Yuri garantido nas quartas

0

Yuri Sodré comemora a classificação em Sunset Beach. Foto: Marcelo Dada.
Depois de uma semana de espera pelas ondas, o O?Neill World Cup of Surfing recomeçou na última segunda-feira em séries enormes que chegaram aos 5 metros em Sunset Beach, North Shore de Oahu.

 

No entanto, as grandes ondas estavam com formação ruim e os organizadores paralisaram a competição depois das oitavas-de-final. Com isso, a decisão da última etapa do WQS 2005 acontece nesta terça-feira.

 

O carioca Yuri Sodré venceu mais uma bateria e colocou o Brasil nas quartas-de-final da segunda prova da Tríplice Coroa Havaiana.

 

Local Pancho Sullivan é um dos favoritos ao título da Tríplice Coroa Havaiana. Foto: © Karen / Tostee.com.

Os donos-da-casa outra vez se destacaram, com Nathan Carroll e Pancho Sullivan conseguindo as maiores pontuações.

 

No entanto, Sodré foi o terceiro melhor do dia com uma nota 8,5 que recebeu numa direita assustadora.

 

Na disputa pelas últimas vagas na lista dos 15 surfistas que o WQS classifica para o WCT 2006, três dos cinco atletas que tinham chances matemáticas de tirar o paranaense Jihad Khodr do grupo avançaram para o último dia.

 

A tarefa não será fácil para os australianos. Quem está próximo de conseguir a vaga de Jihad é Jarrad Howse, que passou junto com Jay Thompson contra os já garantidos no WCT, Richard Lovett e Shaun Cansdell.

 

Howse terá agora uma parada duríssima contra três havaianos na primeira quartas-de-final, os últimos campeões da Tríplice Coroa, Andy Irons e Sunny Garcia, bem como o líder deste ano Pancho Sullivan.

 

Para superar os 8.849 pontos do brasileiro, Howse precisa terminar pelo menos em terceiro lugar na semifinal para antigir 8.881 pontos.

 

Os outros dois tem uma missão ainda mais ingrata para alcançar a lista dos 15 que o WQS indica para completar a elite do WCT. Beau Mitchell precisa de um vice-campeonato e Jay Thompson tem que vencer a prova.

 

Ambos disputam a segunda quartas-de-final contra dois surfistas que não almejam mais nada no ranking do WQS. Luke Stedman já confirmou sua vaga para o WCT 2006 e Jake Paterson está entre os Top 16 do ranking principal.

 

Pancho Sullivan deu mais uma prova que é um dos favoritos ao título da Tríplice Coroa com os 15,34 pontos registrados em sua vitória na primeira bateria da segunda-feira.

 

Essa marca só foi superada no penúltimo confronto do dia pelo também havaiano, Nathan Carroll, que recebeu a maior nota ? 8,83 ? e somou 15,50 pontos.

 

O carioca Yuri Sodré tinha acabado de igualar o 8,5 que o australiano Jake Paterson tirou para derrotar o tricampeão mundial Andy Irons com a melhor onda do dia. Nesse confronto, caiu um dos concorrentes de Jihad Khodr, o norte-americano Gabe Kling.

 

##

 

Tricampeão mundial Andy Irons despenca em uma morra. Foto: © Karen / Tostee.com.
O segundo foi eliminado na disputa seguinte pelo californiano Pat O?Connell e o australiano Kieren Perrow. 

 

Troy Brooks ganhava a posição do paranaense se passasse essa bateria, apesar de no momento garantir sua permanência na elite pelo WCT.

 

Já Yuri Sodré confirmou seu nome no WCT em Haleiwa. Na última segunda-feira ele conquistou sua segunda vitória em Sunset Beach de forma dramática.

 

O carioca só pegou sua primeira onda depois de 20 minutos do início da bateria, dominada pelos

Aussie Mick Fanning também  avança para quartas-de-final. Foto: © Karen / Tostee.com.

australianos Phillip MacDonald e Bede Durbidge.

 

O carioca falhou em sua segunda tentativa, mas na terceira achou uma direita enorme abrindo e não desperdiçou sua última chance de classificação.

 

Restavam menos de quatro minutos quando ele completou a onda e foi anunciada a nota 8,5 que lhe garantiu a vitória.

 

Durbidge avançou em segundo e o vice-campeão da Tríplice Coroa em 2004, Phillip MacDonald foi eliminado junto com o havaiano Kainoa McGee.

 

O brasileiro passou a dividir o primeiro lugar na lista dos recordes de maior nota do dia e seus 14,50 pontos ficaram atrás apenas dos 15,34 que o havaiano Pancho Sullivan somou no primeiro confronto da segunda-feira.

 

Mas, as duas marcas foram superadas por Nathan Carroll na bateria seguinte a do carioca Yuri Sodré. O jovem havaiano conseguiu 8,83 pontos numa onda incrível e totalizou 15,50 pontos.

 

Na lista dos dezesseis melhores surfistas da O?Neill World Cup of Surfing 2005 estão nove australianos, quatro havaianos, dois norte-americanos e o brasileiro Yuri Sodré, escalado na terceira bateria das quartas contra os aussies Mick Fanning e Trent Munro, bem como o norte-americano Pat O?Connell.

 

Para obter mais informações, visite o site Aspworldtour.com .

 

Quartas-de-final

1 Pancho Sullivan (Haw), Jarrad Howse (Aus), Sunny Garcia (Haw) e Andy Irons (Haw)
2 Jay Thompson (Aus), Luke Stedman (Aus), Jake Paterson (Aus) e Beau Mitchell (Aus) 3 Pat O’Connell (EUA), Trent Munro (Aus), Yuri Sodré (Bra) e Mick Fanning (Aus)
4 Nathan Carroll (Haw), Kieren Perrow (Aus), Tim Reyes (EUA) e Bede Durbidge (Aus) 

Clique aqui para ver o vídeo do primeiro dia do O’Neill Pro 2005

 

Clique aqui para ver o vídeo do segundo dia do O’Neill Pro 2005

 

Clique aqui para ver o vídeo do terceiro dia do O’Neill Pro 2005

Clique aqui para ver a galeria de fotos do O’Neill Pro 2005