A terceira fase do Super Surf em Itacaré, segunda etapa do circuito 2002, aconteceu nesta sexta (24/05) em ótimas ondas de até 1,5 metros na praia da Tiririca, Bahia.
O dia amanheceu chuvoso e cinzento e o mar mexido, mas no decorrer do período o sol apareceu, o mar alinhou e boas séries proporcionaram um show para o público, que não pára de aumentar na cidade.
Logo na terceira bateria já deu pra perceber o fato que mais chamaria a atenção no resto do dia: o domínio dos veteranos. Das sete baterias envolvendo surfistas acima dos 30 anos, eles venceram seis.
O baiano Jojó de Olivença, 34 anos, derrotou por mais de dez pontos de diferença o radical santista Renato Wanderley, 27 ? 21.57 x 11.51.
Depois foi a vez de o potiguar Joca Júnior, 32 anos, superar o conterrâneo vice-campeão da primeira etapa Fabrício Junior, 24 anos, por uma margem apertada ? 14.37 contra 13.60 pontos.
Na nona bateria mais uma surpresa: o sempre competitivo Wagner Pupo, 33 anos, superou o jovem talento de Bernardo Pigmeu, 18 anos. Na 11a o pernambucano Sávio Carneiro, 31, deu sorte e achou a onda salvadora nos minutos finais, para eliminar o carioca Anselmo Correia, 21 anos.
Na 13a Otávio Lima, recém-chegado na classe dos 30, despachou o surfista local Flávio Costa, que tinha torcida incentivando e perdeu por falta de calma na hora de esperar a onda certa. E o eterno grommet Tinguinha Lima, 38 anos, o mais velho do circuito, abusou da experiência para deixar Alexandre Almeida, 27, precisando de um 9 para virar a bateria.
A única baixa deste exército de guerreiros foi o paulista Jair de Oliveira, 31, que sucumbiu à artilharia pesada do sergipano Romeu Cruz, 28 anos, na sétima bateria. Com a eliminação do líder e vice do circuito, novos candidatos à ponta do ranking surgirão neste final de semana.
Depois da masculina, foi a vez das mulheres disputarem a terceira fase do evento. Na primeira bateria, Andréa Lopes e Viviane Maria despacharam a jovem Cláudia Gonçalves.
Na segunda, Brigite Mayer e Francisca Pereira venceram Renata Franco, e na terceira Alcione Silva e Jacqueline Silva eliminaram embora Suelen Naraísa.
Por fim, na quarta e última bateria do dia, Alessandra Vieira e Tita Tavares derrotaram Juliana Guimarães. Neste sábado a competição terá inicio às 10 horas e as expectativas são as melhores possíveis.