Wigoly Dantas conquista quinto título paulista no Hang Loose Surf Attack. Foto: Ivan Storti. |
Clique aqui para ver as fotos
Guigui, como é conhecido, é o campeão da categoria Júnior (sub 18).
Entre os iniciantes (sub 14), Jessé Mendes, do Guarujá, assegurou o caneco, enquanto na Petit (sub 10), o catarinense Luan Wood colocou o nome na galeria de campeões do circuito.
Guigui comemora com a torcida a vitória em Camburi, São Sebastião (SP). Foto: Ivan Storti. |
O talento local Miguel Pupo – filho de Miguel Pupo – foi o melhor na Mirim (sub 16) e Filipe Toledo ? filho de Ricardo Toledo ? fechou a temporada com 100% de aproveitamento na Estreantes (sub 12).
Miguel, Filipinho e também Jessé chegaram ao terceiro título paulista cada um. Marcada pela emoção, a quarta e última etapa do circuito reuniu 140 atletas de seis Estados. A cidade de Ubatuba garantiu o tri paulista por equipes.
A decisão mais emocionante foi na Júnior. Três surfistas chegaram à Ubatuba com chances. Na semifinal, Dodô Veiga, da Praia Grande, se despediu da disputa, derrotado por dois ubatubenses, Matheus Toledo e Emerson Santos, que fizeram um jogo de equipe para ajudar o conterrâneo Guigui.
Logo na seqüência, foi a vez do novo campeão perder. Mas como tinha vantagem no ranking, ficou do lado de fora aguardando o resultado da final.
O único que poderia ultrapassá-lo era Alex Ribeiro, da Praia Grande, que teria de vencer a etapa enfrentando três ubatubenses. Para aumentar o nervosismo de Guigui, Alex tirou uma nota 8 logo em sua segunda onda.
Mas a situação mudou quando Emerson Santos, sem dúvida o grande destaque do final de semana, manobrou forte, com batidas bem trabalhadas, para tirar um 9,25, a melhor onda da competição.
De quebra, o mesmo Emerson ainda tirou um 7,25 para somar 16,5 de 20 possíveis e ratificar a vitória na etapa e o título para Guigui. Nesse momento ainda começou o jogo de equipe ubatubense, com os três atletas ?cercando? Alex, procurando evitar uma possível reação. Para completar, Tamae Bettero garantiu um 7 assumindo o segundo lugar, para deixar Alex na terceira posição.
Na areia, a torcida comandada pelo técnico Alberto Jacob e reforçada pela mãe de Guigui, Eliane, gritava muito e, ao final, abriu até uma champanhe para a comemoração, com todos se abraçando e vibrando também com Emerson.
?Minha missão como amador está cumprida. Este ano eu fui campeão brasileiro Open e paulista Júnior. Agora, vou para o Hawaii e no ano que vem para a Austrália para iniciar minha carreira profissional?, disse o surfista de 16 anos.
Emerson também vibrou muito com a primeira vitória no Hang Loose. ?Para mim valeu por dois. Por mim e por ter ajudado o Guigui. Fiquei muito feliz?, disse Emerson. No ranking, Dodô Veiga ainda terminou como o vice e Alex ficou em terceiro lugar. Na etapa, Matheus Toledo ficou na quarta posição.
Na Iniciantes, a disputa também foi acirrada. Quem vencesse entre Jessé Mendes e Gabriel Medina, de São Sebastião, ficava com o caneco. O surfista de Guarujá abriu com uma nota 8 e não foi ameaçado.
?Fiquei preocupado porque sou mais pesado e porque o Gabriel tava quebrando, mas consegui aquela boa onda e ficou mais tranqüilo?, contou Jessé, de 13 anos, que espera ultrapassar a marca de Guigui. ?Quanto mais, melhor?, brincou.
Thiago Guimarães, de Peruíbe, ficou em segundo lugar na etapa, seguido do pernambucano radicado em SC, Ian Gouveia, filho de Fábio Gouveia, e Gabriel Medina.
Na disputa da Petit, Luan Wood entrou para a seleta galeria de catarinenses campeões do Hang Loose, ao lado de Andreas Eduardo, Marco Pólo, Gustavo Schlikmann e Alejo Muniz.
Para isso, garantiu o segundo lugar na etapa, com muita comemoração de seu pai. Outros dois pais também vibraram muito, o de Vitor Bernardo, que levou a sua primeira vitória no Circuito e o de Edgard Groggia, que levantou o caneco paulista com a terceira posição na etapa.
?Vale muito a pena viajar de Floripa até aqui. Este circuito é show. Ano que vem estarei de novo?, disse Luan, de 10 anos. ?Eu queria também o título do Circuito, batalhei até o fim, mas é bom ser campeão paulista e espero que outros títulos venham?, falou Edgard. ?Espero que no ano que vem eu ganhe outras etapas e, quem sabe, o Circuito?, argumentou Vitor Bernardo. Completou o pódio Alex Sandro Santos, de Ubatuba.
