Victor Ribas e Tita Tavares vencem o SuperSurf de Itacaré

0

Tita Tavares vence a etapa em Itacaré e é a nova campeã brasileira. Foto: Nilton Santos / Divulgação SuperSurf.
Na última segunda-feira, o cabo-friense Victor Ribas faturou um brilhante terceiro lugar na etapa do WCT e do pódio dos Estados Unidos voou direto para o litoral Sul da Bahia, onde neste domingo conquistou sua primeira vitória na história do SuperSurf e faturou a quarta Volkswagen Saveiro SuperSurf, o carro oficial do Circuito Brasileiro de Surf Profissional, do ano.

 

Quem também garantiu um carro novo em Itacaré foi a cearense Tita Tavares, que se sagrou bicampeã da etapa baiana na Praia da Tiririca e confirmou por antecipação o título brasileiro da temporada, levando uma das duas Parati Cross-Over.

 

 

A outra será disputada por 12 surfistas na etapa

Com a vitória na Bahia, Victor Ribas entra na briga pelo título brasileiro da temporada. Foto: Nilton Santos / Divulgação SuperSurf.
final do SuperSurf 2003, que foi transferida para os dias 22 a 26 de outubro na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). 

 

“Ter um carro é um sonho que eu sempre quis realizar e na metade do ano eu sonhei de verdade dirigindo um carro e isso me fez acreditar ainda mais que este prêmio seria meu”, contou Tita Tavares, que no último dia do SuperSurf de Itacaré derrotou duas surfistas de Saquarema, Alessandra Vieira na semifinal e Taís de Almeida na decisão.

 

 

“A final foi muito difícil. A Taís ficou na frente o tempo todo e eu fiquei lá dentro pedindo para Netuno uma onda boa. Quando veio aquela direita eu falei, ‘ah, vai ser agora que eu vou

Tadeu Pereira ficou com o segundo lugar e segue com chances de ser o campeão brasileiro de 2003. Foto: Nilton Santos / Divulgação SuperSurf.
tirar um 6 ou um 7′, porque eu tava precisando de uns 5 e pouco”, falou Tita, que nessa onda recebeu uma nota 6,83 para fechar o placar em 12,50 x 11,33 pontos.

 

“A Taís está surfando muito bem e deu muito trabalho, mas graças a Deus consegui atingir meu objetivo que era vencer aqui de novo e ganhar o primeiro carro da minha vida”. 

 

Apesar do vice-campeonato, Taís de Almeida ficou satisfeita com seu resultado no SuperSurf de Itacaré. “Está bom, porque é minha primeira final no SuperSurf deste ano. Acho que dei um pouco de azar. Eu fiquei na frente a bateria inteira, só que a Tita é a Tita e ela pode virar o resultado em qualquer onda. Mas, ela merece porque vem batalhando há muito tempo por

Taís de Almeida ficou em segundo lugar, depois de liderar a bateria final. Foto: Nilton Santos / Divulgação SuperSurf.
isso. E eu vou voltar com tudo no ano que vem para tentar o título brasileiro, porque nesse não deu”, falou Taís, vice-campeã brasileira de 2002.

 

 

Já no masculino, com a derrota do líder Peterson Rosa (PR) para Sávio Carneiro (PE) nas oitavas-de-final, 12 surfistas chegam à última etapa do SuperSurf 2003 em Saquarema (RJ) com chances de conquistar a Parati Cross-Over, prêmio para os campeões brasileiros da temporada.

 

Um deles é o cabo-friense Victor Ribas, que venceu o SuperSurf de Itacaré derrotando o paulista Tadeu Pereira por 13,16 x 10,60 pontos na grande final. “A gente é da mesma geração e ele começou muito bem na final, fazendo até com que eu pensasse que essa não seria a minha vez de vencer no SuperSurf. Gosto muito do Tadeu, torço muito por ele, mas as ondas vieram, eu consegui virar e dedico esta vitória ao meu filho (Lucas), que está com 6 meses e 3 semanas de vida”, disse Victor Ribas, também muito contente com o prêmio recebido pela vitória, a Volkswagen Saveiro SuperSurf.

