Tríplice Coroa

Vitinho se adianta em Sunset

0

Sunset quebra pesado durante O´Neill World Cup of Surfing 2007. Foto: ASP Rowland / Covered Images.

As principais estrelas da grande final do WQS 2007 ainda nem estrearam, mas o show de surfe já começou nas ondas de mais de 2 metros de altura que quebraram na quarta-feira, em Sunset Beach, Hawaii.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Foi um dia só de competição masculina, pois a penúltima etapa do WCT feminino já chegou às quartas-de-final na terça-feira.

 

E os recordes da líder do ranking Stephanie Gilmore foram pulverizados, mas não pelos havaianos, como era de se esperar.

 

A primeira nota 10 da O?Neill World Cup of Surfing 2007 saiu para o espanhol Hodei Collazo e o australiano Daniel Ross registrou o maior placar ao somar 18,77 pontos com notas 9,50 e 9,27.

 

Espanhol Hodei Collazo descola nota 10 na terceira fase. Foto: ASP Kirstin / Covered Images.

Já os brasileiros não conseguiram boas apresentações nas pesadas condições havaianas. Dos 10 que competiram, apenas quatro se classificaram sem conseguir nenhuma vitória verde-amarela em Sunset Beach neste ano.

 

Entre as sete baixas, um ex-campeão da tradicional World Cup of Surfing, o paraibano Fábio Gouveia, que terminou em último lugar na bateria em que Hodei Collazo arrancou dos juízes o primeiro 10 do campeonato neste ano.

 

Foi, talvez, nesta hora que as ondas apresentaram as melhores condições do dia. Na disputa seguinte, o maior campeão da Tríplice Coroa Havaiana, Sunny Garcia, alcançou o topo da lista de recordes cravando exatos 17 pontos.

 

O carioca Marcelo Trekinho enfrentou a fera e ganhou a briga pela segunda vaga do australiano Drew Courney e do espanhol Gony Zubizareta.

 

Duas baterias depois, o australiano Daniel Ross acha duas ótimas ondas para estabelecer os imbatíveis 18,77 pontos de 20 possíveis. E no confronto seguinte, que fechou esta rodada de 128 competidores, Kekoa Bacalso também bateu a marca de Sunny Garcia por 1 décimo.

 

Foi apenas a quarta vitória havaiana nas 12 primeiras baterias da quarta-feira e eles participaram de todas elas. A quinta veio logo na abertura da fase dos 96 desafiantes ao título da World Cup 2007, na bateria em que o brasileiro Neco Padaratz enfrentou logo três havaianos em sua estréia no campeonato que decidia sua vaga no WCT 2008.

 

Terminou em último, saiu da briga pelo ranking de acesso e vai ter que defender seu lugar entre os 27 primeiros que ficam na elite em Banzai Pipeline, o último desafio da Triplice Coroa Havaiana. A dobradinha havaiana em cima do catarinense ficou formada por Makua Rothman e Flynn Novak.

 

##

Neco Padaratz está fora da briga. Foto: ASP Kirstin / Covered Images.

O cabofriense Victor Ribas foi o outro único brasileiro que competiu nas seis baterias da última rodada antes da estréia dos principais cabeças-de-chave da O?Neill World Cup of Surfing que fecharam a quarta-feira de grandes ondas em Sunset Beach.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Vitinho despachou o jovem havaiano Jensen Hassett e o australiano Adam Robertson para passar atrás do sul-africano Greg Emslie. Além dele, só o catarinense Willian Cardoso tinha conseguido superar um surfista do Hawaii na quarta-feira.

 

Foi no quarto confronto do dia, que já não começou bem para o Brasil com a dupla eliminação do carioca Simão Romão e do potiguar Danilo Costa contra o australiano Adam Melling e o havaiano Mikey Bruneau.

 

Willian Cardoso antes de entrar em ação. Foto: ASP Kirstin / Covered Images.

Mas Willian impediu uma dobradinha norte-americana e ganhou de Shaun Ward e do havaiano Jesse Merle-Jones a briga pela segunda vaga na disputa vencida pelo californiano Alex Gray.


O catarinense agora vai abrir o próximo dia de competição em Sunset Beach, pois foi realizada até a sexta bateria do round 96 e ele está escalado na sétima com o australiano Troy Brooks, o japonês Izuki Tanaka e o neozelandês Bobby Hansen.

 

O paulista Gilmar Silva foi o quarto brasileiro que avançou na quarta-feira e foi completar a bateria que já marcaria a estréia do pernambucano Bernardo Pigmeu e do carioca Yuri Sodré.

 

Os três agora vão ter que disputar apenas duas vagas e ainda contra Sunny Garcia, seis vezes campeão da Tríplice Coroa Havaiana – em 1992, 93, 94, 99, 2000 e 2004.

 

No total, 10 brasileiros ainda vão participar desta fase que define os primeiros adversários dos 32 cabeças-de-chave do round 96, cuja lista inclui o gaúcho Rodrigo Dornelles, o paranaense Jihad Khodr e o cearense Heitor Alves, além de Victor Ribas, que garantiu sua classificação na quarta-feira.

 

O´Neill World Cup of Surfing 2007

Terceira fase

 

7 Troy Brooks (Aus), Izuki Tanaka (Jap), Bobby Hansen (NZ) e Willian Cardoso (Bra)

9 Leonardo Neves (Bra), Pedro Henrique (Bra), Daniel Jones (Haw) e Pablo Gutierrez (Esp)
11 Gabe Kling (EUA), Raoni Monteiro (Bra), Jake Paterson (Aus) e Sean Moody (Haw)
12 Patrick Beven (Fra), Paulo Moura (Bra), Hodei Collazo (Esp) e Shaun Gossman (Aus)
13 Bernardo Pigmeu (Bra), Yuri Sodré (Bra), Sunny Garcia (Haw) e Gilmar Silva (Bra)
14 Adriano de Souza (Bra), Mark Occhilupo (Aus), Maz Quinn e Marcelo Trekinho (Bra)

 

Quarta fase


2 Fredrick Patacchia (Haw), Jihad Khodr (Bra), Nic Muscroft (Aus) e Flynn Novak (Haw)
3 Cory Lopez (EUA), Dane Reynolds (EUA), Eneko Acero (Esp) e Victor Ribas (Bra)

7 Jay Thompson (Aus) e Rodrigo Dornelles (Bra) aguardam classificados da fase anterior
13 Tom Whitaker (Aus) e Heitor Alves (Bra)