#O local Vetea David, responsável pela introdução do famoso e temido pico de Teahupoo no mapa do surf mundial, foi o campeão do VZ Hinano Trials, as triagens que o colocaram no Billabong Pro Teahupoo, terceira etapa do WCT 2002, encerradas na última segunda (06/05), no Tahiti.
?Poto?, como é conhecido o único surfista tahitiano que integrou a elite mundial, entre os anos de 86 e 97, venceu o havaiano Conan Hayes na final, com os dois conquistando duas vagas para o evento principal em ondas perfeitas de 2 metros.
A terceira vaga de wild card oferecida nas triagens foi para outro surfista local, Heimata Carrol. O início do prazo estipulado para a realização do Billabong Pro Teahupoo começa nesta terça (07/05) e vai até o dia 18.
#Considerado um dos maiores especialistas em Teahupoo, Vetea terminou em quinto na etapa do WCT realizada no local em 99 e agora tem novamente a chance de disputar o título contra os Top 45.
?Sei que agora a batalha é contra os melhores do mundo, mas ainda não estou satisfeito com meu resultado?, disse Poto, que é um dos principais pilotos dos jet-skis que fazem a segurança do evento.
?Quero causar algum estrago no caminho. Esperei por um ano para enfrentar os melhores e será logo contra o Andy (Irons). Estou pronto, física e mentalmente, e quero superar meu último resultado aqui (quinto)?, declarou o tahitiano.
#Ontem publicamos que o potiguar Danilo Costa entraria no evento como substituto do australiano Mark Occhilupo, que teria desistido de competir devido a uma contusão. Porém, segundo a assessoria de imprensa da ASP, Occy está bem e aparece na oitava bateria do primeiro round, contra o compatriota Jake Paterson e o trialista Heimata Carrol.
Danilo continua como o primeiro na lista de alternates e substitui qualquer surfista que abandone a prova por motivo de contusão. Já o catarinense Neco Padaratz, ainda segundo a assessoria, desistiu de competir em Teahupoo e, de acordo com as regras da ASP, sua vaga foi para a Federação de Surf do Tahiti.
No ano passado Neco passou maus bocados em Teahupoo, e esse pode ser um dos motivos que o levaram a abandonar a etapa esse ano. Mas, é pura especulação, pois os motivos reais da desistência do catarinense ainda são desconhecidos.
#Outro problema que aflige os competidores é o bloqueio de cerca de 50 pranchas na Nova Zelândia. Os organizadores estão tentando junto aos oficiais da companhia aérea responsável uma solução para a questão.
Entre os surfistas que tiveram seu equipamento retido estão os australianos Mark Occhilupo, Luke Egan, Ritchie Lovett, Jake Paterson e Luke Hitchings, bem como Layne Beachley, Kate Skarratt, Heather Clark e as novatas Amee Donohoe e Samantha Cornish.
A competição teve início nesta terça em ondas perfeitas de 2 a 3 metros, e os organizadores reformularam a ordem das baterias em consideração aos competidores que estão sem seu equipamento pessoal. Por isso, apenas nove baterias serão realizadas hoje.
Para mais informações acesse o site www.aspworldtour.com . Confira a cobertura on-line no site oficial do evento: www.billabongpro.com .
#Billabong Pro Teahupoo ? primeira fase
1) Taylor Knok (EUA), Trent Munro (AUS) e Rodrigo Dornelles (BRA).
2) Kalani Robb (HAW), Lee Winkler (AUS) e Marcelo Nunes (BRA).
3) Richard Lovett (AUS), Luke Egan (AUS) e Darren O?Rafferty.
4) Sunny Garcia (HAW), Shane Powell (AUS) e Beau Emerton (AUS).
5) Joel Parkinson (AUS), Dean Morrison (AUS) e Paulo Moura (BRA).
6) CJ Hobgood (EUA), Renan Rocha (BRA) e Vitor Ribas (BRA).
7) Daniel Wills (AUS), Nathan Hedge (AUS) e Phillip MacDonald (AUS).
8) Jake Paterson (AUS), Mark Occhilupo (AUS) e Heimata Carrol (TAH).
9) Andy Irons (HAW), Nathan Webster (AUS) e Vetea David (TAH).
10) Cory Lopez (EUA), Flávio Padaratz (BRA) e Conan Hayes (HAW).
11) Kieren Perrow (AUS), Fábio Gouveia (BRA) e Shane Dorian (HAW).
12) Mike Lowe (AUS), Maz Quinn (NZL) e Luke Hitchings (AUS).
13) Shea Lopez (EUA), Russell Winter (GBR) e Michael Campbell (AUS).
14) Damien Hobgood (EUA), Greg Emslie (AFR) e Paul Canning (AFR).
15) Taj Burrow (AUS), Pat O?Connell (EUA) e Guilherme Herdy (BRA).
16) Peterson Rosa (BRA), Mick Fanning (AUS) e Kelly Slater (EUA).