Fumaça e cinzas estão sendo cuspidas do Mount Agung, em Bali, Indonésia, dois meses depois das ameaças de erupção que levaram milhares de pessoas a evacuarem suas casas.
Uma erupção menor, que formou uma nuvem de cinzas de 700 metros acima do pico do vulcão, aconteceu na última terça-feira (21), às 17 horas do horário local. A agência indonésia que monitora as atividades vulcânicas descreveu a erupção com grau de “menor intensidade”, mas a médio prazo ainda podem ocorrer atividades mais intensas.
Sutopo Purwo Nugroho, chefe da agência, pediu que as pessoas na área mantenham a calma e fiquem longe da zona de proteção designada, que cobre um raio de 7,5 km ao redor do vulcão. Ele repetiu os avisos e alertas para turistas não subirem o vulcão, cujo o pico é o ponto mais alto da ilha de Bali.
O centro de vulcanologia da Indonésia disse que não houve aumento na frequência de tremores vulcânicos e está monitorando a situação.
O alerta máximo sobre o Mount Agung foi ligado no fim de setembro. O temor é que a mesma situação de 1963 se repita, quando o vulcão entrou em erupção e matou mais de 1.000 pessoas.
O aeroporto de Bali continua funcionando normalmente até esta quarta-feira.
Fonte The Guardian