SP Contest

Zona Oeste define equipe

0

Devido às mudanças de datas nas últimas seletivas, Pedro Regatieri não pode correr o SP Trials. Foto: Munir El Hage.

A quinta e última seletiva do Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09 acontece neste final de semana (24 e 25/10) em Juqueí, São Sebastião (SP).

 

Desta vez, surfistas da Zona Oeste duelam nas direitas da praia de Juqueí, no litoral Norte paulista.

 

Os oito melhores da categoria Open, mais os quatro da Longboard e da Master formam a equipe da Zona Oeste que disputa os títulos da temporada no Confronto Final, ao lado das demais regiões.

 

Mas a competição não foca somente na formação da equipe. A divisão de acesso chega à sua reta final e, de Juquehy, são conhecidos os campeões do SP Trials Open e Longboard.

 

Iniciada em 2005, a divisão de acesso tem por objetivo dar uma chance a mais para os surfistas da Grande São Paulo.

 

“Esta competição movimenta todos da metrópole em todas as etapas do SP Contest e para aqueles que não conseguiram sua vaga para o Confronto Final, continuam com chances de participar, desde que estejam bem colocados no ranking”, explica Dadá Nascimento, diretor de provas e idealizador do Circuito.

 

Devido às mudanças de datas nas últimas seletivas (ZO e ABC), os surfistas da Zona Oeste terão que ficar de fora do Trials, isto é, segundo as regras da competição, só pode participar da disputa moradores de outras regiões (Sul, Leste, Norte e ABC) menos da seletiva.

 

Bicampeão Open da Grande São Paulo (05 e 06), Pedro Regatieri é um deles. Líder do ranking do SP Trials Open, o representante da ZO terá que assistir de fora um novo líder surgir. “Infelizmente não estarei na disputa pelo título do Trials”, lamenta.

 

Com dois resultados importantes na divisão de acesso deste ano (campeão na seletiva ZN, no Canto do Baguary; e vice-campeão na seletiva ABC, no Canto do Maluf), Regatieri quer mesmo comemorar de outro jeito. “Vou tentar ganhar a Open ZO em Juquehy. São oito anos de circuito e ainda não fui campeão na minha seletiva”, reconhece o surfista.

 

No ranking, Pedro soma 2861 pontos, seguido por Eduardo Maia (ZN), com 2629, e Pedro Oliveira (ZS), com 2385. Os dois são os únicos que disputam o título.
 
Alexandre Miranda, da Zona Oeste, é o quarto colocado do ranking Open do Trials, com 2241 pontos, e também terá que ficar de fora das disputas. Ele, que no ano passado comemorou o título, não pode defender o caneco em Juquehy.

 

Vice-campeão do SP Trials Long em 2008, Miranda é o atual líder do ranking, mas confessa que seu desejo é levar para casa o caneco da Zona Oeste. Sem vencer sua seletiva, o morador do Jardim Paulista tenta a sorte nas três categorias: Open, Longboard e Master. Vale lembrar que ele é o dono de uma nota 10, registrada no ano passado no Canto do Baguary, em Ubatuba.
 
Mas Miranda não é o único que fica de fora da briga pelo título do SP Trials Long. Coincidentemente, os três primeiros colocados são da Zona Oeste. O líder soma 2800 pontos, Marcelo Lima é o segundo com 2726, seguido de Marcelo Melo com 2385.

 

Melhor para o atual campeão Glebson Siqueira, de Santo André (ABC), que está na quarta colocação com 2187, empatado com Jonathan Paiva, da Zona Leste. Os dois fazem uma disputa particular.
 
A Zona Sul foi a primeira a formar o seu time na praia de Maresias, em São Sebastião, nos dias 25 e 26 de abril. No mês seguinte, 23 e 24 de maio, a Zona Norte definiu a equipe na praia Grande, em Ubatuba. A turma da Zona Leste esteve em Mongaguá nos dias 27 e 28 de junho. Surfistas do Grande ABC desceram a serra nos dias 12 e 13 de setembro para definir a equipe na praia de Pitangueiras, Guarujá.
 
As equipes de cada região mais os classificados pelo SP Trials disputam os títulos do ano no Confronto Final previsto para os dias 5 e 6 de dezembro, em Ubatuba, incluindo as categorias Feminino e Júnior. A praia será decidida de acordo com as melhores condições do mar. A grande final pode acontecer em Itamambuca, Canto do Baguary, Vermelha do Norte, do Centro ou Toninhas.
 
A etapa é transmitida ao vivo pelo site da Local Motion.

 

Para obter mais informações sobre o evento, envie mensagem para (0xx11) 9527-7280 ou envie mensagem para [email protected].

 

O Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09 conta com o patrocínio da Tent Beach e da Local Motion. Apoio: BHS, Glasser Future Surfboards, Surf Team, Granolas Cróqui, Própainel, Gardel, Deputado Federal William Woo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf. Para esta etapa o evento tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião e da Associação de Surf de São Sebastião.