Local da paradisíaca e protegida onda de Serrambi, no litoral sul de Pernambuco, o prodígio Luiz “Louie” Fernandes Vieira tem 8 anos e já é uma figura bastante conhecida na cena do surf e do skate no Nordeste.
Com apenas 6 anos ele conseguiu um feito inédito para um garoto da sua idade: descer de diversos cantos o bowl do famoso Parque Dona Lindu, projetado por Oscar Niemeyer, na Avenida Boa Viagem, em Recife (PE).
Nenhuma outra criança havia encarado com tanto vigor as poderosas descidas do pico. Seu antecessor tinha 10 anos. Depois desta e outras proezas, Louie ganhou diversos títulos nacionais e estaduais, tornando-se um dos principais destaques de sua categoria.
O surf foi apresentado a ele com 7 anos por seu pai, que o levou para aprender nas ondas da praia da Pipa, em Tibau do Sul (RN). Na primeira investida, o garoto ficou de pé e só desceu da prancha quando encontrou a areia.
Nos meses seguintes, ir surfar era o “highlight” de cada dia e a evolução não foi diferente quando o assunto era skate.
Louie bateu outro recorde: foi o mais novo atleta a encarar as ondas da Laje do Bode, em Fernando de Noronha (PE), num dia de quase 2 metros sólidos de vários tubos e um line up composto por vários profissionais, surfistas locais e até uma equipe de meninas fazendo a gravação de um programa de TV.
Depois de minutos de tensão, Louie dropou um “pacote” de 2 metros e foi reto com uma base estilo Waimea, no Hawaii, completando a onda até a beira. Logo mais chegará sua vez de aprender a arte de entubar.
Louie conta com o patrocínio de marcas como a Extreme Club, shapes EO-Beto Santos e Ricardo Marroquim Jr., laminação da First Glass, e é atleta da marca Cyclone, indicado ao time pelas mãos de Halley Batista.