Victor Ribas é uma das atrações em Itacaré

Vitinho mostrou todo seu conhecimento de tube rider ao estrear na competição

Vitor Ribas descolou um terceiro lugar nos EUA e seguiu direto para o SuperSurf na Bahia. Foto: Ricardo Macario.
Na última segunda-feira, ele estava disputando baterias decisivas contra os melhores surfistas do mundo na Califórnia, conquistando um brilhante terceiro lugar no pódio da etapa norte-americana do WCT (World Championship Tour) em Trestles.

 

E dos Estados Unidos, o cabo-friense Victor Ribas seguiu direto para o Sul da Bahia, especialmente para competir na quarta e penúltima etapa do SuperSurf 2003. Depois de faturar um prêmio de US$ 10 mil, ele vem tentar melhorar a 31a posição que ocupa no ranking brasileiro, pois ainda não conseguiu passar mais de uma bateria em cada prova que disputou.

 

Vitinho é um dos pré-classificados que só estréiam na terceira rodada do SuperSurf, mas algumas estrelas já começam a competir logo no primeiro dia em Itacaré, como os ex-integrantes da elite mundial do WCT, Renan Rocha (SP) e Rodrigo Dornelles (RS). E a líder do ranking Tita Tavares vai inaugurar a competição feminina na primeira bateria.

 

Mas, se o Rio de Janeiro vibra com o resultado de Victor Ribas no WCT, lamenta a contusão de última hora do jovem carioca Gustavo Fernandes no final de semana passado, que teve que cancelar sua participação no SuperSurf de Itacaré. Ele venceu a primeira seletiva sul-americana para o Mundial Pro Junior da ASP em São Sebastião (SP) e vinha de uma bela campanha nas etapas do WQS realizadas na Europa, sendo semifinalista no 4 estrelas da Inglaterra.

 

Enquanto alguns perdem, outros ganham e cinco Estados estarão reforçados no SuperSurf de Itacaré. A Bahia aproveitou bem o fato de sediar a penúltima etapa da temporada e já dobrou o seu número de competidores na praia da Tiririca.

 

Flávio Costa vem de um bom resultado em Ubatuba e representa a Bahia na penúltima etapa do circuito. Foto: Ricardo Macario.

Wilson Nora, Jerônimo Bonfim, Denis Tihara e Aline Chaves estão confirmados para se juntar a Jojó de Olivença, Armando Daltro, Cristiano Spirro e Flávio Costa, que vem de um excelente resultado na etapa passada do circuito brasileiro.

 

Em Ubatuba (SP), ele barrou o tricampeão brasileiro Peterson Rosa (PR) nas semifinais, só perdendo para o defensor do título do SuperSurf, Leonardo Neves (RJ), na grande final. Além deles, mais dois baianos podem ser chamados para completar a lista dos 11 ausentes no SuperSurf de Itacaré.

 

Já o Rio Grande do Sul terá três representantes na Bahia, com Rodrigo Dornelles e Ricardo Azevedo competindo pela segunda vez ao lado do único gaúcho da elite nacional, Daison Pereira. O Ceará já possui o terceiro maior esquadrão no SuperSurf 2003, com Heitor Alves elevando para onze o número de surfistas do Estado.

 

Os seis atletas do Rio Grande do Norte terão a companhia da jovem Krishna de Souza. E o Estado de Alagoas, que tinha o campeão do SuperSurf de Itacaré no ano passado, Tânio Barreto, e Karina Barbosa, ganhou o reforço de Marcondes Rocha.

 

Além de Gustavo Fernandes, outros sete integrantes da elite nacional masculina e três da feminina não vão competir na única etapa nordestina do SuperSurf 2003. O maior desfalque seria entre os representantes de São Paulo, mas Tinguinha Lima, Piu Pereira e Marcos Quito acabaram substituídos por Renan Rocha, Saulo Junior e Edgley Santos, porém nenhuma paulista irá ocupar os lugares de Renata Franco e Alice Santos.

 

O Rio de Janeiro também não terá ninguém para as vagas abertas pelas ausências de Gustavo Fernandes, Leonardo Trigo e Ana Paula Mello. E Santa Catarina é a outra única equipe que estará reduzida na Bahia. Apesar de Guilherme Ferreira ter ficado com uma vaga dos faltosos, Fábio Carvalho abandonou a carreira no SuperSurf e Thiago Machado está contundido.

 

O paranaense Alessandro Puga também não compete, mas depois de uma temporada na Itália, Michaela Fregonese está de volta e defenderá o Paraná com os irmãos Peterson e Maicon Rosa e Jihad Kohdr, mantendo o mesmo número de quatro representantes na Bahia. Já os estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Maranhão e Espírito Santo, não tiveram mudanças no seu quadro de surfistas.

 

As disputas começam às 8:30 horas desta quarta-feira na Praia da Tiririca e as finais ocorrem no próximo domingo em Itacaré.

SuperSurf 2003
 
1 Peterson Rosa (PR) 2130
2 Leonardo Neves (RJ) 2110
3 Marcelo Trekinho (RJ) 1860
4 Lucinho Lima (CE) 1840
5 Flávio Costa (BA) 1760
6 Sávio Carneiro (PE) 1680
7 Eric Miyakawa (SP) 1630
7 Wagner Pupo (SP) 1630
9 Dunga Neto (CE) 1620
10 Maicon Rosa (PR) 1610
11 Renan Rocha (SP) 1560
11 Renato Galvão (SP) 1560
13 Tânio Barreto (AL) 1510
13 Armando Daltro (BA) 1510
15 Odirlei Coutinho (SP) 1430
15 Tadeu Pereira (SP) 1430
15 Anselmo Correia (RJ) 1430

 

Ranking Brasileiro Feminino
 
1 Tita Tavares (CE) 2610
2 Suelen Naraisa (SP) 2590
3 Silvana Lima (CE) 2450
4 Andréa Lopes (RJ) 2070
5 Alessandra Vieira (RJ) 1840

 

Exit mobile version