 

Em boa fase, Vitinho voou da Califa direto pra Bahia, onde venceu e ainda descolou uma caranga zero. Foto: Nilton Santos / Divulgação SuperSurf.
“Estou amarradão e vou usar o carro com certeza. A gente tem que aproveitar que a estrela brilhou lá na Califórnia, continuou brilhando aqui na Bahia e vou tentar fazer com que ela brilhe também lá em Saquarema, já que eu agora entrei na briga pelo título brasileiro também”, deseja Vitinho, que proporcionou grandes momentos na Praia da Tiririca.

 

No sábado, derrotou o amigo Fábio Gouveia nos segundos finais da bateria e depois tirou o último baiano da competição, Flávio Costa, nas quartas-de-final. No domingo, passou por Alexandre Almeida (RJ) na semifinal antes de derrotar o paulista Tadeu Pereira na decisão.

 

“Quando virei aquela bateria com o Fabinho, eu senti que tinha alguma coisa boa reservada para mim, porque foi sempre assim comigo”, lembrou Vitinho.

 

Depois de ficar um tempão sem patrocínio, Tita Tavares é recompensada com o título de campeã brasileira. Foto: Nilton Santos / Divulgação SuperSurf.
Já Tadeu Pereira, se vencesse o SuperSurf de Itacaré bateria um recorde na história da ABRASP, o de campeão de etapa com mais idade. Ele tem 34 anos e superaria Tinguinha Lima e Fábio Gouveia, que venceram com 33 anos de idade.

 

Para chegar à grande final, ele superou grandes valores da nova geração, como Maicon Rosa (PR) nas oitavas-de-final, Renato Galvão (SP) nas quartas e Anselmo Correia (RJ) nas semifinais.

 

“A gente sempre quer vencer, mas estou muito contente com o segundo lugar, porque o Vitinho está surfando muito bem e mereceu o título. Para mim, foi bom porque mais uma vez eu vou chegar na etapa final da temporada com chances de conquistar o título brasileiro e vou com tudo lá para Saquarema, que sempre tem boas ondas, principalmente em outubro, quando as ondulações são bem constantes em Itaúna”, destacou Tadeu Pereira, que subiu para a quarta colocação no ranking, enquanto Vitinho pulou do 31o. para o 11o. lugar na classificação geral.

 

O  SuperSurf 2003  é uma realização do Grupo Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) e tem como patrocinadores a Vokswagen Saveiro SuperSurf e TIM, com co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Wagon, Bleat e Revista Hardcore. Esta quarta etapa ainda contou com o importante apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré, Rádio Gabriela FM e ACERTI.

 

Resultados completos no www.abrasp.com.br

 

SuperSurf 2003
 
1 Peterson Rosa (PR) 2630
2 Leonardo Neves (RJ) 2510
3  Flávio Costa (BA) 2370
4 Sávio Carneiro (PE) 2290
4 Tadeu Pereira (SP) 2290
6 Marcelo Trekinho (RJ) 2260
7 Renato Galvão (SP) 2170 
8 Lucinho Lima (CE) 2160
8 Anselmo Correia (RJ) 2160
10 Eric Miyakawa (SP) 2130 
11 Dunga Neto (CE) 2120 
11 Victor Ribas (RJ) 2120 
13 Maicon Rosa (PR) 2110
14 Odirlei Coutinho (SP) 2040 
15 Wagner Pupo (SP) 2030 
15 Alexandre Almeida (RJ) 2030

 

Ranking Brasileiro Feminino

 

1 Tita Tavares (CE) 3610
2 Silvana Lima (CE) 3180
3 Suelen Naraisa (SP) 3090
4 Andréa Lopes (RJ) 2570
4  Alessandra Vieira (RJ) 2570