Woohoo é o canal

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Ricardo Bocão e Antonio Ricardo: mais uma vez a consagrada dupla sai na frente e coloca os esportes de ação em destaque na telinha. Foto: Divulgação Woohoo.
Contrariando a idéia de que os sobressaltos e os riscos do atual cenário econômico-político-social do mundo moderno não oferecem espaço para romantismo e idealismo no campo profissional, o carioca Antonio Ricardo é a prova que ainda vale a pena batalhar em busca de um sonho.

 

Clique aqui para ver um trailer do Woohoo

 

 

Um dos primeiros, ao lado do sócio e amigo Ricardo Bocão, a colocar os esportes radicais ? em especial o surf ? em destaque na televisão em meados dos anos 80, Ricardo tem na bagagem mais de vinte anos de experiência na área e muitas idéias na cabeça.

 

Quase vinte anos atrás eles já escreviam as primeiras páginas da história que hoje é o primeiro canal exclusivo para o público jovem no Brasil. Foto: Arquivo pessoal Bocão.
Uma delas, talvez a mãe de todas, ganhou vida recentemente na forma de um canal exclusivo de TV, o primeiro canal jovem do Brasil, cujo nome, Woohoo, é inspirado justamente no grito de êxtase característico dos praticantes de esportes radicais.

 

É com esse sentimento de êxtase que a dupla de apresentadores, que marcou época e gerações com programas como Realce, Ombak, Rip e Extra, além do filme Fábio Fabuloso, aposta neste novo projeto, mais uma vez pioneiro no Brasil.

 

Na última semana, em visita à redação do Waves.Terra em São Paulo, Antonio Ricardo falou sobre a trajetória do Woohoo e de sua importância para o mercado de esportes de ação no Brasil, que deve crescer muito e atrair milhões em investimentos nos próximos anos.

 

?O Woohoo é produto de um sonho que começou há cerca de dez anos e que demorou cinco para se tornar realidade. Agora, nossa indústria e nossa tribo têm um canal exclusivo que certamente irá colaborar, e muito, para o crescimento desse segmento?, enfatiza o diretor-geral do Woohoo.

 

A primeira tentativa de lançar um canal para o público jovem aconteceu em 96, mas não se concretizou devido à complexidade do processo e da grande burocracia envolvida. Uma nova e definitiva cartada aconteceu em 2001, e mesmo assim demorou cinco anos para se concretizar.

 

?Durante esse tempo de amadurecimento da idéia, surgiram canais do gênero nos EUA e na Europa. Na hora pensamos: em breve alguém vai fazer isso no Brasil e não seremos nós! Naquele momento decidimos arriscar tudo e entrar de cabeça no projeto, pois começamos essa história aqui e tínhamos que estar à frente dos acontecimentos?, conta Ricardo.

 

Ele explica que para tornar o projeto viável foram necessários cinco anos de estudos e muito trabalho, além de parcerias e investimentos da ordem de R$ 15 milhões em novos equipamentos e infra-estrutura, realizados por um fundo de investimentos norte-americano.

 

Graças à parceria com a Neo-TV, associação que representa mais de 50 operadoras independentes, o Woohoo já está presente em várias praças do Brasil com 24 horas diárias de programação. Desse total, cerca de 90% são produções próprias e 30% são inéditas.

 

Mas, segundo Ricardo, a grande alavanca de audiência é o bloco de programação do Woohoo exibido diariamente das 14 às 14:30 horas no canal aberto CNT (canal 4 da NET em São Paulo, canal 24 na SKY), que atinge cerca de 20 milhões de potenciais espectadores, número que pode se transformar em assinantes do Woohoo.

 

?Esses 30 minutos que temos de exposição na TV aberta têm um poder incrível e temos recebido um retorno excelente sobre o canal, principalmente no meio em que vivemos, onde o boca-a-boca funciona muito bem?, explica Ricardo. ?Nosso foco é a segmentação e em três meses no ar já pulamos de 10 mil para 125 mil assinantes?, comemora.

