Maresias clássico. A praia é dona de uma das maiores audiências do Waves Check desde a estréia do serviço. Foto: Dodô. |
Eu nem tinha internet em casa quando o Claudio Martins de Andrade me chamou para editar o Waves. Foi uma agradável surpresa o telefonema do “Alemão”, em junho de 1998.
Eu estava meio afastado, trabalhava numa revista nada a ver com surfe, nada a ver comigo e interpretei o convite como uma feliz coincidência, afinal, em 1985 fui levado por ele para a Fluir.
Gerente de publicidade da Waves Promoções, Marcelo Barros dava pilha para o Claudio investir em internet havia um tempo. Assim, logo o site entrou em laboratório, até estrear em 1 de outubro de 1998.
Charles Varani e Fábio Matiazi foram os designers iniciais do site, quando a maior atração era o Waves Check, com serviço fotográfico das condições do mar no Guarujá, São Sebastião, Ubatuba, Florianópolis e Rio de Janeiro.
Hoje, cinco anos depois, o Waves Check alcançou proporções gigantescas e cobre os principais picos do Brasil, oferecendo um serviço de muita credibilidade para milhares de internautas, com gráficos de previsão desenvolvidos em programas exclusivos e crescente audiência.
Juninho entrevista Kelly Slater durante a cobertura da temporada havaiana 2000. Foto: Maria Pugliese. |
Mas, isso só foi possível graças ao incansável trabalho dos colegas fotógrafos, caras como o Luiz Felipe Azevedo e Salvador Anselmi, correspondentes em Ubatuba e São Sebastião desde o lançamento do site.
Não é fácil fazer o serviço de cobertura das praias. O cara tem que ser meio soldado, muito disciplinado, acordar cedo, percorrer a região, fazer fotos de qualidade e atualizar o site com um boletim bem redigido e com dicas importantes para o internauta escolher o melhor pico.
Há dias em que tudo conspira. O micro trava, disquete dá pau, telefonia embaça, estradas esburacadas, locais que ameaçam, filho doente, mulher a fim de separar… altas roubadas.
Mas, como o correspondente normalmente é um cara de vida dedicada ao surfe, o trabalho tem aquela compensação especial. Afinal, quem não gostaria de ser uma espécie de fiscal da natureza, versão digital, com a vantagem de ser remunerado.
João Simonsen em Jaws. O big rider foi um dos primeiros brasileiros a encarar a temida onda havaiana, naquele que foi o primeiro grande furo jornalístico do Waves. Foto: Arquivo pessoal. |
No começo do site, a proposta era oferecer serviço fotográfico de condições do mar e revista eletrônica. Mas o mercado ainda via com desconfiança a idéia de investir em internet.
Por isso, foi fundamental a força de amigos como Agobar Junior, Alberto Sodré, Avelino Bastos, André Z, Cícero Lehman, Clemente Coutinho, Felipe Fernandes, Felipe Sica, Flávio Vidigal, Gustavo Cabral, Levy Paiva, Munir El Hage e Paul Gombos, primeiros colaboradores a ajudar o site ganhar vida.
Dois momentos maneiros da cobertura havaiana pelo Waves: Damien Hobgood durante as semifinais em 2000… Foto: Juninho. |
E ele foi se transformando pelas mãos das designers Rita, Alessandra, colegas maneiras para cuidar do site e atender as chatices de última hora que surgem numa redação.
Em pouco mais de seis meses o site deu uma inchada. Então, trouxemos a jovem repórter Fabiana Machado. Um pouco depois, veio o Ricardo Macario.
Ele enviou um email e dizia que era surfista, e que pegava altas, já tinha ido pra Galápagos, Nova Zelândia, tinha um emprego legal, batia um bolão, mas o sonho era trabalhar com surfe.
