Forte candidato ao título do ISA Masters em Santa Catalina, Panamá, o cabofriense Victor Ribas caiu para a repescagem da categoria Master (mínimo de 35 anos) nesta segunda-feira.
Em ondas que passavam dos 3 metros de face nas maiores séries, o ex-top da elite mundial precisava de 5.75 na última onda para avançar na prova e três juízes deram a virada (6.30, 6.00 e 5.80), mas os outros dois (4.70 e 5.00) tiveram opiniões diferentes.
Como são cortadas a maior (6.30) e a menor nota (4.70), a média do atleta ficou em 5.60 e ele agora vai ter de encarar a dura maratona da repescagem para brigar pela medalha de ouro.
Os algozes de Vitinho foram o australiano Brett Bannister e o porto-riquenho Juan Ashton, campeão mundial da Grand Master em Punta Rocas, Peru.
Já o catarinense Carlos Santos permanece no evento principal e deu mais um passo em busca do segundo título mundial da categoria.
Carlinhos, que já levou o ouro na Nova Zelândia em 2000, garantiu o segundo lugar na bateria vencida pelo aussie Dean Hall, deixando para trás o porto-riquenho Gustavo Betancourt e o jamaicano Eugene Miller.
O atleta Roberto Andrade roubou a cena entre os brasileiros no segundo dia do ISA Masters 2010, mundial promovido pela International Surfing Association (ISA) em Santa Catalina, Panamá.
Andrade fez uma bela estreia na Grand Kahuna (mínimo de 50 anos) e registrou a maior pontuação entre os surfistas do time brasileiro até o momento, 13.66 pontos.
O Brasil também foi representado pelo carioca Sergio Penna e o paulista Alexandre Morse na Kahuna (mínimo de 45), a carioca Andrea Lopes na Master Feminina.
Na Kahuna, Sergio Penna e Alexandre Morse mandaram bem na estreia e também estão na segunda fase.
Penna venceu sua bateria, enquanto Morse avançou atrás do panamenho Kenneth Mayer.
Na Feminino, Andrea Lopes ditou o ritmo em sua bateria e totalizou 11.16 pontos.
Principal adversária da brasileira, a sul-africana Heather Clark também estreou com vitória e obteve 13.50 pontos.
Depois de passarem pela primeira fase da Grand Master (mínimo de 40), o paraibano Fábio Gouveia e o catarinense Carlos Santos tiveram folga nesta segunda-feira.
A dupla deve retornar ao outside nesta terça, em Santa Catalina, Panamá.