 

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Bianca Medeiros, Vivian Guimarães e Yasmin Tuxen ao lado dos diretores: apresentadoras com a cara do canal. Foto: Divulgação Woohoo.
Com mais de cinco mil horas de arquivo, a grade de programação do Woohoo é bastante variada e terá programas ? 20 no total ? sobre surf, o carro-chefe com 65% do espaço, skate, bodyboard, esportes radicais em geral, música e comportamento, apresentados por três garotas escolhidas a dedo.

 

Vivian Guimarães, 18, Bianca Medeiros, 21, e Yasmim Tuxen, 17, foram aprovadas depois de realizarem testes e pretendem conquistar a atenção dos jovens de 12 a 25 anos (público-alvo do Woohoo) interessados em surfe, skate, snowboard e outras modalidades de ação.

 

O canal também terá correspondentes em vários lugares, garantindo uma ampla cobertura dos acontecimentos nos principais pólos do esporte.

 

Repórter Marcelo Pretto entrevista Marcondes Rocha durante a perna européia do circuito mundial WQS: cobertura internacional. Foto: Arquivo pessoal Marcelo Pretto.
O cinegrafista e fotógrafo Bruno Lemos é o homem no Hawaii; Darcy Guimarães traz as novidades da Indonésia; o lendário Glenn Winton fala da Austrália e Fabiana Nigol, esposa de Everaldo Pato Teixeira, será uma espécie de repórter-coringa pelo mundo na companhia do marido, bem como o carismático Fábio Gouveia, que terá um programa exclusivo.

 

Mesmo estando no começo de uma longa jornada em rede nacional, o diretor-geral Antonio Ricardo já planeja levar o Woohoo para fora do Brasil em um futuro próximo.

 

?No fim deste ano já vamos começar um trabalho para entrar na América Latina e em Portugal, e em breve estaremos com duas horas em um canal jovem dos EUA?, antecipa.

 

E para coroar a nova fase, a sede do Woohoo vai se mudar de São Cristóvão para uma galeria na Barra da Tijuca, em frente à praia. Segundo Ricardo, das 40 pessoas que formam a equipe do canal, 70% pegam onda ou praticam esportes de ação.

 

?Respiramos esportes o tempo todo em nosso trabalho, então nada mais lógico do que estarmos perto do mar e da natureza pra relaxar nos intervalos. E tem também a galera que se amarra em descer uma ladeira de skate. Às vezes fazemos isso em bando, é muito divertido?, conclui sempre sorrindo Antonio Ricardo, com a certeza de quem faz do trabalho praticamente um hobby.

 

Para obter mais informações acesse Whoohoo .

 

No tubo da TV

 

Confira na tabela abaixo como assistir à programação do Woohoo nas praças em que o canal já está presente.

 

Operadora           Praças


Viamax*            Florianópolis (SC)
Way TV*            Belo Horizonte (MG)
Cabo Mais*         Recife, Jaboatão, Olinda e Paulista (PE)
Image*             Araguari, Uberlandia (MG)
Televigo             Pato Branco e Marechal (PR)
Plug TV              Campo Mourão (PR)

 

RCA Company    Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas (BA), Aracruz, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Vitória (ES), Tangará da Serra (MT), Itaperuana, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, Petrópolis, Teresópolis, Três Rios (RJ), Votorantin (SP), Apucarana, Castro, Colombo, Cornélio Procópio, Curitiba, Francisco Beltrão, Irati, Paranavaí, Sarandi, Toledo (PR)

 

Unisat               Todo o Brasil ? DTH
Unicable            Rio de Janeiro (RJ)
Costa do Sol      Cabo Frio (RJ)
TV Mar Azul       Arraial do Cabo, Valença (RJ)

 

*Exibição parcial do canal (entre 10 e 18 horas por dia); demais, 24 horas.