Os quatro novos campeões estaduais de surf serão conhecidos neste domingo (14/10), com as baterias decisivas da terceira etapa do Okdok Paulista de Surf, na praia de Itamambuca, em Ubatuba.
As disputas prometem praia lotada, com sol, calor e boas ondas, ?ingredientes? importantes para a final de um grande circuito. Neste sábado, com areia lotada, o mar reagiu bem, com ondas chegando a 1,5 metros, e o destaque ficou com a categoria Open.
Depois de dois rounds disputados e os atletas já classificados para as quartas-de-final, seis candidatos seguem com chances de chegar ao título. O então líder do ranking, Robert Lima, de Guarujá, perdeu nas oitavas, favorecendo Vinicius Batista, de São Vicente, agora o competidor com melhores chances de erguer a taça. Se avançar à semifinal, ele já diminui o número de concorrentes para três.
?As coisas estão indo. Cheguei para competir em Ubatuba só pensando em surfar bem. Acredito que o título é fruto de um trabalho bem feito?, disse Vinícius, que está com 24 anos de idade e é filho do shaper e ex-competidor, Luiz Bocão. ?As ondas estão boas e vou manter a mesma estratégia, escolhendo duas ondas boas na bateria?, comentou Bico, como também é conhecido o surfista.
Na sexta-feira, ele chegou à final da segunda etapa (adiada em julho, no Guarujá), terminando em quarto lugar. ?Não peguei ondas. Poderia estar mais tranqüilo ainda, se tivesse ido melhor?, lamentou o atleta, que fatura o título com o segundo lugar na etapa, independente dos outros resultados, após a eliminação de Robert Lima. ?Não torci contra ele. Até porque ele é meu amigo. Campeonato é assim mesmo. Tem dias que vamos bem e outros não?, complementou.
Dos seis surfistas com chances de chegar ao caneco, quatro estão na mesma bateria, incluindo Vinícius Batista. Ele enfrentará Rodrigo Silva, de Guarujá, Fábio Batata, de Ubatuba, e Adriano Camargo, de São Sebastião. Dependendo da combinação dos resultados, Vinícius pode festejar a conquista ainda na semi.
Também seguem na briga o ubatubense Emerson Santos (vencedor da etapa na sexta-feira) e o guarujaense Dárcio Dias. Nas disputas de sábado, o principal nome foi Emerson Silva, de Guarujá, que garantiu uma onda 9,25. As disputas recomeçam neste domingo às 8 horas. As semifinais serão realizadas a partir das 11h15 e as finais, às 13h30.
O Okdok Paulista de Surf tem os patrocínios de Supatech e Brisbane – tecidos com qualidade Santa Inês ? e de Sticle Malhas. Co-patrocínio da Eberle, Kyw, Jungle Beach e Aerosurf, com a colaboração da Prefeitura de Ubatuba e Associação Ubatuba de Surf e Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. Organização: Federação Paulista de Surf.