Era bacana o texto e chamei o “moleque” pra conversar. Aí, contratei no ato. Fico impressionado com a evolução do MacCario, brother de fé no (des)controle do site… a não ser quando tem swell previsto para Ubatuba… bem no meio da semana e a cabeça dele fica um pouco tumultuada.
…e Kelly Slater, vice-campeão do Pipe Masters 2001. Foto: Ricardo Macario. |
Em 2001, ele fez um belíssimo site Hawaii. Assumiu a condição de fotógrafo, catou umas boas de verdade e agora só pensa em trabalhar para usufruir de bons tubos com água quente em algum paraíso tropical.
Ainda em 99, recebi dezenas de emails de uma menina de Mongaguá, estudante de jornalismo em Santos. Nancy Geringer falava de um caderno usado para guardar fichas de atletas, reportagens, fotos e outras paradas.
Fiquei curioso sobre o tal caderno e gostei de ver o quanto batalhava por uma oportunidade. Bem, ela nunca me mostrou o caderno, mas desde então vem se dando muito bem. Hoje a Nancy é editora do canal Girls Only, além de colaboradora da revista Fluir Girls.
Tudo ia muito bem, o site já tinha um certo prestígio, mas precisava evoluir. E este avanço tornou-se viável a partir de junho de 2000, quando o site foi negociado com o Portal Terra.
##
Redação Waves durante visita do australiano Peter Troy. Em pé: Mark Lund, Juninho e Roberta Lund. Sentados: Nancy Geringer, casal Troy, Rafael Sobral e Ricardo Macario. Foto: Waves. |
Naquela época, eu trabalhava na minha casa, o Ricardo na dele e a Nancy enviava algumas reportagens da baixada santista. Cinthia Lira, a “Clira”, então com 18 anos, era a nossa designer e modelo de menina maneira da nova geração.
Logo a redação estava instalada no escritório da Waves Promoções e por conta da estruturação promovida pelo Portal Terra, pudemos investir na compra de câmeras digitais para a abertura de novos picos no Waves Check.
Em cerca de seis meses o serviço foi ampliado de 40 para quase 150 picos, passando a oferecer as melhores ondas de norte a sul do País, como praia da Itaúna (Saquarema), Itacoatiara (Niterói), Francês (Alagoas), Vila (Imbituba), Silveira (Garopaba), Matinhos (Paraná), Tiririca (Itacaré, Bahia), Titãzinho (Fortaleza). Isso sem contar com Waves Check de alto nível em Pipeline, Sunset, Bali e Puerto Escondido nos hot sites especiais.
Já na condição de veículo emergente na mídia especializada em surfe, o site patrocinou a etapa brasileira do mundial de longboard em Saquarema, em julho de 2001, quando tive a oportunidade de conhecer o trabalho do editor do site Hanging Together.
Rico de Souza (esq) e Ricardo Bocão, dois ícones do surf brasileiro, ao lado de Claudio Martins de Andrade (centro), diretor e fundador do Waves.Terra. Foto: divulgação. |
Rafael Sobral tinha sido contratado por Rossini “Maraca” e Otávio Pacheco para fazer a assessoria de imprensa do mundial.
Caramba, fiquei admirado com a capacidade de trabalho do longboarder durante o evento. Além de ser ótimo surfista, ex-campeão paulista, Rafael domina programação e design, escreve, fotografa e filma com bastante qualidade, sempre com muita disposição.
Detalhe, o cara é engenheiro especializado em metalurgia, chegado a fornos e aparatos que explodem. Então, não demorou para ele se juntar ao nosso time. Aí, o site sofreu um abalo altamente positivo. Graças às ferramentas de atualização de texto desenvolvidas por ele, a revista eletrônica Waves Mag deu um gás e não parou mais de crescer.
Uma das primeiras tarefas do Rafael foi reformular as páginas do Waves Check. Além de ter modernizado a página, tornando-a muito mais atraente e dinâmica, o trabalho dele foi premiado por uma circunstância de mercado altamente favorável.
