Wiggolly domina Camburi

Wigoly Dantas, Hang Loose Surf Attack 2006, praia de Camburi, São Sebastião (SP)

Wigoly Dantas conquista quinto título paulista no Hang Loose Surf Attack. Foto: Ivan Storti.
Mesmo fora da final, o ubatubense Wiggolly Dantas garantiu o quinto título paulista na final do Hang Loose Surf Attack, realizada neste domingo em ondas de meio metro em Camburi, São Sebastião (SP).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Guigui, como é conhecido, é o campeão da categoria Júnior (sub 18).

 

Entre os iniciantes (sub 14), Jessé Mendes, do Guarujá, assegurou o caneco, enquanto na Petit (sub 10), o catarinense Luan Wood colocou o nome na galeria de campeões do circuito.

 

Guigui comemora com a torcida a vitória em Camburi, São Sebastião (SP). Foto: Ivan Storti.
Como Wood é de outro estado, Edgard Groggia, do Guarujá, foi declarado o campeão estadual. Nas outras duas categorias, os títulos já estavam definidos e mesmo assim os campeões ratificaram suas conquistas vencendo a etapa.

 

O talento local Miguel Pupo – filho de Miguel Pupo – foi o melhor na Mirim (sub 16) e Filipe Toledo ? filho de Ricardo Toledo ? fechou a temporada com 100% de aproveitamento na Estreantes (sub 12).

 

Miguel, Filipinho e também Jessé chegaram ao terceiro título paulista cada um. Marcada pela emoção, a quarta e última etapa do circuito reuniu 140 atletas de seis Estados. A cidade de Ubatuba garantiu o tri paulista por equipes.

 

A decisão mais emocionante foi na Júnior. Três surfistas chegaram à Ubatuba com chances. Na semifinal, Dodô Veiga, da Praia Grande, se despediu da disputa, derrotado por dois ubatubenses, Matheus Toledo e Emerson Santos, que fizeram um jogo de equipe para ajudar o conterrâneo Guigui.

 

Logo na seqüência, foi a vez do novo campeão perder. Mas como tinha vantagem no ranking, ficou do lado de fora aguardando o resultado da final.

 

O único que poderia ultrapassá-lo era Alex Ribeiro, da Praia Grande, que teria de vencer a etapa enfrentando três ubatubenses. Para aumentar o nervosismo de Guigui, Alex tirou uma nota 8 logo em sua segunda onda.

 

Mas a situação mudou quando Emerson Santos, sem dúvida o grande destaque do final de semana, manobrou forte, com batidas bem trabalhadas, para tirar um 9,25, a melhor onda da competição.

 

De quebra, o mesmo Emerson ainda tirou um 7,25 para somar 16,5 de 20 possíveis e ratificar a vitória na etapa e o título para Guigui. Nesse momento ainda começou o jogo de equipe ubatubense, com os três atletas ?cercando? Alex, procurando evitar uma possível reação. Para completar, Tamae Bettero garantiu um 7 assumindo o segundo lugar, para deixar Alex na terceira posição.

 

Na areia, a torcida comandada pelo técnico Alberto Jacob e reforçada pela mãe de Guigui, Eliane, gritava muito e, ao final, abriu até uma champanhe para a comemoração, com todos se abraçando e vibrando também com Emerson.

 

?Minha missão como amador está cumprida. Este ano eu fui campeão brasileiro Open e paulista Júnior. Agora, vou para o Hawaii e no ano que vem para a Austrália para iniciar minha carreira profissional?, disse o surfista de 16 anos.

 

Emerson também vibrou muito com a primeira vitória no Hang Loose. ?Para mim valeu por dois. Por mim e por ter ajudado o Guigui. Fiquei muito feliz?, disse Emerson. No ranking, Dodô Veiga ainda terminou como o vice e Alex ficou em terceiro lugar. Na etapa, Matheus Toledo ficou na quarta posição.

 

Na Iniciantes, a disputa também foi acirrada. Quem vencesse entre Jessé Mendes e Gabriel Medina, de São Sebastião, ficava com o caneco. O surfista de Guarujá abriu com uma nota 8 e não foi ameaçado.

 

?Fiquei preocupado porque sou mais pesado e porque o Gabriel tava quebrando, mas consegui aquela boa onda e ficou mais tranqüilo?, contou Jessé, de 13 anos, que espera ultrapassar a marca de Guigui. ?Quanto mais, melhor?, brincou.

 

Thiago Guimarães, de Peruíbe, ficou em segundo lugar na etapa, seguido do pernambucano radicado em SC, Ian Gouveia, filho de Fábio Gouveia, e Gabriel Medina.

 

Na disputa da Petit, Luan Wood entrou para a seleta galeria de catarinenses campeões do Hang Loose, ao lado de Andreas Eduardo, Marco Pólo, Gustavo Schlikmann e Alejo Muniz.

 

Para isso, garantiu o segundo lugar na etapa, com muita comemoração de seu pai. Outros dois pais também vibraram muito, o de Vitor Bernardo, que levou a sua primeira vitória no Circuito e o de Edgard Groggia, que levantou o caneco paulista com a terceira posição na etapa.

 

?Vale muito a pena viajar de Floripa até aqui. Este circuito é show. Ano que vem estarei de novo?, disse Luan, de 10 anos. ?Eu queria também o título do Circuito, batalhei até o fim, mas é bom ser campeão paulista e espero que outros títulos venham?, falou Edgard. ?Espero que no ano que vem eu ganhe outras etapas e, quem sabe, o Circuito?, argumentou Vitor Bernardo. Completou o pódio Alex Sandro Santos, de Ubatuba.

