ASP Pro Junior

Vitinho decola na Bahia

Victor Bernardo, Surf Eco Festival 2012, Jaguaribe, Salvador (BA)

Victor Bernardo descola notas 9.50 e 8.00 na abertura da etapa final do ASP South America Pro Junior Series. Foto: Fabriciano Jr. / SurfBahia.com.br.
Italo Ferreira exibe surf inovador para defender liderança do ranking sul-americano. Foto: Fabriciano Jr. / SurfBahia.com.br.

O paulista Victor Bernardo, que tem idade para a categoria Mirim (até 16), foi o grande destaque no primeiro dia do Radical Wave apresenta Surf Eco Festival, etapa final do ASP South America Pro Junior 2012.

Ele completou os aéreos mais incríveis da quinta-feira nas ondas de Jaguaribe, computando notas 9,5 e 8,0 no imbatível placar de 17,50 pontos de 20 possíveis.

Quem chegou mais perto destas marcas foi o também paulista Deivid Silva, que atingiu 17,15 pontos com notas 9,15 e 8,00 na última bateria do dia.

 

O potiguar Italo Ferreira começou a defender a liderança do ranking sul-americano Pro Junior com vitória no Radical Wave apresenta Surf Eco Festival em Salvador. 

Já o vice-líder, Geovane Ferreira, foi barrado no primeiro confronto da quinta-feira na praia de Jaguaribe e vai ter que aguardar o término do evento para saber se permanece entre os quatro surfistas que se classificam para o Circuito Mundial Pro Junior da ASP.

Esta bateria foi vencida pelo também paulista Luan Carvalho, que defende a quarta posição e o terceiro colocado, Cauê Wood, de Santa Catarina, também avançou para a segunda fase que será iniciada às 10 horas nesta sexta-feira nas ondas do SESC Piatã na capital baiana.??

“Estou muito feliz por ter encaixado meu surfe nestas ondas, mesmo com dores no tornozelo que machuquei em um aéreo treinando antes de começar o campeonato hoje (quinta-feira) aqui”, contou Luan Carvalho.

“Mesmo assim, vou forçar ao máximo porque tenho que aumentar meus pontos no ranking para continuar entre os quatro que vão pro Mundial. Pena que o Geovane (Ferreira) perdeu. Ele é meu amigo e fiquei triste porque é um guerreiro como eu e também não tem um patrocínio forte. Tomara que ele consiga a vaga ainda, já que está bem colocado (segundo lugar) no ranking”.??

Mas, a concorrência vai ser forte, pois o quinto e o sétimo colocado, o catarinense Matheus Navarro e o paraibano Samuel Igo, respectivamente, também se classificaram nas ondas de meio metro e séries maiores da quinta-feira de sol, céu azul e muito calor em Salvador.

Já o capixaba Krystian Kymerson, que na quarta-feira festejou a conquista do título da etapa do ASP 1-Star do Radical Wave apresenta Surf Eco Festival e ocupava a sexta posição no ranking Pro Junior, está fora da briga.

Ele acabou eliminado pelo peruano Joaquin Del Castillo e o paulista Evandro Lima.?? “A primeira bateria sempre tem uma expectativa de como está o mar, como os juízes estão avaliando o teu surfe, mas foi uma bateria boa”, analisou Matheus Navarro, que derrotou o irmão mais jovem de Krystian, Kallebe Kymerson, e o argentino Pablo Cosoleto na quarta bateria do dia.

“Eu consegui achar umas ondinhas no começo que me deixou mais tranqüilo no restante da bateria e agora vou continuar seguindo atrás do meu grande objetivo para este ano, que é a classificação para o Circuito Mundial Pro Junior da ASP”.

 

##

 

Luan Carvalho segue em busca da classificação ao Mundial. Foto: Fabriciano Jr. / SurfBahia.com.br.
Cauê Wood também está na batalha. Foto: Fabriciano Jr. / SurfBahia.com.br.

 

Na disputa seguinte, outra vitória de Santa Catarina nas ondas do SESC Piatã na praia de Jaguaribe, de Cauê Wood que ocupa a terceira posição no ranking e quer permanecer entre os top-4 para o ASP World Junior Championship.

A bateria quase termina com uma dobradinha catarinense, mas o paulista Igor Moraes ganhou a briga pela segunda vaga de Gustavo Ramos.??”Tem muita gente na briga ainda pelas vagas para o Mundial e consegui dar só o primeiro passo para me manter entre os quatro primeiros do ranking”, disse Cauê Wood.

“Agora é manter a concentração nas próximas e entrar em cada bateria como se fosse uma final. Quero aproveitar que estou entre os quatro e só dependo de mim mesmo para tentar fazer o meu surfe. O mar está difícil, mas sempre entram algumas ondas boas nas baterias, então espero que continue assim amanhã (sexta-feira)”.

 Líder do ranking, Italo Ferreira também estreou com vitória em uma das melhores baterias do dia. Os seus aéreos fizeram a diferença de novo e quem surpreendeu foi o paulista Gabriel André, que acabou despachando o único surfista que conseguiu uma nota 10 nas ondas de Jaguaribe nesta semana, o cearense Michael Rodrigues.

Gabriel passou em segundo, junto com o potiguar de Baía Formosa que já foi campeão brasileiro Pro Junior neste ano e quer o título sul-americano também para ser o melhor surfista do continente na categoria para surfistas com até 20 anos de idade.??

“Foi bem difícil a bateria, as séries estão demorando muito pra entrar, mas consegui pegar boas ondas para ficar em primeiro lugar”, disse Italo Ferreira.

“O meu objetivo aqui é tentar ser campeão sul-americano Pro Junior. Eu já fui campeão brasileiro esse ano e vou buscar outro título para ir pro Circuito Mundial (Pro Junior) tentar destruir as ondas de Bali (em outubro) e da Austrália (em janeiro de 2013), onde vão rolar as etapas deste ano”.??

A batalha pelas quatro vagas da categoria masculina continua nesta sexta-feira com mais duas rodadas que vão definir os classificados para as quartas de final.

No segundo dia da decisão do Circuito Sul-americano Pro Junior da ASP South America, as meninas também vão estrear na disputa por uma das duas vagas para o Mundial.

Uma já está garantida para a paulista Juliana Meneguel e a venezuelana Rosanny Alvarez é a que está mais perto de tirar o segundo lugar no ranking da paranaense Jessica Bianca, que não veio competir na Bahia.

 

As etapas do ASP Pro Junior masculino e feminino são homologadas pela ASP South America e transmitidas ao vivo pelo SurfBahia.

Exit mobile version