Circuito brazuca

Willian Cardoso destrói em Ubatuba

Willian Cardoso, Circuito Brasileiro Profissional 2007, Itamambuca, Ubatuba (SP)

Willian Cardoso descola nota 9.67 e elimina Marco Polo em disputa emocionante em Ubatuba (SP). Foto: Nilton Santos.

A disputa pelo título brasileiro masculino do circuito brasileiro 2007 promete grandes emoções nas duas etapas finais da temporada.


Clique aqui para ver as fotos

Os líderes do ranking foram barrados logo nas suas estréias em Ubatuba com apresentações recordes dos adversários. O catarinense Pedro Norberto ampliou o de pontos para 16,50 na vitória contra o número 3 do ranking, o paulista Wagner Pupo, na primeira bateria do dia.

 

Já Willian Cardoso abriu o confronto catarinense contra o cabeça-de-chave número 1 do circuito com a maior nota ? 9,67 ? recebida nesta semana nas ondas da praia de Itamambuca. Marco Polo ainda conseguiu virar o resultado, mas Willian confirmou a vitória em sua última participação na bateria.

 

Pedro Lima despacha Marcelo Trekinho na terceira fase da prova. Foto: Nilton Santos.

Em seguida, o pernambucano Pedro Lima despachou o carioca Marcelo Trekinho, que dividia a liderança com Marco Polo. O quarto colocado e também carioca, Simão Romão, perdeu por centésimos para o catarinense Raphael Becker no placar mais apertado do campeonato: 12,40 x 12,36 pontos.

E outro catarinense, Jean da Silva, derrotou o bicampeão da etapa de Ubatuba, o ubatubense Odirlei Coutinho, que defendia a quinta posição no ranking em casa.

 

Com isso, quatro surfistas ficaram com chances de assumir a ponta do ranking em Ubatuba. Apesar de pequenas, as ondas de meio metro de altura apresentam boa formação, abrindo longas paredes para manobras. As disputas continuam neste sábado e as finais das duas categorias serão realizadas a partir das 12:50 horas no domingo.

 

?Foi sinistro. A terceira bateria seguida que eu caio com um catarinense, agora foi com o líder do circuito, a disputa foi acirrada até o finalzinho e é muito bom uma vitória de virada assim. Muito emocionante?, vibrou Willian Cardoso, 21 anos, que descreveu a onda que arrancou a maior nota da etapa.

 

?Já comecei a onda com uma manobra muito forte, depois uma batida boa e uma sequência de quatro, cinco rasgadas fortes, algumas invertendo a direção da prancha. Os juízes soltaram a nota e ela foi fundamental para a vitória. O Marco Polo correu atrás, está surfando muito, conseguiu virar o resultado, fiquei precisando de 6 e pouco e aí entrou a onda no final para a virada. Alucinante!?, comemora Willian, que agora vai encarar o paranaense Peterson Rosa nas oitavas-de-final.

 

O tricampeão brasileiro é um dos surfistas que podem assumir a liderança do circuito brasileiro 2007 na praia de Itamambuca. Peterson ganhou do carioca Pedro Muller o confronto dos recordistas com nove etapas vencidas na história do Circuito Brasileiro, iniciada em 1987. ?Ele está com 42 anos e competindo bem, pois deu um calor ali no início da bateria?, destaca Peterson.

##

Thiago de Sousa totaliza 16.50 pontos e quebra o próprio recorde em Itamambuca. Foto: Nilton Santos.

?O Pedro sempre foi um exemplo para mim. Também quero chegar nesta idade correndo campeonatos e espero ainda disputar muitas baterias com ele?, deseja Peterson, que tenta um inédito tetracampeonato neste ano.


Clique aqui para ver as fotos


?Eu queria voltar a correr o Circuito Brasileiro para isso. A nova geração está aí quebrando, mas confio bastante no meu surfe e estou aí de novo na briga. Mas prefiro deixar rolar e ver o que vai acontecer?, diz Peterson Rosa, que viu os dois surfistas que dividiam a liderança do ranking serem eliminados nas disputas seguintes.

 

O confronto catarinense entre Marco Polo e William Cardoso foi um dos melhores das três etapas do circuito brasileiro 2007 e terminou com um apertado placar de 16,34 x 15,83 pontos.

Pedro Norberto faz excelente campanha na prova. Foto: Nilton Santos.

A disputa entre o carioca Marcelo Trekinho com o pernambucano Pedro Lima também foi acirradíssima e definida por décimos de diferença: 12,94 x 12,46 pontos.

?Fiquei dois anos fora do circuito, só correndo campeonatos lá no Nordeste, e o nível aqui é muito mais alto, são os melhores do Brasil. Eu não tinha passado nenhuma bateria ainda, mas aqui consegui mostrar o meu surfe, que se encaixou nestas ondas, e espero sair daqui com um bom resultado para ver se consigo manter minha vaga para 2008?, fala Pedrinho.

 

Com a saída dos cinco primeiros colocados, a situação ficou boa para o surfista local de Ubatuba, Renato Galvão, que chegou nesta etapa ocupando a sexta posição no ranking. Ele passou pelo carioca ex-top do WCT, Pedro Henrique, no quarto confronto da ensolarada sexta-feira na praia de Itamambuca, onde duas semanas atrás venceu uma etapa do Circuito Paulista disputada em ótimas ondas.

 

?Infelizmente o mar baixou, mas acho que aqui no Brasil deve ser o único lugar que tem onda assim, perfeitinha, mostrando ainda uma boa condição para fazer várias manobras?, analisou Renato Galvão.

“Espero repetir a vitória do Paulista aqui em Ubatuba, porque faz tempo que não venço, só chego ali no pódio em segundo, terceiro. Agora é a hora de a gente competir em casa e estou muito feliz porque esta foi minha primeira bateria com o patrocínio da South to South e já comecei com vitória?, ressalta.

 

Oitavas-de-final

 

1 Beto Fernandes (SP) x Pedro Norberto (SC)

2 Renato Galvão (SP) x Lucinho Lima (CE)

3 Heitor Alves (CE) x Thiago de Sousa (CE)

4 Peterson Rosa (PR) x Willian Cardoso (SC)

5 André Silva (CE) x Pedro Lima (PE)

6 Daison Pereira (RS) x Raphael Becker (SC)

7 Jihad Khodr (PR) x Hizunomê Bettero (SP)

8 Sávio Carneiro (PE) x Jean da Silva (SC)

 

Exit mobile version