Marcelo Barros e Roberta Castellani, da publicidade, durante lançamento do filme Blue Crush, quando o Waves.Terra participou de uma parceria com a Billabong e Universal Pictures. Foto: Xandão Barros. |
Por uma incrível coincidência, estreamos o novo Waves Check justamente na semana em que o site concorrente Camera Surf anunciou a cobrança pelo acesso às fotos das praias. De um dia para outro, milhares de novos internautas despencaram no Waves.
A audiência também aumentou muito com a entrada de vários colunistas bacanas e pela atualização diária do noticiário. Outros projetos como os sites Waves Indonésia e Waves Tahiti também enriqueceram o conteúdo e ampliaram o alcance do projeto.
Hoje, com cerca de 10 milhões de page-views mensais em média, contamos com a maior equipe especializada em surfe da mídia brasileira, com quase 50 pessoas envolvidas na produção dos canais Waves, Waves Bodyboard, Hanging Together e Girls Only, além dos sites especiais Waves Indonésia, Big Waves, Waves México e Gatinhas.
Com a entrada destes canais, novos amigos e colegas acrescentaram ainda mais qualidade ao Portal, como o brother Sylvinho Mancusi, big rider de nascença e jornalista de muito potencial; o bodyboarder carioca Xandão Barros, um idealista movido a Bob Marley; a dupla de patrulhamento da ilha de Bali, Darcy Guimarães e Fabi Jacomel, além de outros camaradas como o Luli Dias Garcia e o André Mideus, responsáveis pelos sites Taiti e México.
Standedo Waves.Terra durante Surf & Beach Show 2002. Foto: Ricardo Macario. |
Neste ano tivemos o privilégio de realizar duas coberturas épicas do WCT (World Championship Tour). As etapas do Taiti e da África do Sul, patrocinadas pela Billabong, tiveram espetaculares coberturas com vídeo ao vivo, principalmente a etapa africana, que contou inclusive com locução em português feita por Roberto Perdigão, diretor da ASPSouth America e Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional).
A parceria envolvendo o Portal Terra, Billabong e ASP nestes projetos tornou-se viável por conta do extraordinário trabalho desenvolvido nos bastidores da ASP (Association of Surfing Professionals) pelo talentoso webmaster niteroiense Mano Ziul, simplesmente um “gênio” na concepção do australiano Wayne Bartholomew, presidente da Association of Surfing Professionals.
Valeu, Mano, Perdigão, galera Billabong… e principalmente o crowd de internautas que acordava às 3 da matina para acompanhar o campeonato em J-Bay. Aquelas coberturas foram alucinantes e até hoje estão dando o que falar, ainda mais pelo incrível destaque dado pelo Portal Terra durante todos os momentos das transmissões.
Eu me sinto muito privilegiado por conviver com essa incrível equipe formada ao longo dos últimos cinco anos. É muito bom trabalhar com a nova geração, acompanhar a evolução dos jovens profissionais e ver o resultado refletir em altos índices de audiência, entrada de novos anunciantes e intensa participação do público.
Por isso, aproveito para agradecer nossos internautas pela participação nas páginas Surfers Net e Forum, enviando fotos, textos, críticas, sugestões e dicas para o site evoluir e fortalecer cada vez mais o conceito de comunidade virtual do surfe. Valeu, galera.
Valeu também Claudio e Cecília, pela confiança, amizade e visão para estabelecer novas conexões aos negócios da Waves.
