Entrar para a elite do surf em 2010 é o sonho do surfista profissional Ronaldo Alves, conhecido como Xicão.
O atleta local de Pontal do Paraná, tem como objetivo em 2009 ser campeão do Circuito Paranaense de Surf Profissional e consequentimente garantir uma vaga no SuprSurf.
No entanto, no momento Xicão está sem patrocínio, o que dificulta seus objetivos.
?O nível técnico dos atletas do Paraná é muito bom, mas poderia ser melhor se as marcas de surfwear e os empresários investissem mais. O custo para participar dos circuitos são altos?, comenta Xicão.
Devido às condições financeiras, Xicão entrou para o mundo do surf depois de ganhar prancha, roupas e acessórios dos amigos.
?No ano passado para ajudar nas contas de casa trabalhei como ajudante de pedreiro. Mesmo assim continuei treinando com muita força de vontade. Venho surfando sete horas por dia, corro 25 minutos, faço série de alongamentos e abdominais?, conta Xicão.
O atleta leva no currículo o título do Circuito de Pontal do Paraná 2007, o quinto lugar no ranking paranaense e o 17º no Pro Júnior em Torres (RS).
Xicão conta atualmente com o apoio do shaper Matheus Camargo que cedeu uma prancha e da empresária Tânia Maceno que ajuda nas inscrições e no transporte do atleta.