Wilson Nora se garante no Super Surf

0

#Às 8 horas desta quarta-feira (24/04) começa oficialmente a disputa pelos títulos brasileiros de surf profissional. A primeira das seis etapas do SuperSurf 2002 será disputada até domingo na praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

Mas, a competição foi inaugurada na última segunda (22/04) com as triagens para definir os atletas que participariam da prova como convidados do Grupo Abril.

As finais foram disputadas em boas ondas de 1,5 metros, com vários tubos surfados nesta terça-feira. A paulista Elisa Costa ganhou a disputa na categoria feminina, que reuniu quatorze atletas.

Já na masculina, foram inscritos 46 competidores e o baiano Wilson Nora, recém-chegado das etapas do mundial WQS na Austrália, ficou com a última vaga para o SuperSurf de São Sebastião.

Em cada uma das seis etapas da temporada estará sendo distribuído um total de R$ 100 mil em prêmios e 1.000 pontos nos rankings brasileiros de surf profissional.

?Ainda estou meio atrapalhado com o fuso horário, pois cheguei há poucos dias da Austrália. Estou acordando sempre às 3, 4 horas da manhã e confesso estar bastante cansado?, disse Wilson Nora, que se espantou com a quantidade de inscritos para as triagens do evento.

?Nem acreditei quando cheguei aqui e vi que tinha mais de quarenta inscritos nas triagens. Pensava que ia ter no máximo uns dezesseis surfistas. Pra piorar, minhas pranchas extraviaram na viagem e com muita fé em Deus fui passando as baterias e consegui vencer esta final?, disse Wilson Nora, após derrotar o cearense Fábio Silva (segundo lugar) e os paulistas Hizunomê Bettero (terceiro) e Flávio Tavares (quarto), que tirou a primeira nota 10 da temporada ao surfar um lindo tubo nas semifinais.

Com a classificação para o evento principal, Nora agora irá enfrentar dois campeões brasileiros na primeira fase classificatória: o defensor do título Tânio Barreto (AL) e o campeão brasileiro de 98 Fábio Gouveia.

?São dois ótimos surfistas, mas estou buscando o meu espaço, correndo as principais etapas do WQS lá fora e vou ficar só torcendo para que as minhas pranchas cheguem a tempo?, completou o baiano.

No feminino, a paulista Elisa Costa, 18 anos, também não terá moleza em sua estréia na divisão principal do Circuito Brasileiro de Surf Profissional. Ela irá enfrentar logo na primeira bateria da fase classificatória a atual campeã brasileira Andréa Lopes (RJ), a ex-campeã mundial do ISA Surfing Games Alcione Silva (RN) e Cláudia Gonçalves (SP), dona dos recordes de maior nota ? 8,33 ? e melhor apresentação ? 21 pontos ? do SuperSurf 2001.

Para conquistar a vaga, Elisa derrotou na grande final as também paulistas Alice Santos (vice-campeã), Tainá César (terceira colocada) e Samira Amaral (quarta).

O Super Surf 2002 é uma promoção da Abril Eventos e ABRASP e tem o patrocínio da Volkswagen, com esta primeira etapa contando ainda com o apoio da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Sebastião, com divulgação da 89 FM e MTV, cujo programa SuperSurf passará a ser apresentado por Maryeva Oliveira.

Mais informações do SuperSurf 2002 estão disponíveis nos sites www.abrasp.com.br e www.supersurf.com.br

Super Surf 2002 ? primeira fase

01) Armando Daltro (BA), Daniel Hardman (RJ), Andreas Eduardo (SC)
02) Jojó Olivença (BA), Renato Wanderley (SP), Marcelo Trekinho (RJ)
03) Sávio Carneiro (PE), Tadeu Pereira (SP), Maicon Rosa (PR)
04) Guga Arruda (SC), Pedro Lima (PE), Flávio Costa (BA)
05) Danilo Costa (RN), Alexandre Almeida (RJ), Raphael Becker (SC)
06) Wagner Pupo (SP), Romeu Cruz (SE), Diego Rosa (SC)
07) Otávio Lima (PB), Daison Pereira (RS), Edgar Bischof (SP)
08) Tânio Barreto (AL), Fábio Gouveia (PB), Wilson Nora (BA)
09) Odirlei Coutinho (SP), Fabrício Júnior (RN), João Gutemberg (RJ)
10) Dunga Neto (CE), Costinha (SP), Leonardo Trigo (RJ)
11) Leonardo Neves (RJ), Eric Miyakawa (SP), Anselmo Correia (RJ)
12) Cristiano Guimarães (SP), Crhistiano Spirro (BA), Pedro Muller (RJ)
13) Beto Fernandes (SP), Tinguinha Lima (SP), Lucinho Lima (CE)
14) Marcelo Nunes (RN), Victor Ribas (RJ), Fábio Carvalho (SC)
15) Raoni Monteiro (RJ), Claudemir Lima (CE), Jair de Oliveira (SP)
16) Peterson Rosa (PR), Joca Júnior (RN), Jihad Kohdr (PR)