Para encerrar, não poderia ficar sem agradecer muitas pessoas bacanas que vêm interagindo no Waves.Terra como colaboradores, anunciantes, internautas e simpatizantes em geral: Ader Oliveira total show de bola e bom baiano, Aldemir Calunga, Alberto Alves, Aleko, Alemão de Garopaba, Alexandre Gennari, Aline Rolnick Borges, Alma Surf, Almir e Picuruta e Lequinho – in memorian, Amaro Paulinho Neno Mattos Tomboyz, Amir Ferreira ponta-firmaço, André Cheron, André L. Ferreira, Andre Mideus, André Cyriaco e galera da Associação de Niterói, Angela Bauer, Anselmo Cachorrão, Antony “Yep” Colas, Arnaldo Hase, Beach & Bite, Beto Siqueira Waves Check São Chico, Billabong, Bruce Boal & Surfers Village crew, Bruna Schmidtz, Bruno Diet, Camburi Online.com, Carlos Carpinelli – autor da arte da home do Waves, Carlos Eduardo Davoli, Carlos
O bodyboarder Xandão Barros em Itacoatiara durante competição nos anos 90. Graças a ele o Waves Bodyboard se tornou referência do esporte. Foto: Basílio Ruy / Arquivo Pessoal. |
Pellegrino, Caroline Keller, Ceci Banzatto, Charles Padaratz, Chico “Paladino do Nordeste” Padilha, Christiano Morley Boogie, Chris Stokler, Claudia Ferrari, Claudio “Alema” Henneck, Curt Bercht, Dadá Figueiredo, Dailson Aguiar, Daniel Neris e seu pai – Sr. Neris, várias vezes altas atualizações do Waves Check de Santos, Daniel Arena, Daniel Rosa, Daniella Velloso, David Husadel & Tropical Brasil, Debora Gianini, Denis Abessa – valeu especial pela camaradagem de sempre, Diana Batalha “Surf Action” valeu geral também, Dodo de Guaratuba, Dondi Vilatore – o pontual de Matinhos, Dudi Barros, Duda Hawaii, Dudu e Vitinho, Edmar Rezende, Eduardo Delduque, Eduardo “Ado” Martins de Andrade, Eliane … Marina… dona Nilza e velho Alceu, Elmo Ramos Riding It, Eloi Melo e Laboratório Lahimar, El Surfero.com, Evandro Kinosita, Everaldo “Psicopato” e Fabiana Nigol, Everton Luis, Fabiana Mello, Fabiano Prado, Fabiano Tissot Maloca Vídeo e Storm Surf Team, Fabinho Burn Airlines, Fabinho Gouveia Top Forever, Fábio Andrade, Fábio Aquino, Fábio Corsini, Fábio Maradei Notícias Everyday, Fábio Minduim, Família Afonso: seu Tomás dona Celia Áurea Manu Nair Paloma Pedro Felipe Tomás Carlos Caetano e Marco, Família Zanata “Top Travel”, Fedoca Lima Top One, Felipe Paulinho André e Marquinho de Unamar, Felipe Faria, Felipe Sica, Felipe Zobaran, Fernando Bitenca, Fernando Gasparzinho camarada, Fernando Martin, Fluir: Naninho Guaraná Adrian Paulinho Fátima e dona Zilma, Francisco Carneiro, Francisco Garritano, Freddy Tórtora, Freire Neto, Gabriel Siqueira, galera do site Uhul, G Zero people e Pipo, Gedeon Gonçalves e Associação de Surf de São Sebastião, George Amaral, Gerson Filho & Ricosurf, Geovana Tiburcio, Giselli Souza, Gudmila Regis, Guiga Mattos, Guilherme Tâmega, Gustavo Bomba, Guto Medicis e Amigos da Prainha (RJ), Hideo e Paulinha Pro-Lite, Helder “Skelter” Júnior, Herbert Passos Neto, Hermano Castro, Hilton Surf Art, Homem-Alga Paulo Limoncic, Ian Lopes, Igreja