Drug Aware Pro

Willian fora da briga

0

Tom Whitaker vence Kelly Slater em bateria acirrada no Telstra Drug Aware Pro. Foto: © SWA Hayto.

O catarinense Willian Cardoso não conseguiu achar boas ondas nas duas chances que teve para alcançar as oitavas-de-final e o Brasil está fora da briga pelo título do ASP Prime de Margaret River.

 

Apesar da boa formação das ondas na sexta-feira, o grande intervalo entre as séries de 1 a 2 metros acabou valorizando o fator sorte na maioria das baterias.

 

Mesmo assim, Willian conseguiu mais um bom resultado para se manter no topo da lista provisória dos dez surfistas que o ASP World Ranking classificará para o grupo dos top-34 do Dream Tour.

Em sua primeira participação, os australianos Mick Fanning e Nic Muscroft dominaram o pico e Willian só surfou sua primeira onda quando faltavam 10 minutos para o término da bateria.

Slater perde por 16.67 a 16.56 pontos. Foto: © SWA Hayto.

O bicampeão mundial achou até um tubinho para liderar o confronto, mas cometeu uma interferência na disputa por uma onda com Muscroft e também teve que encarar a repescagem de gala do Telstra Drug Aware Pro, com quatro campeões mundiais.

 

Occy O já aposentado Mark Occhilupo foi a grande surpresa do dia. Ele despachou o também australiano Blake Thornton e depois superou o havaiano Fredrick Patacchia por uma pequena vantagem – 13.17 a 13.00 pontos – nas oitavas-de-final que fecharam a sexta-feira em Surfers Point.

 

Seu adversário no sábado será o igualmente experiente Tom Whitaker, que barrou Kelly Slater com uma virada sensacional nos minutos finais da bateria deles na repescagem. A vitória foi por décimos de diferença no placar encerrado em 16,67 x 16,56 pontos.

Já o bicampeão mundial Mick Fanning saiu revoltado do mar porque simplesmente não surfou nada contra Adam Melling. Ele boiou praticamente a bateria inteira e só pegou sua primeira onda boa nos segundos finais. Na disputa seguinte, as séries ficaram um pouco mais constantes para o duelo do brasileiro Willian Cardoso com o havaiano John John Florence, que achou duas ondas boas para vencer por 16,80 x 13,33 pontos.

Nas oitavas-de-final, o havaiano acertou um aéreo-reverse incrível, muito alto, perfeito, para ganhar a primeira nota 10 do campeonato e ainda aumentou o recorde de pontos para 19,70 de 20 possíveis contra o californiano Kolohe Andino. John John vai disputar a terceira quarta de final do Telstra Drug Aware Pro contra Nic Muscroft.

A primeira disputa por vaga nas semifinais também será entre Austrália e Hawaii, com Josh Kerr e Olamana Eleogram, respectivamente.

 

Na segunda, Mark Occhilupo enfrenta Tom Whitaker. Depois vem o nota 10 John John Florence contra Nic Muscroft e o americano C. J. Hobgood fecha as quartas de final com o australiano Kai Otton.

A previsão é de que tanto o ASP Prime como o 6-Star feminino sejam encerrados neste sábado em Surfers Point.

 

O australiano Taj Burrow que lidera a corrida do título mundial com a vitória na abertura do Dream Tour 2012 sobre Adriano de Souza na Gold Coast, defendeu a ponta do ranking unificado até as oitavas-de-final, quando perdeu para Kai Otton. Agora Josh Kerr pode superá-lo em Margaret River, mas só vencendo o Telstra Drug Aware Pro.

 

Quartas-de-final do Drug Aware Pro 2012

 

1 Josh Kerr (Aus) x Olamana Eleogram (Haw)
2 Tom Whitaker (Aus) x Mark Occhilupo (Aus)
3 John John Florence (Haw) x Nic Muscroft (Aus)
4 C. J. Hobgood (EUA) x Kai Otton (Aus)