Maresia Surf International

WQS voa para Floripa

0

Jano Belo defende o título do Maresia Surf International. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

O Maresia Surf International abre a série de duas etapas seguidas do WQS com nível máximo 6 estrelas no Brasil no início de julho, logo depois da passagem das estrelas do ASP World Tour por Imbituba, também em Santa Catarina.

 

Depois de dois anos na praia Brava de Itajaí, a Maresia volta para a praia Mole de Florianópolis em 2009, curiosamente, depois de nove anos e para completar a nona etapa da marca no WQS, entre os dias 7 e 12 de julho.

 

A verdadeira ?conta dos nove? foi inaugurada onde nasceu a Maresia, no Ceará. O primeiro campeão em 1997, na praia de Caucaia, em Icaraí, cidade vizinha a Fortaleza, foi Armando Daltro. O baiano representou o Brasil por alguns anos na elite mundial da ASP, mas já parou de competir.

 

No ano seguinte, antes de repetir o Maresia Surf Festival, desta vez na

Trent Munro foi o vencedor na praia Mole no ano 2000. Foto: Nilton Santos / Maresia Surf.

praia do Futuro, na capital cearense, estreou o Maresia Surf Floripa na praia Mole com uma etapa nível 6 estrelas, vencida pelo australiano Jake Paterson.

 

No Ceará, deu Bahia de novo, com Crhistiano Spirro levantando o caneco em Fortaleza. Os dois também já disputaram o Dream Tour da ASP e não participam mais do Circuito Mundial.

 

Em 1999, a Maresia voltou a realizar as mesmas duas etapas do WQS e o catarinense Neco Padaratz ganhou o 6 estrelas em casa e também no Ceará.

 

Ele garantiu o seu retorno a elite do ASP Tour sem ter que buscar classificação nas etapas finais do Hawaii. Diferente dos primeiros integrantes da ?Galeria dos Campeões do WQS da Maresia?, Neco continua competindo e será uma das muitas atrações do Maresia Surf

International 2009 na praia Mole.

 

No ano 2000, seu irmão, Teco Padaratz, representou a família na final, mas o título ficou com o australiano Trent Munro. Foi o último campeonato da série Maresia Surf Floripa na Praia Mole.

 

A marca continuou investindo no esporte, patrocinando uma forte equipe de competição – hoje capitaneada pelo atual campeão brasileiro Gustavo Fernandes -, todas as etapas do circuito das categorias de base do esporte da Confederação Brasileira de Surf (CBS), os circuitos profissionais de São Paulo e do Ceará, além de etapas do Circuito Nordestino e eventos em outros estados do país.

 

?A Maresia está totalmente ligada ao surfe e o Maresia Surf International é mais um exemplo disso. É o principal evento do ano da Maresia e tem fundamental importância para fomentarmos ainda mais o surfe brasileiro, além de contribuir na divulgação da marca internacionacionalmente?, ressalta Adriano Costa Lima, diretor-presidente da Maresia. ?O evento ajudou bastante para hoje exportamos para Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e outros países da Europa?.

 

A volta ao calendário mundial do WQS foi em 2007, no Maresia Surf International de nível máximo 6 estrelas, em Santa Catarina. Mas num lugar que nunca tinha sediado um evento internacional, a praia Brava de Itajaí.

 

O primeiro campeonato foi um sucesso, com o título emocionante de Adriano de Souza, hoje número cinco do mundo. No ano passado, o paraibano Jano Belo comemorou sua primeira vitória no WQS com aéreos sensacionais na despedida de Itajaí.

 

##

Ben Bourgeois, Joca Júnior, Trent Munro e Teco Padaratz fazem o pódio no Maresia Surf International 2000. Foto: Nilton Santos / Maresia Surf.

?Estamos na terceira edição desta nova série do campeonato em Santa Catarina e a expectativa para esse ano é que seja um dos eventos mais concorridos, já que figuram entre os inscritos nomes de peso da elite mundial. Terá alto nível técnico certamente e Florianópolis também contribui por ser uma das principais capitais do esporte?, diz Adriano Costa Lima.

 

Agora é a vez da praia Mole voltar a receber os principais concorrentes das 15 vagas do WQS, os candidatos a futuros astros do ASP Dream Tour, que estarão disputando os 2.500 pontos do Maresia Surf International em Floripa.

 

A presença de surfistas estrangeiros será maciça, pois na semana seguinte tem outra etapa, também com nível 6 estrelas, como a da praia Mole. De Santa Catarina, todos partem direto para a Região dos Lagos do Rio de Janeiro, para a estréia do Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro, na praia de Itaúna, de 14 a 19 de julho, em Saquarema.

 

A ASP South America, escritório regional da ASP na América do Sul, ainda promove três etapas 6 estrelas na ?perna brasileira de fim-de-ano?, para os brasileiros disputarem pontos importantes em casa na reta final da temporada.

 

Esta série será inaugurada pelo Local Motion Guarujá Surf Pro, na praia do Tombo, Guarujá, entre 29 de setembro e 4 de outubro, no balneário paulista.

 

Na semana seguinte, o Oakley apresenta Rio Surf Pro International com suas etapas masculina e feminina na praia do Arpoador, entre 5 e 11 de outubro, no Rio de Janeiro.

 

E de 13 a 18, a ?perna brasileira? novamente será encerrada no tradicional Onbongo Pro Surfing na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), onde será decidido o campeão sul-americano profissional do ASP South America Surf Series 2009.

 

Galeria dos campeões do WQS da Maresia

 

2008 ? Jano Belo (PB) ? Maresia Surf International na praia Brava de Itajaí (SC)

2007 ? Adriano de Souza (SP) ? Maresia Surf International na praia Brava de Itajaí (SC)

2000 ? Trent Munro (AUS) ? Maresia Surf Floripa na praia Mole de Florianópolis (SC)

1999 ? Neco Padaratz (SC) ? Maresia Surf Floripa na praia Mole de Florianópolis (SC)

1999 ? Neco Padaratz (SC) ? Maresia Sprite Surf Ceará na praia do Futuro, Fortaleza (CE)

1998 ? Jake Paterson (AUS) ? Maresia Surf Floripa na praia Mole de Florianópolis (SC)

1998 ? Crhistiano Spirro (BA) ? Maresia Surf Festival na praia do Futuro, Fortaleza (CE)

1997 ? Armando Daltro (BA) ? Maresia Surf Festival na praia de Caucaia, Icaraí (CE)