WCT Feminino começa na Austrália

Jacqueline Silva, Fiji

#Começa na próxima segunda (18/03) o período de espera para a realização do Roxy Pro, que vai até o domingo seguinte na Gold Coast, Austrália. Uma coletiva para a imprensa nesta sexta (15/03) marcou a abertura oficial do WCT Feminino de 2002, que terá apenas uma representante do Brasil, Jacqueline Silva (SC).

Com uma contusão no tornozelo, Tita Tavares (CE) não poderá competir e será substituída por Pauline Menczer (AUS). Uma das novidades da temporada é a volta da tetracampeã mundial Lisa Andersen (EUA), assim como o aumento de 16 para 18 competidoras em cada uma das seis etapas já confirmadas.

Já a maior atração deverá ser o confronto entre Layne Beachley (AUS), que há quatro anos se mantém como a número uma do mundo, e Lisa Andersen, que antes de pedir licença do WCT também havia vencido quatro títulos consecutivos. Em cada etapa, estarão em jogo US$ 60 mil em prêmios e 1.000 pontos no ranking que vai definir a campeã mundial da temporada 2002.

“Acho que não só eu e a Layne, mas todas vão estar lutando pelo título neste ano”, disse Lisa Andersen, durante a coletiva de imprensa que não contou com a presença de Layne Beachley em Burleigh Heads, palco principal do Roxy Pro na Gold Coast. “Estou realmente impressionada com a quantidade de jovens surfistas na elite mundial”, confessou a surfista de 33 anos de idade.

“Acredito que teremos uma grande temporada e eu vou buscar ser consistente nas etapas para ir ganhando ritmo de competição, já que estou praticamente afastada dos campeonatos desde 98”, completou Lisa Andersen, que, assim como Kelly Slater (EUA), participará como convidada do WCT 2002.

Lisa será uma das adversárias da catarinense Jacqueline Silva na quarta bateria da primeira fase classificatória do Roxy Pro. As duas vão disputar uma vaga direta para a terceira rodada da competição contra a vice-campeã mundial do ano passado, Melanie Redman (AUS). Jacque Silva, atual campeã mundial do WQS (World Qualifying Series), só chega na Austrália neste final de semana e seguiu confiante para o primeiro desafio do ano.

“Estou bem tranqüila. Treinei bastante durante todo este tempo, as pranchas estão no pé e as ondas na Gold Coast são perfeitas. Estou confiante em tentar um bom resultado lá”, disse Jacqueline, que conquistou o terceiro lugar no pódio na abertura do WCT 2001, que aconteceu nas Ilhas Fiji.

Já a cearense Tita Tavares estava escalada na segunda bateria, mas devido a uma contusão no tornozelo foi substituída por Pauline Menczer (AUS), que enfrentará Rochelle Ballard (HAW) e uma das novatas deste ano, Amee Donohoe. As outras estreantes são as também australianas Samantha Cornish, 21 anos, e Chelsea Georgeson, de apenas 18 anos de idade.

“Para mim, foi até uma surpresa ter me qualificado para o WCT. Mas, tanto eu, como a Amee e a Samantha, vamos tentar surpreender com uma vitória aqui, como fez Joel Parkinson na primeira etapa do WCT masculino”, prometeu a mais jovem integrante da elite das 17 melhores surfistas do mundo.

Roxy Pro ? primeira fase classificatória:

01) Serena Brooke (AUS), Megan Abubo (HAW), Samantha Cornish (AUS)
02) Rochelle Ballard (HAW), Pauline Menczer (AUS), Amee Donohoe (AUS)
03) Layne Beachley (AUS), Kate Skarratt (AUS), Sophia Mulanovich (Peru)
04) Melanie Redman (AUS), Jacqueline Silva (BRA), Lisa Andersen (EUA)
05) Neridah Falconer (AUS), Pauline Menczer (AUS), Chelsea Georgeson (AUS)
06) Heather Clark (AFR), Keala Kennelly (HAW), Lynette MacKenzie (AUS)

Exit mobile version