King of the Groms

Yan Guimarães briga pela coroa

0

Yan Guimarães corre atrás da última vaga sul-americana no mundial sub-16. Foto: Luiz Machado.

A segunda etapa do Quiksilver King of the Groms Series agita o Rio de Janeiro neste final de semana (16 e 17/6), quando os melhores surfistas de até 16 anos de idade caem nas ondas da Barra da Tijuca, na disputa pelo lugar mais alto do pódio.

 

Os atletas estão na expectativa da competição, que garante ao campeão a última vaga sul-americana para a final mundial da categoria, que acontece em Capbreton, na França, entre os dias 31 de julho e 5 de agosto.

 

O surfista local de Saquarema (RJ) Yan Guimarães, 16, que representou o Brasil no mundial do ano passado, se mostra ansioso para carimbar novamente o passaporte para a França, em sua última participação no evento.

 

?Completei a idade limite, queria fechar com chave de ouro conquistando o primeiro lugar e a vaga?, comenta Yan.

 

Uma das novidades do evento será a participação do peruano Cristobal de Col, que vem ao Brasil na luta para conquistar a última vaga.

 

O King of Groms atrai cada vez mais surfistas, que através da competição adquirem experiência, convivem com surfistas profissionais e começam a trilhar sua carreira, que são os objetivos do evento.

 

Visando o futuro dos atletas, o ?rei? coroado na final do mundial, além do título, ganha oportunidade única de participar das triagens de dois eventos do WCT: o Quiksilver Pro França 2007 e o Quiksilver Pro Gold Coast 2008.

 

Além disso, o ?Rei dos Groms? garante participação na expression session de cada um destes eventos, além de passagens para ele e um acompanhante.

 

O capixaba Kristian Kimerson já assegurou seu passaporte para a França, ao vencer a primeira etapa do evento, que aconteceu em Florianópolis (SC). A conquista da vaga inclui passagem aérea, hospedagem e alimentação durante os dias da grande final.

 

Em 2005, o vencedor do Mundial Quiksilver ?King of the Groms? na França foi o paulista Wiggolly Dantas. Já em 2006, quem ficou com o título foi o australiano Dean Bowen, vencendo na final o brasileiro-havaiano Kiron Jabour. O vencedor da seletiva sul-americana Luel Felipe, finalizou na quinta colocação.

 

##

 

Cartaz do Quiksilver King of the Groms Series. Foto: Reprodução.

Formato Skins


Comum nos Estados Unidos e Austrália, esse formato traz para estas seletivas um formato mais dinâmico e competitivo. O evento acontecerá em duas fases, uma no sábado e outra no domingo.

 

No caso de fechar com 64 inscritos, o formato será com 16 baterias com quatro competidores cada por round. Assim, todos terão no mínimo duas chances ? uma em cada round – de faturar o caneco do evento.

 

Os vencedores de cada bateria voltam pra água nas baterias subseqüentes, a partir da terceira bateria, elas serão formadas por cinco atletas. A cada vitória o competidor ganha R$ 100 e a chance de voltar pra água ainda na mesma fase, todos com chances iguais de vencerem nove baterias nos dois rounds de disputa.

 

No final dos dois dias, o atleta que tiver vencido mais baterias será declarado campeão. No caso de empate, os atletas voltam para água, decidindo em uma bateria especial quem vai à França. Para efeito de desempate, nas demais colocações serão distribuídos pontos por colocações nas baterias: 1º = 100 pts; 2º = 50 pts; 3º = 30 pts; 4º = 20 pts; e 5º = 10 pts.

 

As baterias terão 15 ou 20 minutos de duração e o surfista terá o direito a surfar dez ondas, mas apenas uma onda somará. O competidor deve escolher a sua onda levantando as duas mãos sobre a cabeça. Após a onda escolhida ele deve imediatamente sair da água.

 

Ele tem no máximo 10 segundos para decidir se escolhe a onda. Se o surfista surfar outra onda e/ou remar de volta para o fundo, após ter escolhido uma onda será automaticamente desclassificado.

 

No caso de nenhum surfista escolher uma onda na bateria, o surfista que tiver a maior nota na última onda avança. No caso dos quatro levantarem a mão antes do término do tempo, a bateria estará automaticamente encerrada. Assim, o competidor deverá sempre estar atento para um adiantamento do cronograma.

 

Mais informações no site internacional do King of the Groms.

 

O Quiksilver King of Groms tem o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Confederarão Brasileira de Surf e da Federação de Surf do Rio de Janeiro.