Por Redação SupClub
No último sábado 12/10/2013, as cidades de Santos, Guarujá e Bertioga, no litoral de SP, foram palco do XI Desafio Onbongo de Canoas Havaianas, considerado o maior desafio de Canoas do Mundo. A disputa foi entre equipes remando em canoas OC6 (Canoa Havaiana de seis lugares), que reuniu seis atletas oficiais e outros 3 que revezaram durante todo o percurso, somando 9 atletas.
Ao todo, 75 Km compreendo a volta completa na Ilha de Santo Amaro, que abriga a cidade de Guarujá, com largada e chegada na Ponta da Praia em Santos. Parte do percurso da competição realizado em mar aberto e parte em rio.
Remadores de todo o Brasil marcaram presença, sendo a equipe de São Paulo, SAMU TEAM BRAZIL – Guarapiranga, a grande vencedora do evento. Os Paulistanos, além de levarem o título pra casa, ainda quebraram o recorde da prova com o tempo de 5 horas 52 minutos e 3 segundos, média de 15 minutos a menos do que do ano anterior. Os santistas da Tribo Q Pira/Poseidon ficaram em segundo lugar com o tempo de 6 horas e 6minutos. Na terceira colocação, Brucutus teve a marca de 6horas 25 minutos e 27 segundos.
O evento contou com a presença de Andrea Moller, atleta radicada no Havaí e campeã mundial de canoagem havaiana e recordista da Molokai Oahu, considerado o campeonato mundial das travessias de SUP.
Em paralelo ao evento, diversas atividades aconteceram na arena Onbongo para o público presente como sorteio de brindes, caricarutas e slackline.