que assumiu a segunda posição no livrou-se da repescagem.

 

O garoto de Peruíbe tem uma nova chance de chegar à final, mas para tanto terá de passar por cinco confrontos na repescagem. Seus próximos adversários são o sul-africano Diran Zakarian, o peruano Joaquin del Castillo e o havaiano Kaoli Kahokuloa.

Na Sub 16, o pernambucano Douglas José avançou duas fases e segue vivo no ISA World Junior. O baiano Wallace Júnior chegou a passar por uma fase na manhã desta quinta-feira, mas caiu no duelo seguinte, enquanto o atleta Edher Reis perdeu logo em sua primeira atuação.

 

Douglas, o “Dodô”, passou em segundo lugar em dois confrontos vencidos por norte-americanos – Colt Ward e Jake Marshall. Sua próxima bateria reúne o francês Gatien Delahaye e os australianos Quinn Bruce e Kai Hing, autor de um aéreo full rotation nota 10 na última quarta-feira.

 

Wallace conseguiu uma virada na última onda em seu primeiro confronto, vencido pelo peruano Tomas Tudela. À tarde, ele voltou a entrar em cena e quase conseguiu a classificação na última onda, mas terminou atrás do norte-americano Jake Davis e do sul-africano Matt Mcgilivray.

 

Pernambucano radicado em Ubatuba (SP), Edher Reis caiu na terceira fase da repescagem. Ele teve uma boa chance de virar o duelo nos instantes finais, mas não arriscou nas primeiras manobras e conseguiu apenas 3.87 quando precisava de 4.23.

Exit mobile version