A primeira etapa do Circuito ASN Puro Suco Nova Geração 2017 aconteceu no último domingo (6/8), em um bonito domingo de sol no Canal de Itaipu, Niterói (RJ).
Desde 2013 que o Canal de Itaipu não sediava um campeonato oficial e a combinação de fatores foi perfeita para proporcionar boas ondas para a garotada.
O trabalho de base da Associação de Surfe de Niterói completou dez anos e voltou às suas origens. O evento contou com muitos inscritos nas duas categorias abaixo de 10 anos, sendo que diversos deles participaram de sua primeira competição.
Os dois principais representantes da nova geração niteroiense mostraram que continuam evoluindo bastante e impressionaram com a força em suas manobras. Caio Knappi registrou as maiores pontuações de todo campeonato e foi o campeão da Iniciante. Pedro Henrique Canero, que conhece a onda do Canal como poucos, venceu a Infantil e foi vice da Iniciante.
Iniciante A cada campeonato Caio Knappi demonstra estar crescendo não só na estatura como também no nível de surf. Na decisão ele encontrou a onda salvadora e aplicou três manobras para virar a bateria no minuto final.
Com isso, ele conquistou uma sessão de fotos particular com o fotógrafo oficial da ASN, Guilherme Milward. Pedro Henrique Canero liderou grande parte da final, mas sofreu a virada e ficou em segundo. Marcos Rangel, que é local de Itaipu, começou bem e na liderança, mas foi ultrapassado por dois oponentes e terminou em terceiro. Lucas Ranhol foi o quarto.
Infantil Pedro Henrique Canero tem apenas 11 anos mas já surfa como gente grande e carrega a bandeira da cidade nos eventos estaduais e nacionais. Na final ele fez uma boa escolha de ondas e venceu com tranquilidade.
Saquarema é conhecida pela qualidade de suas ondas e por ser celeiro de bons surfistas. Rafael Lutfy e Caíque Gomes não perderam a vigem e ficaram em segundo e terceiro. Lucca Casagrande participou de seu primeiro campeonato e finalizou em quarto.
Pré-Petit O carioca Ramon Kurpan tinha conquistado o vice na segunda etapa do estadual na semana anterior, compareceu em Niterói e ficou com o título entre surfistas de até 8 anos. O saquaremense Diego Souza ficou em segundo. Os representantes locais Luiz Henrique Ferrari e Raoni Sampaio estrearam na ASN, avançaram para a final e terminaram em terceiro e quarto, respectivamente.
Petit A Petit também foi dominada pelos visitantes. Diego Souza de apenas 7 anos disputou sua segunda decisão, dessa vez encontrou as melhores ondas e foi o campeão. No pódio ele dedicou sua vitória ao Renato Mundongo. Nathan Hereda do Recreio dos Bandeirantes foi o segundo e Ramon Kurpan ficou em terceiro. Rafael Oberlander tem DNA de surfista, passou duas baterias para chegar na final e terminou em quarto.
Feminino Luana Paes é mais uma promessa de Saquarema. Disputou um evento da ASN pela primeira vez e foi a campeã da categoria Escolinha Feminina. Larissa Diniz ficou precisando da segunda boa nota e terminou com o vice. Maria Luiza Oberlander e Olívia Costa são filhas de competidores da associação, e desde novas já demonstraram segurança sobre a prancha. Maria Luiza foi a terceira enquanto que Olívia foi a quarta.
A próxima etapa do sub-14 niteroiense está agendada para os dias 9 ou 10 de setembro. Mas antes acontecerá, nos dias 19 e 20 de agosto, a segunda etapa do Circuito ASN 2017, e a previsão indica altas ondas.