Festival Suprema

Vicentinos fazem a festa

0

Jéssica Marques vence categoria Open Feminino. Foto: Roberto Grandini.

Com mais de 100 competidores de São Vicente (SP) e de cidades vizinhas, aconteceu no último final de semana (5 e 6/9) na praia do Itararé, o Festival São Vicente Suprema de Surf 2009.

No sábado, sol e boas ondas de até 1 metro. Já no domingo o céu fechou pela manhã e trouxe chuvas torrenciais por alguns minutos, mas sem estragar as ondas.

O Stand up foi uma categoria de apresentação. No Feminino, quatro sereias entraram no mar com suas embarcações e remos na mão. Milena Amaral, campeã na modalidade bodyboard por diversas vezes, levou o título para casa.

Depois de vê-las felizes e cheias de energia, foi a vez do Stand up Masculino entrar em ação. Daniks Fischer exibiu que é bom tanto no remo como no surf e garantiu o troféu.

Darcio Dias sai do Guarujá e conquista a Open Masculino. Foto: Roberto Grandini.

 

Nas categorias Longboard Escolinha, jovens promissores de escolas de surf da mesma praia do Itararé uniram-se e também participaram das comemorações.

 

Gisele Cabral, 18, foi a força da categoria Feminino e levou para sua Escola Pública de Surf um troféu e uma prancha novinha em folha.

Marlon Lima, colega de classe de Gisele, competiu na Longboard Escolinha Masculino somente ao lado de Thiago Dias, pois os outros dois adversários não vieram. Marlon surfou melhor e ganhou uma pranchinha branca pronta para cair no mar.

Depois os alunos mudaram de prancha. Julia Santos, revelação da Escola Ordem e Progresso na primeira etapa do Circuito A Tribuna de Surf Colegial, provou que é boa aluna e venceu na categoria Escolinha Prancha Feminino.

 

No Masculino, Luan Rosa reforçou a hegemonia da escola Municipal de São Vicente e também levou uma prancha para casa.

Para encerrar o dia, mais três categorias caíram no mar. Marcelinho do Tombo pegou uma bicicleta, um pranchão e pedalou do Tombo, no Guarujá, até o Itararé para participar do festival na categoria Longboard.

Feliz apenas por competir, ele estragou a festa do vicentino Beto Garcia. Beto estava na frente e, antes de sair do mar para comemorar, Marcelinho pegou uma direita e somou o que precisava.

 

Na categoria Open Maculino vitória difícil, mas conquistada com segurança. Darcio Dias também saiu do Guarujá, desta vez das Pitangueiras, e voltou carregado com prancha e o troféu. Estudante de administração, hoje ele aposta no surf universitário.

 

De volta a São Vicente, ele reconheceu o esforço de Daniks. “Como ele pega onda, eu vim aqui prestigiar o evento”, afirma Darcio Dias.
 
Assim como começou o festival, as mulheres encerraram a festa no domingo. Jéssica Marques é cria da cidade. Já enfrentou campeãs da modalidade em diversos campeonatos e não esconde o desejo de querer continuar.

 

Vitoriosa em vários circuitos, ela não perdeu a chance de participar e faturou a categoria Open Feminino, uma prancha e o direito de sonhar, pois surf ela tem, o que falta é gente para apostar.
 
Daniks Fischer agradeceu o investimento dos apoiadores. “Estaremos sempre colaborando para que jovens encontrem o caminho do bem”, diz Daniks.

 

O artista plástico Aloysio Pereira fez a mão cada um dos troféus. Uma faixa foi estendida com apelo pela Baía de São Vicente, onde perto da Ponte Pênsil o fundo já não é mais o mesmo. A obstrução por acúmulo de lixos e a falta de limpeza sistemática provocam mortes no mar, acaba com o ambiente marinho e o direito de pescar.

Resultados
 
Open

1 Darcio Dias
2 Rodrigo Metrinho
3 Adriano Maciel
4 Maxwell Ribeiro

Longboard

1 Marcelinho do Tombo
2 Beto Garcia
3 Tiago Bulhões
4 Sidney Batista

Feminino

 

1 Jéssica Marques
2 Julia Santos
3 Vitória Tebet
4 Aline Rulli
5 Tatiana Ferreira

Escolinha Prancha Feminino

 

1 Julia Santos
2 Gisele Cabral
3 Bianca Fernandes
4 Rafael Maduro

Escolinha Prancha Masculino

 

1 Luan Rosa
2 Arthur Toledo
3 Marlon Lima
4 Vitor Figueira

 

Escolinha Longboard Feminino

 

1 Gisele Cabral
2 Danete Lopes
3 Bianca Fernandes
4 Yara Mazieiro

Escolinha Longboard Masculino

 

1 Marlon Lima
2 Thiago Dias

Stand up Feminino

 

1 Milena Amaral
2 Monica Pasco
3 Verônica Guerra
4 Suzete Vilela
 
Stand up Masculino

 

1 Daniks Fischer
2 Beto Garcia
3 Marcelo Costa
4 Rafael Maduro