Sol, praia cheia, ondas de até 1 metro mexidas pelo vento e disputas acirradas marcaram o último dia da segunda seletiva do Quiksilver King Of The Groms 2011, encerrada no último domingo na praia do Tiririca, Itacaré (BA).
Em uma das baterias mais disputadas da competição, o paulista Victor Bernardo, 14, venceu o também paulista Deivid Silva, 16, e garantiu, ao lado do catarinense Yan Daberkow, a vaga para representar o Brasil no Mundial Sub 16 que acontece entre 4 e 13 de outubro na França.
Victor esteve bem durante toda a prova e com um surf de alto nível, conseguiu arrancar dos juízes – no terceiro round da competição – a melhor nota do primeiro dia de evento (8.00).
Nas quartas-de-final, o paulista eliminou o baiano Erick Moraes em uma bateria disputada onda a onda (10.15 a 8.80) e na semifinal, levou a melhor sobre o capixaba Alexandre Escobar.
Com manobras expressivas, o guarujaense Deivid Silva obteve a melhor nota da competição (8.45), conquistada na semifinal contra o pernambucano Gabriel Farias, que na primeira bateria das quartas-de-final, eliminou o carioca Pedro Pinto depois de tirar um tubo, seguido de uma batida muito bem executada.
Durante a final, Deivid Silva, surfista da prainha Branca, Guarujá (SP), liderou boa parte da bateria. O atleta viu a vitória muito de perto quando conquistou um 7.30 pontos, melhor onda até aquele momento, e deixou Victor precisando de 9.30 pontos para virar.
Mas o que parecia quase impossível aconteceu, e Victor achou um tubo, foi recompensado pelos juízes e venceu o confronto.
“É um título muito importante para minha carreira. Estou muito feliz em poder representar o meu país na França ao lado do Yan”, diz o jovem surfista.
“É uma pena que mais uma vez bati na trave e que este foi o meu último ano no Groms. Mas sei que dei o melhor de mim. Vou continuar treinado forte”, lamenta Deivid Silva.