Entre os mirins, Miguel Pupo já entrou na final como campeão e confirmou a boa fase, vencendo em Camburi. Jessé Mendes em sua segunda final ficou com o vice (mesma colocação do ranking).
Matheus, também em outra final, foi o terceiro colocado, com Wesley Moraes na quarta posição. ?Garantir a vitória é sempre importante e mostra que estamos com surf no pé?, afirmou Valinha, como é conhecido o campeão.
Na Estreantes, Filipinho Toledo também já estava com o título garantido e confirmou ser o grande nome da categoria, vencendo pela quarta vez. Wesley Santos, de Peruíbe, ficou em segundo lugar, garantindo o vice no ranking.
Wesley Dantas, de Ubatuba, foi o terceiro colocado e David Silva, do Guarujá, ficou na quarta posição. Em seu terceiro título seguido (foi bicampeão petit nos dois últimos anos), Filipinho mostrou confiança com o futuro.
?Dá para alcançar muito mais do que já conquistei. Agradeço muito à minha família, meus pais, meus irmãos e à minha equipe?, frisou o atleta de 11 anos.
##
Emerson Santos ficou com o título na Junior. Foto: Ivan Storti. |
Os campeões paulistas da temporada na Júnior e Mirim ganharam passagens aéreas para Fernando de Noronha. Na Iniciantes, Estreantes e Petit, os melhores da temporada levaram I-Pods. Já os vencedores da etapa nas cinco categorias faturaram aparelhos Play Station II.
Na Mirim, Miguel Pupo comandou a festa em Camburi. Foto: Ivan Storti. |
O Hang Loose Surf Attack – 19ª edição do Circuito Paulista de Surf Júnior, Mirim, Iniciante, Estreantes e Petit teve os co-patrocínios de Reef, Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Star Point e Hot Water. Apresentação de Fluir, com os apoios da Formag?s, Bennett, Waves, Fibratur, Secretaria do Estado da Juventude, Esporte e Lazer e Turco Loco. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal e Associação de Surf de São Sebastião, Ascam e Corpo de Bombeiros. Organização da Federação Paulista de Surf.
Resultado da quarta etapa – Camburi
Junior
1 Emerson Santos (Ubatuba)
2 Tamae Bettero (Ubatuba)
3 Alex Ribeiro (Praia Grande)
4 Matheus Toledo (Ubatuba)
Mirim
1 Miguel Pupo (São Sebastião)
2 Jessé Mendes (Guarujá)
3 Matheus Toledo (Ubatuba)
4 Wesley Moraes (Guarujá)
Iniciantes
1 Jessé Mendes (Guarujá)
2 Thiago Guimarães (Peruíbe)
3 Ian Gouveia (Recife/PE ? Florianópolis/SC)
4 Gabriel Medina (São Sebastião)
Estreantes
1 Filipe Toledo (Ubatuba)
4 Wesley Santos (Peruíbe)
3 Wesley Dantas (Ubatuba)
4 David Silva (Guarujá)
Petit
1 Vitor Bernardo (Guarujá)
2 Luan Wood (Florianópolis/SC)
3 Edgard Groggia (Guarujá)
4 Alex Sandro Santos (Ubatuba)
Cidades
1 Ubatuba ? 5.095
2 Guarujá ? 4.590
3 São Sebastião ? 3.604
4 Praia Grande ? 2.645
Ranking 2006
Junior
1 Wiggolly Dantas (Ubatuba) ? 2.556 ? campeão paulista
2 Dodô Veiga (Praia Grande) ? 2.539
3 Alex Ribeiro (Praia Grande) ? 2.439
4 Magno Pacheco (Guarujá) ? 2.062
Mirim
1 Miguel Pupo (São Sebastião) ? 2.900 campeão paulista
2 Jessé Mendes (Guarujá) ? 2.439
3 Matheus Toledo (Ubatuba) -2.122
4 Peterson Crisanto (Matinhos/PR) ? 2.087
Iniciantes
1 Jessé Mendes (Guarujá) ? 2.900 ? campeão paulista
2 Gabriel Medina (São Sebastião) ? 2.629
3 Sidney Guimarães (Peruíbe) ? 2.276
4 Thiago Guimarães (Peruíbe) ? 2.230
Estreantes
1 Filipe Toledo (Ubatuba) ? 3.000 campeão paulista
2 Wesley Santos (Peruíbe) ? 2.456
3 Edgard Groggia (Guarujá) ? 2.366
4 Yagê Araújo (Itacaré/BA) ? 2.285
Petit
1 Luan Wood (Florianópolis/SC) ? 2.900 ? campeão do Circuito
2 Edgar Groggia (Guarujá) ? 2.610 ? campeão paulista
3 Wesley Dantas (Ubatuba) ? 2.466
4 Vitor Bernardo (Guarujá) ? 2.466