Oakley Catarinense Pro

Willian Cardoso consegue vaga

Willian Cardoso, Oakley SC Surf Pro 2010, Prainha, São Francisco do Sul (SC)

Willian Cardoso aparece na Prainha, São Francisco do Sul (SC). Foto: Basílio Ruy / Fecasurf.

Surpresa no segundo dia de competições do Oakley Santa Catarina Surf Pro 2010.  O surfista William Cardoso, atual líder do Circuito Catarinense Profissional 2010, já era considerado “carta fora do baralho”, pois estava competindo na Espanha e como não iria chegar a tempo para sua bateria na primeira fase da terceira etapa, programada para acontecer logo no primeiro dia do evento na Prainha de São Francisco do Sul.

Willian comunicou ainda no domingo, véspera do início do evento à Federação Catarinense de Surf e ao diretor de rrova e representante da Abrasp no campeonato Klaus Kaiser, que não chegaria a tempo de competir, pedindo o cancelamento de sua inscrição, mas que o colocassem como alternate do segundo round, na esperança que algum dos atletas top 16 que entram somente no segundo round não comparecesse para competir, o que abriria uma vaga para ele na segunda fase e com isso poderia entrar na competição.

O que parecia completamente improvável aconteceu. O atleta Alex Lima, local do Gravatá e cabeça-de-chave número 11, contundiu-se gravemente no tornozelo a dois meses, estava em tratamento intensivo mas na última hora foi vetado pelo seu médico, que o proibiu de competir sob pena de agravar ainda mais a lesão.

 

De posse do laudo médico negativo, Alex Lima enviou ontem, depois do término da primeira fase um comunicado oficial informando que não poderia competir, abrindo assim automaticamente uma vaga para o primeiro alternate com seeding suficiente para entrar na fase dos pré-classificados e este atleta era justamente William Cardoso, que foi contatado na manhã desta terça-feira quando ainda estava no aeroporto do Rio de Janeiro vindo da Espanha.

O catarinense depois de conseguir pegar uma conexão a tempo de chegar a Florianópolis às 8:45, pegou um carro e veio diretamente a São Francisco a tempo de competir na 14ª bateria da segunda fase e seguir na luta pelo título catarinense da temporada.

“É muito legal estar de volta em casa, depois de uma perna européia com poucas ondas, foi uma correria para eu poder chegar a tempo e ter a oportunidade de competir no Catarinense Profissional, já que competi até o último dia no Zarautz Pro na Espanha, então eu fiz o possível para estar aqui presente e estou amarradão prestigiando mais uma vez o Circuito Catarinense Profissional da Fecasurf”, declara Willian um pouco cansado da viagem.

 

“O William foi muito inteligente e utilizou-se de forma correta da regra, que permite que um surfista que é alternate substitua a um atleta pré-classificado do segundo round e que por algum motivo não pode competir. E ele teve mais sorte ainda pois esta alteração só pode ser confirmada antes de se iniciar o evento principal e como esta fase só entrou no mar no segundo dia ele se beneficiou completamente das regras do jogo. Méritos dele”, analisa Klaus Kaiser.
 
O Oakley Santa Catarina Surf Pro 2010 é apresentado pelo Hidrotônico i9. Patrocínio: Vivo, Goofy e Retry Surf. Apoio: Waves, Grupo RBS, Rádio Atlântida e Associação de Francisquense de Surf. O Circuito da Federação Catarinense de Surf é homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e pela Confederação Brasileira de Surf (CBS).

Exit mobile version