Bola de Neve, Ivan Schiavinatto, Jacqueline e Juliane Silva, James Thisted, Jarbas Soares, Jeremias “Mica”, Johnny Carvalho Opeste, Juca de Barros e CBS, João Ricardo Lopes, João Simonsen, João Valente, Jonas Furtado, Jorge “Roberto” Baggio – o artilheiro do bodyboard, Jorge Silva, Jorge Streit Edge, Jornal Drop SC, Julio “Marreco” Adler, Julio Coimbra, Guga Arruda, KDOC Brasil, Klaus Kaiser, Kleber Leite, Lelot, Lima Júnior Titãzinho e arredores, Layla Werneck, Lee Oswald Pepe, Leila Endersby, Livia Acioli, Luciano Almeida brother soul, Luciano Ferrero, Luciano Leão, Lui Lui e galera do circuito Universitário, Luiz Claudio & Karla Costa-Taylor, Maraca Rossini Maranhão, Professurf Marcelo Aguiar Aeroboyz Surf School, Marcello Árias, Doctor Marcelo Baboughluian, Marcelo Bueno, Marcelo Lacerda, Marcelo Lagrotta, Marcelo Miranda, Marcelo Pretto, Marcelo Torok, Marcia Portes, Marcio da Silva,
Terra Surf & Beach Show Legends 2003 – Maresias, São Sebastião (SP). Foto: Rafael Sobral. |
Marcos André Araújo, Marcos Assumpção, Marcos Conde, Marcus Biju, Mareas Uruguay, Margarete Storto, Mark Jackola, Mark Lund, Maurício Bochecha e galera ASBT, Mauro Portugal e suas mentiras extraordinárias, Motaury Porto, Morcego de Itanhaém, Neco Carbone, Nelzinho Rizzo, Nelson Veiga, Nilton Santos, Nilton Baptista, Norton Imbituba, Nuts, Oswaldo e Daniela Bissoli, Otávio Pacheco, Pablo Zanocchi, Paulo Barcellos, Paulo de Castro, Paulo Kid, Paulo Roberto de Carvalho, Power Surf Camp: Alex e Paulo Sefton e Romeu Bruno, Preveti (Rest In Peace), Ptolomeu Fontes, Pranchagrande, Raquel Lima, Recent, Reef, Reinaldo Gama e Galeria Surf, Renato Castanho, Renato Keiteris, Renato Macario, Ricardo Lobo, Ricardo Luz, Ricardo Piazza, Ricardo Werneck, Rico de Souza, Rita Rego, Roberta Castellani, Roberto Damiani, Roberto Daniel e Bruno Vercelli, Rodolfo Tostex, Rodrigo Monti, Rodrigo “Monster” Rezende, Rodrigo Tusca, Rogério Bocuzzi, Romano Venturini, Ronaldo Gabriel Antonio, Rosaldo Cavalcanti, Rosana da WBD, Rosenval Rolins, Rossini “Maraca”, Sandra Dias e Itacaré.com, Sandra Storto Solda, Santiago “Weird” Roig, Sebastian Imiscoz, Sebastian Rojas, Serginho “New Advance”, Sergio Laus, Sergio Luís Ramos, Sergio Monaco, Sidão “Pilgrim” Tenucci, Star Point, Stefano Triska, Steven Allain, Surf Prescriptions, Surf Pro.com SC, Surfrider Foundation Brasil, Taiu Bueno SMF legend brazuca, Tatiana Souza, Thaís Snowcat de Marelê, Theo Araújo, Tita Tavares, Toninho Prada, Tony Fleury, Tony Vazp & Surf Core, Tuca Gianotti, Tulio Brandão, Valoir Issa Ferreira, Vanderlei Deco, Venice Mag, Verônica Cassavia, Vinicius Garcia & Go Surf, Ubatuba Surf Cam, Uluwatu, Unipran, Vitor Froimtchuck H2Oz, Washington Fiapo, Washington Teixeira, Wilson Piolho, Zé Lúcio Cardim, Zé Paulo e Adriana.
Esse texto é dedicado à Déborah Farah, Leonardo Feltes e Manuel Prudente de Toledo Siqueira. Uma dedicatória especial para minha querida Célia Almudena e aos meus filhos adorados Daniel e Caio.