#Uma dobradinha brasileira marcou o 17o aniversário do Hang Loose Pro Contest, com o cabo-friense Victor Ribas e o florianopolitano Guga Arruda fazendo a festa no alto do pódio em Fernando de Noronha (PE).
Depois de quatro anos de jejum, Vitinho, 30 anos, voltou a vencer uma etapa do Circuito Mundial e agora é o novo líder do World Qualifying Series (WQS) de 2002.
Além disso, pela primeira vez o Brasil superou o número de vitórias estrangeiras no campeonato mais tradicional do surf nacional, com dez títulos brasileiros contra nove de surfistas de outros países.
Guga Arruda, 28 anos, sacramentou o domínio verde-amarelo ao deixar o australiano Troy Brooks, 22 anos, em terceiro lugar e o francês Mikael Picon, 22, na quarta colocação entre os 125 surfistas de 10 países que participaram da segunda prova importante da temporada.
?Aqui é um lugar de tubos e o campeonato inteiro eu fiquei passando por dentro. Na final, peguei aquela onda linda, completei o tubo, tirei um high-score (nota alta) e depois foi só administrar a vantagem?, disse Ribas, que foi cercado pelos repórteres logo que saiu do mar.
A nota que ele se refere foi um 9,25 recebido aos 17 minutos da bateria final, quando praticamente garantiu o título do Hang Loose Pro Contest 2002 nas ondas tubulares de mais de 2 metros de altura que rolaram no último dia da competição em Fernando de Noronha (PE).
#?Desde 97 eu não vencia um campeonato do mundial (a última foi no Reef Brazil Classic em Saquarema/RJ) e é muito gratificante vencer aqui neste lugar mágico, ainda mais para um surfista na minha idade, já com 30 anos. Estou voltando ao WCT neste ano com um novo patrocinador e muito motivado para tentar conquistar o título mundial do WCT, que é o único que falta na minha carreira?, confessou o surfista, que foi campeão brasileiro e mundial do WQS em 97.
Também muito feliz estava o catarinense Guga Arruda, que só decidiu competir no Hang Loose Pro Contest em cima da hora. Ao contrário dos outros três adversários, Guga preferiu surfar os tubos que surgiam mais próximos do Morro Dois Irmãos.
?Eu adoro aquela onda do canto da Cacimba, que eu considero a principal onda daqui. Foi ali que eu peguei os meus melhores tubos e pena que na final alguns fecharam, inclusive um deles quebrou a minha prancha ao meio. Mas, andar lá dentro é um prazer muito grande, principalmente numa final dando Brasil na cabeça foi legal pra caramba?, disse Guga Arruda.
#Os surfistas estrangeiros também ficaram maravilhados com Fernando de Noronha. ?Estou acostumado a vir no Brasil e sempre competir em ondas pequenas, mas agora vi que aqui também tem onda grande, com muitos tubos?, elogiou o australiano Troy Brooks, terceiro colocado no Hang Loose Pro Contest 2002.
?O lugar aqui é fantástico e as ondas são tão fortes e tubulares como em algumas praias do Hawaii?, disse o havaiano Frederick Patacchia, um dos grandes destaques do evento, que só foi barrado nas semifinais. Ele e Guilherme Herdy (RJ), campeão da primeira edição do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha no ano 2000, dividiram a sétima colocação, enquanto o paulista Odirlei Coutinho e o norte-americano Mike Todd terminaram empatados em quinto lugar.
A 17a edição do Hang Loose Pro Contest contou com o patrocínio da Hang Loose, Guaraná Kuat e Governo do Estado de Pernambuco e ainda teve o apoio da Administração do arquipélago de Fernando de Noronha, Varig e das lojas de surfe Star Point, Sul Nativo, Bleat, Overboard, Surf X Press, SP Surf, Tent Beach, Hot Water, Central Surf, Wave Wizard, Uluwatu e Bali Surf Shop, com promoção da Revista Fluir.
#O campeonato já está confirmado para o ano que vem e poderá ter novidades. ?Queremos aumentar de 4 para 5 ou 6 estrelas o nível do evento, que neste ano foi um show de tubos todos os dias. Com certeza, ficaremos ainda muitos anos aqui em Noronha?, prometeu Álfio Lagnado, diretor-presidente da Hang Loose, uma das patrocinadoras do Hang Loose Pro Contest 2002.
Para mais informações acesse www.aspsurf.com.br ou www.fpsurf.com.br .
Resultados do Hang Loose Pro Contest 2002
1) Vitor Ribas (RJ)
2) Guga Arruda (SC)
3) Troy Brooks (AUS)
4) Mikael Picon (FRA)
5) Odirlei Coutinho (SP)
6) Mike Todd (EUA)
7) Guilherme Herdy (RJ)
8) Frederick Patacchia (HAW)
Galeria dos Campeões
2002 – Fernando de Noronha (PE) – Victor Ribas (RJ)
2001 – Fernando de Noronha (PE) – Fábio Silva (CE)
2000 – Fernando de Noronha – Guilherme Herdy (RJ)
2000 – Maresias (SP) – Crhistiano Spirro (BA)
1999 – Baía de Maracaípe (PE) – Richard Lovett (AUS)
1999 – Praia de Maresias (SP) – Peterson Rosa (PR)
1998 – Praia de Gaibú (PE) – Armando Daltro (BA)
1997 – Baía de Maracaípe (PE)- Marcelo Nunes (RN)
1996 – Baía de Maracaípe (PE) – Fábio Silva (CE)
1995 – Pitangueiras (SP) – Peterson Rosa (PR)
1994 – Pitangueiras (SP) – Matt Hoy (AUS)
1993 – Pitangueiras (SP) – Joey Jenkins (EUA)
1992 – Pitangueiras (SP) – Nicky Wood (AUS)
1991 – Pitangueiras (SP) – Nicky Wood (AUS)
1990 – Pitangueiras (SP) – Fábio Gouveia (PB)
1989 – Joaquina (SC) – Glen Winton (AUS)
1988 – Joaquina (SC) – Tom Carroll (AUS)
1987 – Joaquina (SC) – Tom Carroll (AUS)
1986 – Joaquina (SC) – Dave Macaulay (AUS)