A graça do surf – imagino – não é apenas a onda surfada com agilidade e nem o vento soprando gostoso na cara. A graça do surf é ver e sentir a água verde azulada limpa, espumando clara. Não é? Pois neste Litoral Norte abençoado por Deus, esta água cristalina pode se transformar em espuma marrom e mal cheirosa.
A falta de tratamento de esgotos domésticos pode levar a isso. Em 96, o Governo do Estado prometeu um grande programa de saneamento: água boa e tratada para beber e esgoto em todas as praias. O projeto se chamou “Compromisso com a Vida”.
Prometeu, mas não cumpriu. Em Juquehy, por exemplo, a rede de esgoto foi colocada, mas a estação de tratamento não foi sequer iniciada. Barra do Sahy não tem esgoto nem água tratada para beber. Boiçucanga e Maresias também não.
Para onde vai o esgoto de todas essas praias? Para as fossas. Das fossas, contaminam o lençol freático (por melhor que seja a fossa!) e, do lençol freático atingem os riachos e em seguida o mar. Isso quando existe fossa. Há proprietários de cabeça oca que fazem fossas mal-dimensionadas – ou nem fazem – e, neste caso, os esgotos correm pelas ruas e para as valas, e daí para os cursos d’água e para o mar. Essa é a triste verdade!
Todas as sociedades de amigos das praias têm reclamado contra isso e pressionado o Governo Estadual a fazer sua obrigação. O projeto “Compromisso com a Vida” era a esperança. Como ele foi abortado e a SABESP não dá satisfações à Federação Pró Costa Atlântica – que reúne as sociedades de amigos da Costa Sul de São Sebastião -, a entidade está enviando uma carta aberta ao Governador Covas e à presidência da SABESP, pedindo a continuidade das obras. Se isso não acontecer, a Federação vai tomar as medidas cabíveis, judiciais inclusive. Por enquanto, a Federação está recolhendo assinaturas que acompanharão essa carta. No dia 23/01 (próximo domingo), serão realizados vários eventos para o recolhimento de assinaturas. Em Juquehy haverá uma passeata às 10 horas da manhã, saindo do Juquehy Praia Hotel e percorrendo a praia. Venha participar! Venha dar a sua força!
A palavra de ordem, agora é esta: “PELA CONTINUIDADE DAS OBRAS DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO NA COSTA SUL DE SÃO
SEBASTIÃO! POR ÁGUA BOA E TRATADA! PELA SAÚDE E BOA QUALIDADE DE VIDA!”
*Vice-presidente da Federação Pró Costa Atlântica