Com direito a demonstrar as suas habilidades também na capoeira, o campeão mundial do WCT, Gabriel Medida deu as boas vindas aos participantes da Final do Rip Curl Grom Search Internacional, apresentada por GoPro, no final da tarde da segunda-feira (27), na praia de Maresias, em São Sebastião. Literalmente no quintal de casa, Medina mostrava-se feliz em reviver o que já passou cinco anos atrás, quando foi campeão desse mesmo evento, na Austrália, em 2010, dando o impulso à sua carreira.
O campeonato é realizado no Brasil pela primeira vez, justamente para homenagear o campeão do WCT e ele fez as vezes de anfitrião, com discurso, muitas fotos e interação com os novos talentos e até mesmo um jantar. Em sua fala, em inglês destacou que aprendeu o idioma justamente por causa desse campeonato e ensinou o termo “Tamo Junto” em português, fazendo os atletas de Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, França, Espanha, Argentina, Chile e Costa Rica repetirem em voz alta.
As disputas serão realizadas nos dois dias que apresentarem as melhores condições de ondas até o domingo (3). São 16 competidores, oito no masculino e oito no feminino, todos com idade limite de 16 anos. Na cerimônia de abertura, realizada no Hotel Coconuts Maresias, os surfistas desfilaram com as bandeiras de seus países. Depois, acompanharam uma demonstração de capoeira, conhecendo um pouco mais da cultura do Brasil.
Na sequência, os mestres do esporte chamaram os novos valores para aprenderem um pouco do jogo. Na roda de capoeira, o primeiro a entrar foi Gabriel Medina, que mostrou ter habilidade nos golpes. “Nunca treinei. É só de olhar. Gosto muito”, comentou o campeão, que acabou incentivando os competidores a também tentarem, num momento de total descontração e interação.
Gabriel ainda pretende acompanhar as finais e também terá um dia para surfar com os 16 atletas em alguma praia do litoral norte. Sem pressão, em casa, o campeão do WCT falou do prazer em ser o hostess da molecada. “É muito bom estar em casa, ainda mais recebendo essa nova geração. É uma honra ter esse campeonato em Maresias. É legal estar assistindo eles de perto. Já passei por isso em 2010”, afirmou Medina, rodeado pelos atletas.
Apesar de falar que ainda é um iniciante para dar conselhos aos mais novos, ele sabe que sua presença é um grande incentivo aos competidores. “Em 2010 não tive ninguém do WCT que pudesse me dar um toque. Acho legal ter um exemplo, alguém lá de dentro do WCT, para interagir com eles esses dias, passar como é. E quero compartilhar com eles”, comentou.
“Para mim ainda é difícil dar conselhos, ainda estou me acostumando com isso. o que tento passar é treinar bastante, confiar e ter muita fé, porque no nosso esporte precisamos muito desses fatores, e dar seu máximo, como se fosse o seu último dia competindo”, destacou Gabriel Medina.
Feliz por estar em casa, fugindo de toda a pressão (surfou de manhã tranquilamente), ele revelou um dos principais motivos que o atraem para Maresias. “É onde descanso, tenho minha família, fico longe de um monte de gente em volta e tem a comida, sinto muita falta disso”, disse.
A organização do campeonato analisará as condições do mar e na quarta-feira anunciará se as disputas começam na quinta ou sexta-feira, dia que a previsão aponta com as melhores ondas. Enquanto a disputa não é realizada, os atletas surfarão em Maresias e outras praias de São Sebastião. Também está previsto uma sessão de surf no “secret spot” em uma praia, com ida de barco e presença de Gabriel Medina.
BRASILEIRO – Nesta segunda-feira, foi realizada a final nacional do Rip Curl Grom Search, que teve Medina como espectador. O catarinense Anderson Júnior e a carioca Luara Thompson faturaram os títulos, garantindo as vagas para representar o Brasil na final internacional do evento, em 2016.
Entre as meninas, Luara superou a catarinense Thainá Hinckel, grande revelação do esporte, com apenas 11 anos, enquanto que no masculino Anderson Júnior teve como rivais diretos os paulistas Alax Soares e Gabriel Ramos.
A Final Internacional do Rip Curl Grom Search em Maresias é apresentada por GoPro – Be a Hero, com apoios de Posca e Coconut’s Maresias Hotel. Colaboração da Federação Paulista de Surf, Prefeitura de São Sebastião, Associações de Surf de Maresias (ASM) e de São Sebastião (ASSS). Cobertura da Revista Fluir e Site Waves, com divulgação da FMA Notícias e realização da Rip Curl.