Brasileiro Pro

Vitinho apronta na Joaca

0

Convidado para participar das triagens, Vitinho apronta mais uma na abertura do Brasileiro Profissional. Foto: Nilton Santos.

O cabo-friense Victor Ribas continua aproveitando bem o convite que recebeu para participar da etapa de abertura do Circuito Brasileiro Profissional 2008, que rola até domingo na Joaquina, Florianópolis (SC).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo no site da ESPN Brasil

 

Vitinho venceu as triagens, depois derrotou o cabeça-de-chave número 2, Marco Polo, na primeira fase e nestaa sexta-feira derrubou o número 1 desta primeira etapa.

 

Por menos de um ponto de diferença, Vitinho despachou Renato Galvão e agora encara outro paulista nas oitavas-de-final, Ricardo Ferreira.

 

Estreante na elite brasileira, Péricles Dimitri segue firme na briga pelo título da primeira etapa. Foto: Daniel Tinelli.

Já a grande surpresa continua sendo o estreante Péricles Dimitri, paranaense que na disputa seguinte eliminou o carioca Marcelo Trekinho e já está entre os 16 melhores surfistas no ranking 2008.

 

Os paulistas são maioria com quatro surfistas nas oitavas-de-final. Três catarinenses, três cariocas, dois cearenses e um representante da Bahia, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Paraná, completam a lista dos candidatos ao título da primeira das cinco etapas da temporada.

 

O campeão da categoria Masculino fatura R$ 24 mil de prêmio, e a vitória vale 1.000 pontos no ranking Brasileiro Profissional 2008. Na categoria Feminino, a vencedora leva R$ 7 mil.

 

As oitavas-de-final masculinas começaram a ser definidas no final de tarde da quinta-feira. Flávio Costa ganhou o confronto baiano contra Bruno Galini e pega o carioca Gustavo Fernandes.

 

A segunda bateria está formada pelo paulista Hizunomê Bettero e pelo cearense André Silva, que venceram os dois últimos confrontos do dia.

 

A terceira fase recomeçou às 8 horas desta sexta-feira com um confronto carioca que pegou fogo dentro d?água. Simão Romão abriu o dia com uma ótima onda nota 9.17, porém, foi superado pelo amigo Leandro Bastos por um apertado placar de 15.33 x 15.10 pontos.

 

Depois, as expectativas ficaram para a apresentação do cabeça-de-chave número 1 Brasileiro Pro, e o paulista Renato Galvão foi a segunda vítima do campeão das triagens, Victor Ribas.

 

O cabo-friense representou o Brasil na elite mundial do WCT até o ano passado e será um dos convidados para as triagens em todas as etapas da Divisão Principal do Circuito Brasileiro neste ano.

 

?O Renato Galvão é um excelente competidor, eu sabia que a bateria ia ser dura e eu apostei em esperar a onda certa para forçar bem as manobras, porque acho que é isso que os juízes querem ver e deu tudo certo?, vibra Victor Ribas, que avançou para enfrentar o paulista Ricardo Ferreira, que na disputa anterior despachou o cearense Lucinho Lima.

 

##

Estrutura da prova na Joaquina, Florianópolis (SC). Foto: Daniel Tinelli.

A vitória de Victor Ribas sobre Renato Galvão não chega a ser uma surpresa, mas a do paranaense Péricles Dimitri, um dos estreantes da elite nacional, sobre Marcelo Trekinho foi.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo no site da ESPN Brasil

 

Ele já havia eliminado o cabeça-de-chave número 2, Marco Polo, na repescagem e na sexta-feira superou o carioca que foi o quarto melhor no ranking brasileiro de 2007.

 

 ?Estou muito feliz. A água deu uma gelada de ontem pra hoje, perdi um pouco de sensibilidade nos pés por causa do frio, mas consegui achar umas ondinhas para passar. Já estou nas oitavas-de-final e vamos ver se consigo continuar com sorte de achar as ondas?,comenta Péricles Dimitri.

Willian Cardoso não dá mole a Wilson Nora. Foto: Daniel Tinelli.


Seu próximo adversário será o catarinense William Cardoso, que surfou a terceira melhor onda (9.07) do campeonato até o momento.

 

?Tive um começo difícil ali com o Wilson Nora, mas depois achei a ondinha do jeito que eu gosto para soltar as manobras. Amanhã vou ter uma outra dura disputa contra o Pepe (Péricles Dimitri), que vem dando trabalho aí para os tops?, fala William Cardoso.

 

O final de semana está chegando e as atrações extra-competição prometem agitar a Vila do Brasileiro Pro, a enorme arena do circuito nacional mais rico do mundo instalada na Joaquina.

 

Por volta das 16 horas, começa o Lual Volkswagen, com destaque para o músico californiano Colby Lee Huston, cujo repertório segue a linha da surf music de Jack Johnson e Donavon Frankenreiter.

 

Logo após o Lual, a Nova Schin, que apresenta o circuito junto com a Volkswagen, também promove a After Beach, no Lounge Nova Schin. Tudo isso com muita música eletrônica. Ainda no sábado à noite, rola a festa oficial na Confraria das Artes na Lagoa da Conceição, Florianópolis (SC).

 

Outra grande atração do sábado será a presença da ex-Big Brother Jaqueline Khury, capa da última edição da revista Playboy, que fará uma sessão de autógrafos na praia.

 

Já no último dia, tem a Beach Girl para escolher a gata do campeonato num desfile que promete agitar o domingo, com 15 meninas que se inscreveram durante a semana.

 

Terceira fase

 

1 Flávio Costa (BA) 13.76 x Bruno Galini (BA) 13.26
2 Gustavo Fernandes (RJ) 13.00 x Fábio Silva (CE) 12.37
3 Hizunomê Bettero (SP) 15.07 x Adilton Mariano (CE) 12.20
4 André Silva (CE) 12.70 x Saulo Junior (SP) 10.90
5 Leandro Bastos (RJ) 15.33 x Simão Romão (RJ) 15.10
6 Jean da Silva (SC) 14.10 x Daison Pereira (RS) 12.67
7 Ricardo Ferreira (SP) 14.13 x Lucinho Lima (CE) 10.67
8 Victor Ribas (RJ) 13.34 x Renato Galvão (SP) 12.63
9 Péricles Dimitri (PR) 11.94 x Marcelo Trekinho (RJ) 9.33
10 William Cardoso (SC) 15.34 x Wilson Nora (BA) 11.77
11 Diego Rosa (SC) 14.03 x Guilherme Herdy (RJ) 9.50
12 Jano Belo (PB) 14.77 x Davi de Jesus (SC) 10.80
13 Márcio Farney (CE) 14.17 x Wagner Pupo (SP) 9.60
14 Danilo Costa (RN) 13.43 x Messias Félix (CE) 12.43
15 Odirlei Coutinho (SP) 15.47 x Angelino Santos (CE) 13.73
16 Beto Fernandes (SP) 14.94 x Yuri Sodré (RJ) 11.13

 

Oitavas-de-final

 

1 Flávio Costa (BA) x Gustavo Fernandes (RJ)
2 André Silva (CE) x Hizunomê Bettero (SP)
3 Jean da Silva (SC) x Leandro Bastos (RJ)
4 Ricardo Ferreira (SP) x Victor Ribas (RJ)
5 William Cardoso (SC) x Péricles Dimitri (PR)
6 Jano Belo (PB) x Diego Rosa (SC)
7 Danilo Costa (RN) x Márcio Farney (CE)
8 Odirlei Coutinho (SP) x Beto Fernandes (SP)