Circuito Europeu

Vitória brasileira em Portugal

Rodrigo Sphaier, Estoril Surf Festival, Portugal. Estoril Surf Festival, Portugal.

960x644
Rodrigo Sphaier, Estoril Surf Festival, Portugal. Foto: J.Barrigão.

O brasileiro Rodrigo Sphaier, local de Saquarema, foi o vencedor da etapa portuguesa do Circuito Europeu de Longboard, o Estoril Surf Festival. A competição rolou em São Pedro de Estoril, na Costa da Caparica, e consagrou o francês Émilien Fleury como campeão europeu de 2015.

O inglês Ben Skinner, como sempre, aparecia como forte candidato ao título europeu e começou o dia com apresentações seguras, ultrapassando a primeira fase sem dificuldades, mas no round seguinte nem toda a experiência de Skinner, que é top do WLT há mais de 15 anos, foi suficiente para livrá-lo da eliminação imposta pelo seu compatriota Adam Griffiths, parente de uma das maiores lendas do longboard da Inglaterra, o renomado shaper Chris Griffiths. Rodrigo Sphaier e Jefson Silva, o Jejé, abusaram do noseriding para garantir boas notas e foram destaque.

1200x799
Adam Griffiths, Estoril Surf Festival, Portugal. Foto: Reprodução.

João Dantas, atual campeão português e Luís Bento, o Lufi, foram os únicos portugueses a avançar para a fase seguinte.

Na primeira semi-final, Émilien poderia confirmar a conquista do título se vencesse o paulista de Cambury, Jefson Silva. Jejé insistiu nos noseridings, mas não conseguiu completar suas ondas de forma limpa, deixando o caminho livre para o francês conquistar seu primeiro título europeu. Na outra semi, Rodrigo superou Adam Griffiths sem dificuldades.

A final foi dominada por Sphaier, que vem numa fase muito positiva desde a conquista do vice-campeonato mundial de 2013. Com longos hang fives e bom domínio no hang ten, Émilien não foi páreo para ele. O Francês parecia surfar descontraído demais pela conquista do Europeu meia hora antes e não mostrou reação para bater o brasileiro que venceu pela primeira vez a prova portuguesa.

Émilien Fleury declarou: “Agradeço à organização a possibilidade da realização de provas de Longboard com este nível. Trabalhei muito para conquistar este título e fui recompensado. Obrigado a todos pelo apoio e parabéns aos meus adversários”.

Rodrigo Shpaier que foi para Portugal preparar-se o mundial da China em Dezembro, também deixou sua impressão sobre o evento: “Foi muito importante ganhar aqui. As vitórias dão confiança e com o mundial chegando a moral fica alta. Quero agradecer ao Lufi o trabalho que tem desenvolvido comigo e meus companheiros de equipe Jejé e Atalanta Batista e ao Surfing Clube de Portugal pela forma como nos recebeu”.

Fonte: Surftotal.com

Exit mobile version