A vantagem de duas vitórias nas duas primeiras etapas, valeu e muito no final do Circuito. Agora, competindo “em casa”, Wesley Dantas apenas administrou sua vantagem para sagrar-se campeão paulista Junior na grande final do Hang Loose Surf Attack. O novo título estadual veio ainda no sábado, por antecipação, ao garantir vaga às semifinais da disputa decisiva do campeonato, na praia de Itamambuca, em Ubatuba.
Beneficiado com a desclassificação de seus dois principais adversários, o sebastianense Samuel Pupo e o guarujaense Gabriel André, ambos ficando em 13º lugar, nas quartas-de-final, Wesley não pode mais ser alcançado na categoria para surfistas com até 18 anos. “Como sabia que a final seria aqui em casa, quis garantir pontos no começo para finalizar tranquilo e deu certo. Comecei com duas vitórias (Santos e Guarujá), fui mal na Baleia e aqui estou de volta”, comemorou.
Aos 16 anos de idade, Wesley comemora um índice conquistado por pouquíssimos surfistas nos 28 anos de história do Circuito, ao garantir os títulos em todas as categorias. “Fui campeão Petit, Estreante, Iniciante, ano passado Mirim aqui em Ubatuba também, e agora Junior. Faltava esse. Está completo”, vibrou o surfista, lembrando o apoio de seu irmão, Wiggolly Dantas, novo reforço brasileiro no WCT em 2015 e que mês passado também conquistou o título paulista profissional na mesma Itamambuca. “Ele me incentiva muito, me ensina. Quero seguir os passos dele”, disse.
Além da Junior, Wesley ainda segue com chances de chegar ao bicampeonato da Mirim (no máximo 16 anos). Nesta disputa, o favoritismo é de Samuel Pupo, mas a disputa está em aberto, e junto com os dois aparecem na lista de candidatos Renan Pulga, também de São Sebastião, e Gabriel Medeiros, outro talento ubatubense. Wesley garantiu a vaga à semifinal, para defender o seu título, incrivelmente no último segundo de bateria. Precisava de uma nota 4,06 e tirou seis.
Na Iniciante (limite de 14 anos), que já tem definido o catarinense Mateus Herdy como campeão do Circuito, resta conhecer qual surfista será o melhor paulista do ranking, com Kauê Germano como grande cotado. Os dois aparecem como destaques. Mateus é o dono da maior nota do dia, um 9,80, enquanto que Kauê já garantiu, por antecipação, o título da categoria Estreante (Sub 12).
Outros nomes que fizeram bonito neste sábado foram Igor Moraes, de São Sebastião, com a maior somatória até agora, marcando 17,25 pontos de 20 possíveis, o catarinense Lucas Vicente, que ainda é da categoria Iniciante e se classificou às semifinais da Junior, e o guarujaense Vitor Mendes, que assim como Wesley, está nas semifinais da Junior e na Mirim.
As disputas recomeçam neste domingo às 7h30 e as finais serão realizadas a partir do meio-dia. Todas as baterias podem ser acompanhadas ao vivo, pelo link hangloose.com.br/surfattack2014/. Para quem for à praia, o Hang Loose Surf Attack promove várias atividades de lazer e culturais para a garotada, como gincanas ecológicas, desenhos, e brincadeiras como pebolim e ping pong nas tendas montadas ao lado do palanque. Há, ainda, distribuição de frutas e de Amazoo Açaí. “O objetivo é entreter a garotada, com muita diversão e aproveitar para promover a consciência ecológica na molecada”, explica Júlio Cesar Osório, o Brow, responsável pelas atividades.
O Hang Loose Surf Attack tem os patrocínios de Overboard, Hot Water, Super Tubes, Sthill e Surftrip. Copatrocínios de Rhyno Foam, Reef, Amazoo Açaí e CT Wax. Divulgação: Revista Fluir. Apoios das prefeituras de Santos, Guarujá, São Sebastião e Ubatuba, Associação Santista de Surf, Associação de Surf de Guarujá, Associação de Surf de São Sebastião, Associação Ubatuba de Surf, Governo do Estado de São Paulo, com organização da Federação Paulista de Surf.