Nelscott Reef Pro / Am

Brazucas eleitos

Vinicius dos Santos, Jaws, Havaí.

1200x800
Vinicius dos Santos desce a ladeira em Jaws: catarinense foi o mais votado entre 55 surfistas candidatos à alternate. Foto: Arquivo pessoal.

 

O catarinense Vinicius dos Santos e os baianos Lapo Coutinho e Yuri Soledade entraram na lista de alternates do Nelscott Reef Pro / Am, evento de ondas grandes que acontece na cidade de Lincoln, no estado do Oregon (EUA), e está com a janela de espera aberta até o dia 31 de março de 2018.

 

Dentre os 55 listados, apenas os 15 mais votados pelos internautas iriam compor a lista de substitutos no caso de algum atleta entre os 24 convidados não possa disputar o evento. Vini dos Santos será o primeiro alternate, enquanto Yuri o oitavo e Lapo o 11o.

A competição já conta com os brasileiros Lucas Chianca, o “Chumbinho”, entre os 24 convidados na categoria Masculino, além de Andrea Moller, Silvia Nabuco e Nicole Pacelli no Feminino.

Desde quando a lista de alternates foi disposta pelo site oficial do evento norte-americano, para votação na internet, o catarinense de 27 anos começou a receber votos em larga escala, se destacando entre os outros atletas na eleição.

 

Vinicius dos Santos é natural de Florianópolis, local da praia da Joaquina e filho dos imbitubenses, Eloi Figueiredo e Silvia Santos – irmã do conhecido surfista, Carlos Santos. Além disso, ele é salva-vidas comunitário há sete anos.

 

1280x719
Laje da Jagua será a pista de treinos do big rider. Foto: Luis Reis.

 

“Estou muito feliz com tudo o que vem acontecendo para mim. É o momento de ascensão na minha carreira. Tenho dois campeonatos de ondas grandes em vista, o da praia do Cardoso, em Laguna, e em Nelscott Reef, nos Estados Unidos”, diz o surfista que ficou quase 2 mil votos à frente do segundo colocado, o norte americano de Los Angeles (EUA), Jake Fishman.

 

Em Florianópolis, neste domingo (22), Vini comemorou com a família e amigos, a chance de colocar em prática alguns anos de treinamento e viagens feitas para sua evolução no surfe de ondas grandes e desafiadoras como Waimea, Pipeline e Jaws, no Havaí, e Puerto Escondido, no México.

 

Agora Vini se prepara para o evento numa das maiores ondas do Hemisfério Norte. Para isso, ele pretende treinar forte nos maiores swells que entrarem no Sul do Brasil.

 

“Nunca surfei em Nelscott Reef, sei que é uma onda muito poderosa e gelada do Oceano Pacifico, localizada no estado do Oregon, perto da Califórnia, nos Estados Unidos. Quebra para os dois lados. Vou treinar na laje de Jaguaruna, no Cardoso e se tiver tempo em Mavericks, para obter mais ritmo em ondas pesadas”, comenta Vinicius.

1400x782
Baiano Lapo Coutinho também entra na lista como o 11o mais votado. Foto: Bruno Lemos / Sony Brasil.

 

Sobre os votos que recebeu, Vini destaca os amigos que fez no Brasil e pelo mundo, principalmente em Imbituba e Florianópolis, a família, e seus colegas do curso de Ciências Agrárias na Universidade Federal de Santa Catatina (UFSC).

 

“Acho que o fato de ser local na praia da Vila e da Joaquina, ajudou muito com a votação. Mas, não posso esquecer dos meus colegas do Centro de Ciências Agrárias da UFSC, família e amigos que ajudaram a viralizar essa campanha nas redes sociais”, comemora.

“Quero agradecer também aos meus colegas de salvamento que me ensinaram muito sobre mar. Ao meu pai, Eloi que me iniciou a surfar aos 4 anos de idade. Ele é o meu surfista favorito. E não posso esquecer de falar da minha parceria com o melhor shaper do mundo, Jorge Vicente, que faz todas as minhas pranchas. Especialista em gunzeiras”, completa Vinicius dos Santos.

Exit mobile version