Juliana Gadelha

Dez motivos para visitar Bali

Juliana Gadelha .

Conhecida como Ilha dos Deuses ou Ilha dos Mil Templos, Bali é o principal destino turístico da Indonésia. Repleta de montanhas, vulcões, arrozais e florestas, é um lugar de grande riqueza e diversidade natural, cultural e religiosa.

 

Diferente do resto do país, cuja maioria da população é islâmica, a religião predominante em Bali é a hindu, a qual coexiste pacificamente também com o budismo e o cristianismo.

 

Passeando pelas ruas de Bali, é fácil sentir a atmosfera mística com o aroma dos incensos cuidadosamente colocados junto às oferendas aos deuses. Ou então, observando a arquitetura das casas, com seus muros esculpidos e estátuas que retratam a rica mitologia hinduísta.

 

889x667
Juliana Gadelha autora do blog “A Girl In The World”, relata os motivos pelos quais considera Bali um lugar especial. Foto: A Girl In The World
 

 

O mais legal é que, além de ser verão o ano todo em Bali (muitas vezes, calor demais!) e de ter altas ondas por toda a ilha, há também várias coisas interessantes para se fazer por lá. Nesse post, vou falar de 10 motivos que fazem dessa ilha um local tão especial e procurado por pessoas do mundo todo.

 

1 – Surf
Bali é surf o ano inteiro! Na estação seca (a Dry Season, que vai de maio a setembro), o vento sopra terral no lado oeste da ilha, fazendo picos como Uluwatu, Padang Padang, Bingin e toda a chamada “Bukit” bombar. Já na estação das chuvas (a Wet Season, de outubro a abril) o vento vira ao contrário, favorecendo desta vez os picos do leste, como Nusa Dua, Sanur e Keramas. Vale lembrar que pela popularidade, a quantidade de surfistas geralmente é grande na maioria das praias, em especial durante a Dry Season.

 

1000x667
Templo Tanah Lot. Foto: A Girl In The World
 

2 – Templos
Existem tantos templos em Bali que fica até difícil de escolher os que vai visitar. No Templo de Uluwatu, a dica é assistir à Dança do Fogo no final de semana, um dos shows culturais mais populares da ilha. Fora os inúmeros macaquinhos espertos e ligeiros que tem por lá e que adoram pegar comida e “lembrancinhas” dos turistas. Deu mole eles levam seu óculos ou seu boné! Outro templo muito bonito é o Tanah Lot, que fica sobre de uma rocha na beira do mar! Assistir um pôr do sol por lá é simplesmente incrível.

 

3 – Cultura e Arte
Bali é um celeiro cultural com diversas manifestações artísticas, seja por meio da dança, da pintura, da arquitetura, das esculturas em madeira e metais, etc. Indispensável um passeio pelos vilarejos tradicionais e centros culturais para conferir toda essa diversidade.

 

4 – Paz e Espiritualidade
O filme “Comer, Rezar e Amar” revelou Bali como um destino ideal para quem busca paz interior e autoconhecimento. Mas dessa vez Hollywood não exagerou, a ilha tem realmente uma energia especial e locais perfeitos para um verdadeiro retiro espiritual, com direito a muita prática de yoga e meditação. Ainda melhor se combinado com uma alimentação saudável para fazer um “detox” completo, de corpo e alma!

 

5 – Campos de arroz
O principal produto da agricultura indonésia é o arroz. Isso é fácil de se notar pela quantidade de arrozais que você encontra por todo país. Desenhados em curvas de nível e incrivelmente verdes, os campos formam uma paisagem tradicional e encantadora.

 

1000x667
Monkey Forest. Foto: A Girl In The World
 

6 – Ubud – Monkey Forest
Ubud é um dos principais centros turísticos e culturais de Bali, localizado em meio a grandes campos de arroz e uma densa floresta tropical, que é casa para centenas de macacos – a Monkey Forest. Vale a pena uma visita!

 

7 – Vulcões
Conhecer um vulcão é a maior aventura! Bali tem dois vulcões ativos e para chegar neles é preciso escalar os Montes Agung ou Batur. Próximo à cratera, é possível até cozinhar um ovo, uma vez este enterrado na terra, tamanho é o calor do vulcão.

 

1000x667
Cachoeira em Padang Padang. Foto: A Girl In The World
 

8 – Cachoeiras
Depois de conferir de perto templos e vulcões, que tal parar para conhecer uma das várias cachoeiras escondidas pelas florestas de Bali? Há desde grandes a pequenas quedas d´água, inclusive com piscinas de águas termais devido ao calor gerado pela atividade vulcânica ao redor.

 

9 – Vida Noturna
Uns procuram paz, outros curtem o agito! E para os baladeiros de plantão, o nome a ser memorizado é: Kuta. Um verdadeiro “inferninho”, com comércio, muitos bares, restaurantes e clubes noturnos bombando em ritmo frenético todos os dias e noites.

 

10 – Compras
Bali é um ótimo lugar para fazer compras devido à grande oferta de roupas, jóias, artesanato, decoração, souvenirs, etc. Como a moeda local (Rúpia) é bem desvalorizada frente ao dólar e ao real, os preços lá são bem atrativos! Sem contar com a facilidade, ou quase que obrigatoriedade, daquela boa pechincha! É possível conseguir valores muito melhores com os comerciantes se você tiver uma boa negociação, por isso nunca aceite o preço original, sempre sugira o seu.

 

Mas como toda cidade que cresce de forma rápida e desordenada, Bali também sofre com a poluição, aumento da criminalidade, trânsito difícil e, assim como em todo país, a falta de infraestrutura e pobreza da população. É preciso tomar muito cuidado com o que se come por lá, para não acabar com a famosa Bali Belly – uma infecção alimentar. Também não pode dar mole com a polícia, que é muito corrupta e não perde a oportunidade de extorquir algumas mil rúpias dos turistas.

 

De resto, é tudo “bagus sekali” (muito bom). Até a próxima parada!

 

Confira mais dicas de viagem, vídeos e fotos no blog A Girl In The World. Juliana Gadelha viajou com o apoio da Widex Travel, Mormaii Óculos, Mind Surfboards, Pro-Lite, Santa Areia Biquinis e Manga Wax.

Exit mobile version