 

Entre os mirins, Miguel Pupo já entrou na final como campeão e confirmou a boa fase, vencendo em Camburi. Jessé Mendes em sua segunda final ficou com o vice (mesma colocação do ranking).

 

Matheus, também em outra final, foi o terceiro colocado, com Wesley Moraes na quarta posição. ?Garantir a vitória é sempre importante e mostra que estamos com surf no pé?, afirmou Valinha, como é conhecido o campeão.

 

Na Estreantes, Filipinho Toledo também já estava com o título garantido e confirmou ser o grande nome da categoria, vencendo pela quarta vez. Wesley Santos, de Peruíbe, ficou em segundo lugar, garantindo o vice no ranking.

 

Wesley Dantas, de Ubatuba, foi o terceiro colocado e David Silva, do Guarujá, ficou na quarta posição. Em seu terceiro título seguido (foi bicampeão petit nos dois últimos anos), Filipinho mostrou confiança com o futuro.

 

?Dá para alcançar muito mais do que já conquistei. Agradeço muito à minha família, meus pais, meus irmãos e à minha equipe?, frisou o atleta de 11 anos.

 

##

 

Emerson Santos ficou com o título na Junior. Foto: Ivan Storti.
Na disputa por equipes, Ubatuba confirmou ser a grande força, com a vitória na etapa e a conquista do tri. Pela primeira vez, uma equipe ultrapassou a barreira dos 5 mil pontos no final de semana, garantindo 5.095 pontos. O grande rival, Guarujá, ficou com o vice na etapa, com 4.590, e também na soma dos circuitos estaduais.

 

Os campeões paulistas da temporada na Júnior e Mirim ganharam passagens aéreas para Fernando de Noronha. Na Iniciantes, Estreantes e Petit, os melhores da temporada levaram I-Pods. Já os vencedores da etapa nas cinco categorias faturaram aparelhos Play Station II.

 

Na Mirim, Miguel Pupo comandou a festa em Camburi. Foto: Ivan Storti.
Além da competição no mar, o Hang Loose Surf Attack teve como atração a tenda de aquecimento e alongamento. Criado em 2004, o espaço contou com profissionais de Educação Física e de Nutrição, sob coordenação do Ibrasurf, oferecendo avaliações física, postural e nutricional, técnicas de alongamento e relaxamento e orientações sobre a performance e alimentação.

 

O Hang Loose Surf Attack – 19ª edição do Circuito Paulista de Surf Júnior, Mirim, Iniciante, Estreantes e Petit teve os co-patrocínios de Reef, Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Star Point e Hot Water. Apresentação de Fluir, com os apoios da Formag?s, Bennett, Waves, Fibratur, Secretaria do Estado da Juventude, Esporte e Lazer e Turco Loco. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal e Associação de Surf de São Sebastião, Ascam e Corpo de Bombeiros. Organização da Federação Paulista de Surf. 
 
Resultado da quarta etapa – Camburi
 
Junior
1 Emerson Santos (Ubatuba)
2 Tamae Bettero (Ubatuba)
3 Alex Ribeiro (Praia Grande)
4 Matheus Toledo (Ubatuba)
 
Mirim
1 Miguel Pupo (São Sebastião)
2 Jessé Mendes (Guarujá)
3 Matheus Toledo (Ubatuba)
4 Wesley Moraes (Guarujá)
 
Iniciantes
1 Jessé Mendes (Guarujá)
2 Thiago Guimarães (Peruíbe)
3 Ian Gouveia (Recife/PE ? Florianópolis/SC)
4 Gabriel Medina (São Sebastião)
 
Estreantes
1 Filipe Toledo (Ubatuba)
4 Wesley Santos (Peruíbe)
3 Wesley Dantas (Ubatuba)
4 David Silva (Guarujá)
 
Petit
1 Vitor Bernardo (Guarujá)
2 Luan Wood (Florianópolis/SC)
3 Edgard Groggia (Guarujá)
4 Alex Sandro Santos (Ubatuba)
 
Cidades
1 Ubatuba ? 5.095
2 Guarujá ? 4.590
3 São Sebastião ? 3.604
4 Praia Grande ? 2.645

 

Ranking 2006
 
Junior
1 Wiggolly Dantas (Ubatuba) ? 2.556 ? campeão paulista
2 Dodô Veiga (Praia Grande) ? 2.539
3 Alex Ribeiro (Praia Grande) ? 2.439
4 Magno Pacheco (Guarujá) ? 2.062
 
Mirim
1 Miguel Pupo (São Sebastião) ? 2.900 campeão paulista
2 Jessé Mendes (Guarujá) ? 2.439
3 Matheus Toledo (Ubatuba) -2.122
4 Peterson Crisanto (Matinhos/PR) ? 2.087
 
Iniciantes
1 Jessé Mendes (Guarujá) ? 2.900 ? campeão paulista
2 Gabriel Medina (São Sebastião) ? 2.629
3 Sidney Guimarães (Peruíbe) ? 2.276
4 Thiago Guimarães (Peruíbe) ? 2.230
 
Estreantes
1 Filipe Toledo (Ubatuba) ? 3.000 campeão paulista
2 Wesley Santos (Peruíbe) ? 2.456
3 Edgard Groggia (Guarujá) ? 2.366
4 Yagê Araújo (Itacaré/BA) ? 2.285
 
Petit
1 Luan Wood (Florianópolis/SC) ? 2.900 ? campeão do Circuito
2 Edgar Groggia (Guarujá) ? 2.610 ? campeão paulista
3 Wesley Dantas (Ubatuba) ? 2.466
4 Vitor Bernardo (Guarujá) ? 2.466

 

 

Exit mobile version