O forte vento, a chuva e as ondas mexidas de 1 metro exigiram muito dos surfistas no primeiro dia de disputas na segunda etapa do 17º A Tribuna de Surf Colegial na praia do Tombo, Guarujá (SP).
Neste sábado foram ao mar apenas os novos talentos nas categorias Mirim (sub 16) e Júnior (sub 18).
Já neste domingo acontecem as finais nas duas séries, além da Iniciantes (sub 14) e Feminina (sub 18).
Nesta etapa, o A Tribuna de Surf Colegial conta com 140 competidores de 68 escolas, de ensino médio e fundamental, da Baixada Santista. E os grandes nomes da região já caem no mar neste domingo podendo até conquistar o título do circuito com uma etapa de antecipação.
São os casos de Iara Stella, do Don Domênico, de Guarujá, na feminina, de Léo Guimarães, do mesmo colégio, na iniciantes, de Marcos Corrêa, do Virtual Dom Bosco, de São Vicente, na mirim, e de Wesley Santos, do Adélia Camargo Corrêa, de Guarujá, entre os juniores. Todos eles foram os vencedores da disputa realizada na praia do Itararé, em São Vicente, no mês de junho.
Além disso, segue em jogo a briga pela liderança do ranking geral das escolas. Novamente, a briga está acirrada entre Adélia e Don Domênico, a primeira com nove títulos e a segunda atual campeã e com seis conquistas. “É mais uma excelente competição, em dos lugares mais tradicionais de disputa do A Tribuna de Surf Colegial”, destaca o diretor-técnico do Circuito, Marcos Bukão.
“Neste primeiro dia, o mar exigiu muito dos atletas, por causa das condições difíceis. Mas a previsão é de que neste domingo tenhamos ótimas condições, tanto na água, como no clima. Por isso, a expectativa é de grandes baterias finais na praia do Tombo”, declara Bukão.
Vice-campeão do Circuito nos anos de 2008, 2009 e 2011, nas categorias Iniciantes e Mirim, respectivamente, Wesley Santos não quer deixar o título escapar na Júnior. Nascido em Peruíbe, mas morando em Guarujá nos últimos anos, o competidor do Adélia Camargo conta com o fator ‘casa’ para alcançar o feito inédito em sua carreira neste domingo.
“Já conheço e venho treinando nessas condições da praia do Tombo. A expectativa é a melhor possível, para que eu chegue à final e possa conseguir por antecipação este título, que estou lutando há muito tempo”, diz o surfista de 17 anos. Também nessa categoria, sufaram muito bem Yagê Araújo, do Don Domênico, dono da melhor somatória do dia, com 13.30 pontos, e Pedro Miguel, da mesma escola,
Já na Mirim, Victor Bernardo, outro talento do Adélia, também é destaque. Três vezes campeão guarujaense, o atleta de 15 anos afirmou estar pronto para buscar sua primeira conquista de A Tribuna de Surf Colegial e também em ajudar sua escola a manter a ponta do circuito.
“Minha expectativa é muito grande. Não disputei a última etapa, mas vou buscar de todas as maneiras entrar na briga por este título. As condições não estão fáceis, mas acredito que o fato de surfar em casa pode me ajudar muito nesta disputa”, conta o competidor. O líder do ranking, Marcos Corrêa também surfou bem, assim como Nathan Kawani, do Benedito Calixto, de Itanhaém.
Patrocinadores Mais do que consagrado e referência no país, o A Tribuna de Surf Colegial tem seu sucesso comprovado também na manutenção dos patrocinadores. A surfwear AntiQueda, por exemplo, está no Circuito desde a edição inicial. “São 17 anos de parceria. Este e um campeonato muito importante, que ajuda muito a estabelecer uma imagem positiva do esporte, vinculando-o à educação”, afirma Paulo Sérgio Nogueira Lopes, diretor da AntiQueda.
Já a Sthill investe no evento há mais de uma década. “Temos como foco investir em ações sociais. Somos patrocinadores da Escola Radical de Surf, em Santos, desde a sua criação, há duas décadas, e o A Tribuna Colegial é uma grande ferramenta de inclusão, com incentivo aos estudos entre os atletas, sendo que muitos têm oportunidade de estudar com bolsas de estudos, graças ao surf”, ressalta Mario Moreira, da Sthill.
Atrações na areia Se nas ondas, os surfistas estão fazendo bonito, na areia a segunda etapa do 17º A Tribuna de Surf Colegial conta com várias atrações. Entre os destaques, o Salva Surf, com bombeiros dando instruções teóricas e práticas de técnicas de salvamento e recuperação de vítimas de afogamento e outros acidentes na água.
Atletas e o público em geral também participam de brincadeiras, como competição de flexões, saltos, cabo de guerra, concorrendo a prêmios dos patrocinadores, AntiQueda, Sthill e também da Tri FM. Neste domingo a grande atração será o sorteio de uma prancha Silver Surf ao público presente.
O evento é transmitido ao vivo pelo site Triesporte.